Olá, minha mãe já teve depressão algumas vezes e na depressão mais forte dela, em um dia ela estava

16 respostas
Olá, minha mãe já teve depressão algumas vezes e na depressão mais forte dela, em um dia ela estava totalmente saudável, aparentemente, e no dia seguinte ela começou a não conseguir falar nada, nem sequer piscava os olhos, ficava totalmente parada, outra pessoa tinha que ajudá-la a comer, tomar banho, se vestir... O que ocorre com a mente nesse tipo de estado depressivo? Todos que tem depressão estão correndo o risco de ficar assim?
Olá, como vai? A esmagadora maioria das pessoas que apresentam quadros de depressão não apresentará o tipo de abatimento que você disse que foi o da sua mãe em sua depressão mais forte. Deve ser visto como uma deficiência da psiquiatria de hoje não distinguir com maior clareza entre depressões que, a bem da verdade, a maior parte das pessoas pode apresentar, e o quadro de profunda melancolia e estupor que pareceu caracterizar o que vivenciou sua mãe. Com relação àquilo que se passa com a mente em estados assim, eis algumas coisas que podem ser ditas: primeiro, quadros assim, gravíssimos, apresentam ciclicidade se não forem tratados com medicamentos, e, muitas vezes, mesmo quando esse é o caso; segundo, o tipo de relação com o mundo mantido pela pessoa em tais estados pode assumir gradualmente o caráter de uma espécie de delírio de culpabilidade, o que costuma ocorrer, mais uma vez, em situações em que não tem lugar tratamento medicamentoso; terceiro, esse tratamento ele mesmo é extremamente delicado, já que a melhora pode deixar a pessoa a meio caminho entre a recuperação autêntica, onde há capacidade de ação, e o estado melancólico, caracterizado pela onipresença de ideias de morte e suicídio. Minha recomendação é a de um tratamento psiquiátrico robusto que abra mão de medicamentos que operem por inibição de recaptação de neurotransmissores. A aderência é essencial, bem como o acompanhamento, sobretudo em situações como a que você descreveu.

Olá! Primeiramente, é importante ressaltar que a depressão é uma condição mental complexa que afeta cada pessoa de forma diferente, com sintomas que podem variar em intensidade e duração. Na situação que você descreve, sua mãe parece ter experimentado um estado de grave apatia, no qual perdeu a capacidade de se comunicar e realizar atividades cotidianas.
Embora individualmente distintos, na depressão, os sintomas podem afetar o funcionamento do cérebro, influenciando a forma como as pessoas pensam, sentem e se comportam. A apatia extrema pode ser um resultado de um estado depressivo grave e pode ser acompanhada de uma série de sintomas físicos, tais como fadiga, perda de apetite e insônia.
No entanto, é importante lembrar que a depressão é uma condição tratável e que existem diversas opções de tratamento, que incluem psicoterapia e medicamentos. Nem todas as pessoas com depressão correm o risco de experimentar esse tipo de apatia extrema, e é fundamental que o tratamento seja individualizado e adaptado às necessidades específicas de cada paciente.
Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas e lembre-se de que nunca é tarde para buscar ajuda profissional em casos de depressão.
Olá!
Existem vários quadros dentro da depressão, afetando as pessoas de formas muito diferentes e em muitas intensidades.. antes de qualquer coisa é importante afastar as possibilidades físicas, portanto recomendo buscar um neurologista ou psiquiatra, para uma avaliação mais aprofundada..

Após o afastamento destas possibilidades, seria importante um acompanhamento psicológico
Olá! Em primeiro lugar, sinto muito pelo que você e a sua mãe estão passando. Passar por tudo isso é realmente assustador.
Se a sua mãe estava “aparentemente saudável” e apresentou tais sintomas como apatia extrema, mutismo, e não conseguia piscar os olhos, acredito que a conduta mais assertiva seja procurar um médico, ir ao pronto socorro e descartar episódios neurológicos.
Caso os médicos não encontrem evidências que justifiquem tais sintomas, podemos considerar uma gama de diagnósticos, dentre eles a depressão catatônica. Ela é mais comum em crises de Transtorno Bipolar e as pessoas que tem esse diagnóstico, geralmente apresentam alto risco de suicídio. A internação é necessária nesses casos, o tratamento é com medicamentos e, caso estes não façam efeito, o médico poderá considerar o tratamento com eletroconvulsoterapia. Após o quadro ser estabilizado, é importante que a sua mãe faça terapia para tratar a depressão.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Espero que a sua mãe esteja melhor.
Abraço

