Olá, minha filha tem 11 anos, é ativa, animada, porém desde pequena noto que tem dificuldades para m

21 respostas
Olá, minha filha tem 11 anos, é ativa, animada, porém desde pequena noto que tem dificuldades para manter o foco e ter disciplina. Sempre buscamos melhorar esta parte com diversas atividades. As notas na maioria das vezes são baixas, mesmo ensinando de diversas formas ela se recusa a aprender. Percebo que ela tem uma visão distorcida da realidade, é como se ela se sabotasse o tempo todo em todas as áreas. Se alguém pede para ela estudar ela faz de propósito de não estudar, e assim vai o dia todo. Converso com ela a respeito muitas vezes, na hora parece que ela compreende, porém continua repetindo o mesmo padrão. Ela não consegue perceber quando comete um erro. Ela mente o tempo todo para ela mesma. Sempre que precisa fazer algo ela enche de desculpas e se enrola e assim os dias vão passando e ela não consegue arrumar a própria cama. Fui chamada no colégio exatamente por essa questão da autosabotagem dela, estou muito preocupada porque converso muito com ela, tento colocar diversos pontos de vista para ela entender, porém funciona por um ou dois dias e logo ela volta para esse padrão.
Oii! Tudo bom?
Entendo sua preocupação, e é importante abordar essa questão com sensibilidade e compreensão. Talvez não haja nada de errado com sua filha, já que algumas dificuldades de foco e disciplina são comuns nessa idade. Seria útil procurar um psicólogo infantil para avaliar melhor a situação e entender se há algo mais profundo influenciando o comportamento dela. Estabelecer uma rotina consistente e celebrar as pequenas vitórias pode ajudar. Além disso, é essencial manter um diálogo aberto e amoroso, mostrando que você está ao lado dela para apoiá-la. Isso pode fazer uma grande diferença no desenvolvimento dela.

Olá! Pelo seu relato é algo que está ocorrendo há algum tempo e tem atrapalhado sua filha no cotidiano, diante disso, aconselho que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível, acolhimento e investigação, pois pode ter relação com diversas questões, inclusive insegurança. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Olá! Tudo bem?
Sugiro buscar um psicólogo infantil para te ajudar nessa investigação. Observe se ela pode estar se sentindo desmotivada, triste, ansiosa... Ou até com preguiça e outros interesses mesmo, também naturais dessa fase. É preciso identificar o que está acontecendo e, assim, tentar tirá-la dessa situação, e conscientizá-lo de que estudar é a ferramenta mais eficaz para realizar sonhos e ter um lugar especial em seu futuro. Espero ter te ajudado.
Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 130
Entendo sua preocupação. Dada a dificuldade dela em manter o foco, a autosabotagem e a falta de motivação, pode ser importante procurar a ajuda de um psicólogo infantil para investigar se há questões emocionais ou de aprendizagem subjacentes. Um especialista pode oferecer estratégias específicas e ajudar a entender o comportamento dela. Além disso, estabelecer uma rotina clara e consistente e desenvolver um sistema de recompensas pode ajudar a motivá-la. Continue conversando com ela de forma empática e tente criar um ambiente de apoio que a ajude a se sentir mais responsável e engajada.
Olá,
Sugiro procurar um(a) Neuropsicologo(a) - com amplo conhecimento - para investigar.
Abraços
Muito bom você estar se disponibilizando a compreender o que está se passando com a sua filha. Ela está refletindo o que lhe está sendo apresentado. Por exemplo, quando você diz que ela não faz a cama dela significa que ela está com esse espaço para não fazê-la, ou seja, é possível analisarmos as estratégias de educação que os pais estão utilizando e refletirmos se os caminhos escolhidos estão sendo efetivos para que ela realmente vá cada vez mais assumindo suas responsabilidades. Essa mesma ideia pode ser considerada em relação aos estudos e à disciplina de um modo geral. Fique à vontade para entrar em contato comigo para que eu te explique em mais detalhes.
Olá! Para iniciar, procure uma avaliação para descartar questões orgânicas que podem estar impactando nas atitudes dela, como frustração ao estudar gerando resistência aos estudos. Então uma avaliação psicométrica (uso de testes psicológicos) pode ser um bom início. Na sequência um plano de ação pode ser necessário, como apoio psicopedagógico, psicoterapia, etc.
Olá, boa noite.
Diante dos poucos dados necessários para se ter uma noção um pouco mais ampla do cenário, o que consigo perceber no seu relato e poder tentar te dar alguma "luz", é que sua filha ,segundo você ,já apresenta esse quadro de há muito tempo. Ressalto que sua idade de 11 anos acaba por contribuir para que seus comportamentos fiquem mais exacerbados, por se tratar de pré adolescente..
Diante do seu relato, e suas palavras repetidamente de "boicote", birras, etc, aconselho você a levá-la para uma conversa(avaliação)com um(a) psicólogo(a)infantil ou já que cuida de adolescente, e a partir daí, seguirem a conduta indicada pelo profissional.
Olá, entendo sua preocupação e quero que saiba que sua dedicação em ajudar sua filha é muito valiosa. A dificuldade que ela enfrenta em manter o foco, ser disciplinada e evitar a autosabotagem pode ser desafiadora tanto para ela quanto para você.
Esses comportamentos podem ser sinal de diversas questões, desde dificuldades comuns na infância até condições específicas como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Uma avaliação com um profissional de saúde mental pode ser um passo importante para entender melhor essas dificuldades e encontrar maneiras de apoiar sua filha de maneira eficaz.
