Olá, minha filha tem 4 anos e não sabe dialogar, ela sabe pedir e obedecer comandos, sabe quam são

5 respostas
Olá, minha filha tem 4 anos e não sabe dialogar, ela sabe pedir e obedecer comandos, sabe quam são os pais e avós e bem inteligente nas atividades escolares porem não sabe o nome dos colegas escola, sabe falar sobre a escola, o que isso poderia ser?
Sugiro avaliação multidisciplinar com fonoaudiólogo, psicólogo especialista em Neuropsicologia com experiência em ABA e um neuropsiquiatra infantil. Cada profissional irá contribuir para elaboração de um diagnóstico e definição de um tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. A partir da sua descrição existem algumas possibilidades de diagnóstico. Que variam desde questões emocionais à um transtorno dentro do espetro autista, passando por outras possibilidades.
O ideal é uma avaliação psicológica e talvez uma neurológica .
Assim será possível investigar melhor todas as questões e comportamentos bem como todo o desenvolvimento dela para se chegar a uma resposta segura. E assim iniciar um trabalho interventivo que possa auxilia-la.
São poucos dados para dizermos o que poderia ser e, por isso, penso que seria interessante fazer uma avaliação neuropsicológica, onde o neuropsicólogo fará uma checagem através de testes da linguagem, memória, atenção, enfim, das funções cognitivas, encaminhará para outros profissionais, se for o caso, para uma avaliação multidisciplinar e você poderá ter uma resposta mais adequada, com indicação de tratamento. Quaisquer dúvidas, estou à disposição.
Olá! Há crianças que demoram mais tempo para aprender algumas coisas e mais facilidade para outras.

Caso tenha deixe mais tranquilo, converse com o seu pediatra para que ele possa esclarecer melhor a situação é proceder os encaminhamentos.

Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
Algumas crianças tem uma personalidade mais fechada, não são de conversar muito ou de estabelecer grandes diálogos. Portanto, isso não ter que ser um problema. Portanto, é coerente observar essa dificuldade de aprendizagem dos nomes, se acontece essa "falha de memória" em outros ambientes ou aspectos da vida da criança. Caso a resposta seria afirmativa, seria importante levá-la para uma avaliação neuropsicológica para saber o que pode estar acontecendo de fato.

Especialistas

Mário Mesquita

Mário Mesquita

Infectologista pediátrico, Pediatra

São Paulo

Hugo Bessa

Hugo Bessa

Generalista

Mossoró

Daniela Helena Batacline

Daniela Helena Batacline

Psicólogo

Cabreúva

Veronica Tosta Coacci

Veronica Tosta Coacci

Psicólogo

Rio de Janeiro

Larissa Souza de Sá

Larissa Souza de Sá

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 30 perguntas sobre Transtornos globais do desenvolvimento infantil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.