Olá, minha mãe está com câncer de pâncreas e a marcador tumoral dela vinha diminuindo progressivamen

2 respostas
Olá, minha mãe está com câncer de pâncreas e a marcador tumoral dela vinha diminuindo progressivamente após cada ciclo de químioterapia, foi de 1700, para 400, para 200 mas agora voltou a subir e foi para 900. É normal ter essa subida? Significa que os quimioterápicos pararam de fazer efeito?
Boa tarde!
O marcador tumoral auxilia o Oncologista na condução do tratamento. No entanto, de todos os critérios que utilizamos para saber se a Quimioterapia está fazendo efeito ou não, ele é o menos importante.
Dessa forma, precisamos avaliar todo o contexto: onde há doença, se sua mãe tem sintomas e se eles estão bem controlados com o tratamento ou se vem piorando, como estão os exames de imagem (se os nódulos estão crescendo ou estáveis) entre outros.
Dificilmente utilizamos apenas o marcador tumoral para dizer que a Quimioterapia não está funcionando e trocar o esquema - sempre levamos em consideração estes outros dados.
Sugiro que você converse com o Oncologista que acompanha sua mãe - como ele conhece todo o caso, poderá esclarecer melhor suas dúvidas.
Um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Aparentemente a doença inicialmente respondeu ao tratamento, mas agora está progredindo apesar dele. Contudo, a progressão deve ser confirmada com examesde imagem (tomografias, ressonâncias, ou pet-ct...). A decisão sobre mudança de tratamento ou não depende destes exames e do benefício clínico que sua mãe vêm apresentando, e não do marcador isolado. Converse com o oncologista do caso. Abraços.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.