Olá, minha mãe está com câncer de pâncreas e a marcador tumoral dela vinha diminuindo progressivamen

2 respostas
Olá, minha mãe está com câncer de pâncreas e a marcador tumoral dela vinha diminuindo progressivamente após cada ciclo de químioterapia, foi de 1700, para 400, para 200 mas agora voltou a subir e foi para 900. É normal ter essa subida? Significa que os quimioterápicos pararam de fazer efeito?
Boa tarde!
O marcador tumoral auxilia o Oncologista na condução do tratamento. No entanto, de todos os critérios que utilizamos para saber se a Quimioterapia está fazendo efeito ou não, ele é o menos importante.
Dessa forma, precisamos avaliar todo o contexto: onde há doença, se sua mãe tem sintomas e se eles estão bem controlados com o tratamento ou se vem piorando, como estão os exames de imagem (se os nódulos estão crescendo ou estáveis) entre outros.
Dificilmente utilizamos apenas o marcador tumoral para dizer que a Quimioterapia não está funcionando e trocar o esquema - sempre levamos em consideração estes outros dados.
Sugiro que você converse com o Oncologista que acompanha sua mãe - como ele conhece todo o caso, poderá esclarecer melhor suas dúvidas.
Um abraço!

Olá. Aparentemente a doença inicialmente respondeu ao tratamento, mas agora está progredindo apesar dele. Contudo, a progressão deve ser confirmada com examesde imagem (tomografias, ressonâncias, ou pet-ct...). A decisão sobre mudança de tratamento ou não depende destes exames e do benefício clínico que sua mãe vêm apresentando, e não do marcador isolado. Converse com o oncologista do caso. Abraços.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!