Isabel Rossetti Silveira Psicóloga clínica.
Sua mãe está apresentando uma reação catatônica, em função da depressão e, provavelmente como reação às medicações ingeridas. É preciso urgentemente levá-la a atendimento médico, pois pode haver graves reações do organismo, como desidratação ,desnutrição, e outras complicações. E quando tudo isso se normalizar, que ela faça, além do tratamento medicamentoso, PSICOTERAPIA, com psicólogo.
Olá. Depressão profunda pode desencadear um quadro de catatonia.
A catatonia depressiva é uma síndrome clínica caracterizada por anormalidades comportamentais impressionantes que podem incluir imobilidade ou excitação motora, negativismo profundo ou ecolalia (imitação da fala) ou ecopraxia (imitação de movimentos). Nesses casos o tratamento mais eficaz tem sido o ECT (ELETROCONVULSOTERAPIA) que são pequenas correntes elétricas no cérebro, de forma cuidadosamente controlada (diferente do que se tinha antigamente), onde ajuda na regulação dos neurotransmissores, pois nesse caso mais agudo as medicações costumam não fazer o efeito terapêutico esperado, por isso, o ECT é o que se tem de mais eficaz nesses casos mais graves.

Espero ter ajudar.
Abraço

Olá! A depressão pode desencadear outros quadros em comorbidade. Por isso, uma avaliação multidisciplinar torna-se necessário. Há possibilidade de ter outro diagnóstico, em comorbidade com a depressão. Procure um psicólogo ou psiquiatra para ajudar.
Boa tarde
Sugiro que procure um psiquiatra e solicite exame de ressonância magnética. Além de ser uma Depressão refratária, “vai e volta”, é importante verificar se não está entrando em demência. (Todos nós podemos entrar em demência precoce ou pela idade, entre outros). Só o exame poderá ajudar o psiquiatra a médica-lá adequadamente, independente do resultado, Não resta dúvida sobre a necessidade de psicoterapia para ajudá-la a identificar os pensamentos negativos que geram tais sentimentos e comportamentos
Olá! a depressão afeta de diversas formas, maneiras e intensidades, não há como prever de fato um sintoma ou reação. Pelo seu discurso entendo que as mudanças de comportamento da sua mãe são extremas e rápidas, indico procurar primeiramente uma ajuda médica, para uma investigação mais profunda sobre essa mudanças e sintomas. Indico também buscar um profissional psicólogo para iniciar um processo psicoterápico, será importante ela elaborar o que está acontecendo. Se cuide!
Boa tarde, espero que você e a sua mãe estejam bem.

A depressão pode se manifestar de diversas formas, principalmente dependendo muito de cada ser humano.

Pelo que eu entendi do seu relato, me desculpe se eu entendi errado, em muitos momentos você achava que estava tudo bem com ela. Mas, depois você notava alguns comportamentos que fazia você entender que não estava. E você não sabia até que ponto ela poderia estar manifestando a depressão ou não.

Por isso, a importância da realização dos tratamentos de forma multiprofissional como psicólogo, psiquiatra, neurologista, entre outras especialidades (depende de cada caso). Pois, em muitos momentos podemos entender que o outro está "bem" e será que de fato ele está mesmo? Tem muitas questões que precisam ser investigadas para isso. Principalmente se há de fato uma depressão acontecendo.

A sua mãe está fazendo tratamento psicológico e psiquiátrico?
Se ainda não estiver fazendo eu recomendo com que ela inicie para que seja possível entender melhor sobre essas mudanças que você trouxe em questão.

