Olá, minha mãe é diabética há 19 anos e ela sente muitas dores nos ossos do corpo todo, ardência
3
respostas
Olá, minha mãe é diabética há 19 anos e ela sente muitas dores nos ossos do corpo todo, ardência nos pés, dormência nos braços. Essas dores, ardência e dormência são causadas pela diabetes? Ou pode ser outra doença?
É necessário um diagnóstico acurado. O mais provável é que seja uma complicação do diabetes sim, principalmente se os sintomas são iguais dos dois lados do corpo. Se houver assimetrias, deve-se considerar outras causas de doenças neurológicas como a Hanseníase, que é uma doença muito comum ainda no nosso país. Por vezes, alguns diabéticos podem ter inclusive as duas doenças sobrepostas. É necessário palpar os nervos e examinar vários seguimentos do corpo para confirmar esta suspeita. Procure um médico de família ou um dermatologista para com experiência em Hanseníase (geralmente no SUS) para avaliar esta possibilidade. Att.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, o formigamento e a dormência podem estar relacionados ao diabetes, principalmente se ele ficou descontrolado nesse tempo, mas é necessário uma avaliação neurológica mais precisa antes de afirmar o motivo dos sintomas. Os sintomas de dores no corpo normalmente não estão relacionados ao diabetes em si, mas podem estar relacionados com medicamentos que normalmente os diabetes fazem uso, como as estatinas.
São queixas que exigem um raciocínio mais amplo para ter um diagnóstico mais preciso.
Espero ter ajudado
São queixas que exigem um raciocínio mais amplo para ter um diagnóstico mais preciso.
Espero ter ajudado
Após anos de diabetes , é possível evoluir com complicações microvasvulares que afetam os nervos periféricos , principalmente se o diabetes estiver descontrolado . Essa neuropatia diabética pode se apresentar dessa forma : formigamento e dormência nas extremidades ( pés e mãos). Durante a avaliação , seu médico pode também descartar outros diagnósticos através de exame clínico neurológico detalhado e outros exames complementares . Sua mãe pode se beneficiar muito com o tratamento específico desses sintomas e também com controle adequado da glicose alta no sangue.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho 41 anos fiz exame de sangue glicose 81 glicada 6.1 médico passou forxiga e glifage xr500 tenho histórico famíliar de diabetes estou preocupada com minha glicada ela pode se reverter com uso desses medicamentos e alimentação saudável?
- O diabético pode tomar suco de uva roxa natural todos os dias?
- Tenho 75 anos, fiz um exame de glicemia e deu 128 , e a hemoglobina glicemia deu 5.7. Devo me preocupar e procurar um especialista para melhor avaliação?
- Se errar a contagem dos cliques do ozempic, faz efeito do mesmo jeito? Ex: em vez de 18 cliques, for 17.
- Bom dia! Meu esposo tem diabetes toma 2 comprimidos de Glifage 2 x ao dia e cuida na alimentação, mas está com 236. Ele pode tomar 3 comprimidos de Glifage ou deve procurar o médico para mudanças dos medicamentos?
- O que posso fazer para diminuir o índice glicemico de um bolo integral sem açúcar
- Mandioca (aipim) faz mal para diabetes? Pode tomar caldo dela?
- Se em jejum a glicemia der mais de 100 é diabetes?
- A minha glicose e a minha resistência à insulina estão altas. Mas a minha hemoglobina glicada está dentro da normalidade. Qual exame confiar para diagnosticar pré diabetes?
- Tenho diabetes tipo 2, minha hemoglobina glicada deu 8.8, consigo abaixar esse resultado só com alimentação?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1319 perguntas sobre Diabetes
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.