No meu trabalho, vejo muitos casos semelhantes e acredito que cada criança é única, com suas próprias necessidades e potencialidades. Acredito que, com compreensão, paciência e o suporte certo, é possível ajudar sua filha a desenvolver habilidades que a beneficiarão ao longo da vida.
Se você precisar de mais orientações ou de uma avaliação profissional, estou à disposição para ajudar. Juntos, podemos encontrar a melhor maneira de apoiar sua filha e promover seu bem-estar.
A minha pergunta para você é, quem no seu sistema família também é ou era assim? Obviamente ela precisa de um acompanhamento psicológico voltado para.essa.fase.de transição entre a infância e a adolescência, esses sintomas na adolescência costumam ficar ainda mais evidentes. Porém como terapeuta família e consteladora, acredito que seja importante fazer uma constelação para verificar a origem da questão e liberar ela de comportamentos e atitudes que estão conectadas as histórias de outros familiares.
Entendo sua preocupação.
Porém, em se tratando de falta de foco e notas baixas, seria interessante uma Avaliação Neuropsicológica para sabermos se existe um TDAH.
Olá, espero que esteja bem.
Diante de seu relato à respeito de sua filha relacionado ao comportamento ela apresenta algumas características,que sugerem que ela pode ter TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, porém o ideal é a senhora procurar uma psicóloga ou neuropsicóloga que possa fazer o diagnóstico e que atenda crianças, ou seja, Psicologo infantil.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia criança - R$ 100
Sua preocupação é pertinente, seria muito importante leva-la a um especialista em psicologia clínica e escolar para uma avaliação. Muitos transtornos podem estar relacionados a esses sintomas e muitos deles tratados e com bons resultados.
Te convidamos para uma consulta: Avaliação psicológica
Olá, A preocupação é pertinente e imagino tua angustia. Quando uma criança de 11 anos apresenta dificuldades em desenvolver habilidades ou em aprender, é importante abordar a situação de forma compreensiva e abrangente. Do ponto de vista psicológico, várias questões podem estar influenciando esse quadro, e é essencial considerar tanto os fatores internos quanto os externos. Alguns pontos precisam ser considerados, questões emocionais devem ser investigadas por exemplo. Busque ajuda psicológica e orientação de pais e creio que vai saber lidar melhor com a situação.
Olá, é mais que importante que procure uma psicóloga de crianças e peça uma avaliação, talvez uma avaliação neuropsicológica. Esses comportamentos opositores e os que você chama de "sabotagem" são as estratégias disfuncionais que ela está encontrado para lidar com suas questões emocionais e com suas dificuldades cognitivas. Ela sofre com tudo isso e se expressa da forma como você descreve. Quanto antes você procurar ajuda profissional, melhor.
Olá,
Indico que você busque um psicanalista lacaniano para falar sobre a sua posição perante a sua filha, pois falando você encontrará uma saída propícia.
Olá! Entendo sua preocupação com o comportamento da sua filha. Considere procurar um psicólogo infantil ou um neuropsicólogo para avaliar sua filha. Dificuldades em manter o foco, disciplina e a presença de autosabotagem podem estar associadas a condições como TDAH. Mas é preciso a avaliação de um profissional qualificado. Se sentir necessidade, procure orientação de um profissional para acompanhá-la.
Olá mãe, sua filha precisa de uma avaliação psicológica, como citou um colega ela tem algumas características de TDAH, desatenção, inquietação, procrastinaçao. Pense na possibilidade de um psicólogo infantil com abordagem comportamental cognitiva. Espero ter ajudado, forte abraço.
Imagino como deve ser difícil para você ver sua filha com essas dificuldades e não conseguir ajudar. Mas, o importante é a sua presença, o seu afeto e o seu apoio sempre. Não é possível um diagnóstico preciso sem realizar uma avaliação, mas, me parece que ela apresenta traços de Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD). Uma criança com esse transtorno costuma não assumir seus erros ou responsabilidades, ficam irritadas com seus colegas ou família, frequentemente perdem a paciência, discutem com adultos ou pessoas em posição de autoridade (professores), desafiam abertamente e se recusam a obedecer às solicitações e regras dos adultos, entre outras coisas. A ligação com o TDAH é frequente (50% dos casos). Portanto, sugiro que procure a ajuda de um profissional da Psicologia. Abraço!
Bom dia!
Pelo seu relato, essas dificuldades que sua filha tem apresentado, precisa de ajuda profissional, que venha trabalhar as questões emocionais, mas antes seria interessante consultar com um Neurologista para checar se há algo além do emocional para ser tratado. Um especialista dirá qual será o diagnóstico e o melhor tratamento.
Entendo suas preocupações com sua filha, e é essencial abordar essas questões com cuidado e profundidade. Dificuldades como falta de foco, disciplina e comportamentos de autossabotagem podem estar ligadas a uma variedade de causas emocionais e comportamentais. Recomendo que uma avaliação psicológica seja realizada por um profissional que lhe inspire confiança.
Além disso, considerando as características que você mencionou, a abordagem da fenomenologia existencial poderia ser particularmente útil. Este método de psicoterapia foca em explorar as experiências vividas de forma profunda, ajudando sua filha a compreender o sentido dos comportamentos que você descreve como autossabotagem. Ao entender o significado subjacente desses comportamentos, ela pode desenvolver ferramentas eficazes para modificar aquilo que está prejudicando seu desenvolvimento e bem-estar. A fenomenologia existencial oferece um caminho para que ela explore essas questões em um ambiente seguro, facilitando uma compreensão mais profunda de si mesma e obtendo assim mais segurança pessoal.