E se ela já está em tratamento, recomendo trazer esses pontos para os profissionais que estão a assistindo.
Assim como, é importante com que você realize o acompanhamento psicológico para cuidar também da sua saúde mental.
Espero ter ajudado em algo, me coloco à disposição.
Aconteceu alguma coisa que possa estar relacionada a esta mudança brusca que se passou com sua mãe?
Ela toma medicamentos? Se os toma , tem sido reavaliados?
Cada caso de depressão é um caso. Sua mãe pode ter uma enfermidade endógena . Ou pode ser um estado histérico catatonico.
Seria preciso avaliar a psicodinamica de sua vida mental .
Em geral a depressão é um estado mental . "Me sinto deprimida", que é muito diferente do que voce está descrevendo.
Me parece que sua mãe entrou num estado mental de torpor defensivo.
Como sua vida fica em perigo precisa de acompanhamento medico . Mas Psicanalise pode lhe fazer bem
Olá, a depressão pode causar reações como a que a tua mãe teve, mas não necessariamente todas as pessoas que tem depressão passam por isso.
Pode ser que a tua mãe esteja com depressão grave, por isso, os sintomas estão tão intensos. Quanto ao que está acontecendo na mente dela, eu acho muito importante investigar com algum médico (clinico geral, neurologista, psiquiatra) e realizar exames para descartar outras doenças que podem estar agravando ou relacionadas ao quadro.
Depressão tem tratamento, aconselha-se atendimento psicológico e psiquiátrico concomitante, assim como, a depender da situação, até mesmo terapia ocupacional ou acompanhamento terapêutico.
Espero ter lhe ajudado e estimo melhoras pra tua mãe, a depressão pode ser realmente debilitante. Busque auxílio profissional o quanto antes.
Boa tarde!
Espero que a sua mãe tenha melhorado.
Algumas perguntas importantes são sobre idade dela, e condição geral de saúde (corpo), contexto (eventos ambientais que podem ter interferido no estado - mudança, luto, separação, problema financeiro). Está investigação já traz direções.
Por exemplo: alguns casos são tratados sob uma perspectiva comportamental e psicológico, e podem também ter influencia de aspectos biológicos. Tem se estudado sobre os efeitos da menopausa com a depressão, e desta menopausa por vezes ser precoce.
Merece uma análise mais ampla e que considere o sujeito como um todo e suas relações.
Sugiro apoio médico e psicológico.
Olá. Sua mãe está tendo acompanhamento psicológico. É aconselhável que ela possa ter esse auxílio, para que se possa investigar os fatores desencadeadores dessa situação.
Olá! Espero que esteja bem!
Em alguns casos os sintomas dos transtornos depressivos podem ser muito incapacitantes, a ponto da paciente precisar sim de ajuda de terceiros para comportamentos básicas como os que você citou. É muito importante levá-la ao médico psiquiatra para uma analise completa do caso e possessíveis encaminhamentos para outros profissionais.
No caso da psicoterapia, é importante ela iniciar o quanto antes, caso ainda não esteja fazendo. A Terapia Cognitivo Comportamental - TCC, atualmente é uma das que tem mais evidências científicas para os transtornos depressivos.
O estado que você descreve parece ser um exemplo de catatonia, que é uma apresentação menos comum, mas ainda possível, de transtornos mentais graves, incluindo a depressão severa. A catatonia é caracterizada por uma série de sintomas motores e comportamentais anormais. Os indivíduos podem experimentar uma imobilidade extrema, como ficar completamente parados por longos períodos, ou exibir movimentos repetitivos e sem propósito. Outras características podem incluir mutismo (incapacidade de falar), negativismo (resistência passiva a instruções ou estímulos), e rigidez.

O que ocorre com a mente em estados catatônicos de depressão?
Quando alguém entra em um estado catatônico, é provável que haja um desequilíbrio significativo nos neurotransmissores do cérebro, como dopamina e glutamato, que são essenciais para regular o movimento e a resposta comportamental. Há também uma disfunção na forma como essas substâncias químicas interagem com as regiões cerebrais responsáveis pelo processamento emocional e comportamental.

Esses estados são raros e geralmente ocorrem em contextos de transtornos mentais severos e mal gerenciados, onde a depressão alcança níveis extremos de intensidade e impacto funcional. Não é comum que todos os indivíduos com depressão experimentem catatonia, mas é uma possibilidade em casos muito graves.

Estão todos os indivíduos com depressão em risco de catatonia?
Não, a maioria das pessoas com depressão não chegará a um estado de catatonia. Esse é um fenômeno relativamente raro e geralmente associado a casos de depressão severa, transtornos afetivos graves ou outros transtornos psiquiátricos. A identificação precoce e o tratamento adequado da depressão são cruciais para evitar complicações graves, como a catatonia.

Como lidar e o que fazer?
Tratamento médico imediato: Se houver sinais de catatonia ou qualquer outro comportamento severamente anormal, é crucial buscar atendimento médico especializado imediatamente. Tratamentos para a catatonia podem incluir medicações específicas (como benzodiazepínicos ou drogas antipsicóticas), e em casos severos, terapias como eletroconvulsoterapia (ECT).

Suporte contínuo: Além do tratamento médico, o apoio emocional e prático à pessoa afetada é vital. Isso pode incluir ajudar com atividades diárias, oferecer companhia e compreensão, e monitorar a eficácia e os efeitos colaterais dos tratamentos.

Educação e conscientização: Compreender a doença e suas possíveis complicações pode ajudar cuidadores e familiares a responder melhor às necessidades da pessoa afetada.

A depressão é uma condição complexa e multifacetada que varia significativamente entre indivíduos. O importante é garantir que aqueles que sofrem de depressão recebam o apoio e o tratamento necessários para evitar que a condição piore a ponto de levar a estados extremos como a catatonia.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!