Olá, minha filha de 6 anos, disse que escutou uma voz falando para ela pegar a faca e matar o irmão

8 respostas
Olá, minha filha de 6 anos, disse que escutou uma voz falando para ela pegar a faca e matar o irmão mais novo. Ela veio chorando me contar, e disse que não queria fazer isso. Estou em estado de choque.
Olá !
Em estudos foram apontados que "as vozes" podem ser causadas por estresse ou algum tipo de situação que esteja passando, por isso é muito importante que você converse com sua filha e a leve em um psicólogo para buscar orientação especializada e essa experiência não se tornar negativa !

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não é nada agradável uma criança de 6 anos passar por essa questão. Pode ser inúmeras causas. Entre elas. Estresse. Ansiedade. Aconselho uma conversa com sua filha. Neurologista e psicólogo.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 160
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Existem pesquisas indicando que as alucinações auditivas na infância são mais comuns do que se pode supor e que as reações dos familiares podem causar um grande impacto. Sua descrição indica que a situação foi muito desconfortável para sua filha e para você. Ambas ficaram abaladas com a situação. Muitas crianças sofrem em silêncio quando escutam vozes assustadoras ou entendem que não acreditam nelas. Pode ser um fenômeno transitório ou estender-se por alguns anos, mas penso que merece atenção imediata para não resultar em uma experiência ainda mais negativa. Minha sugestão é que procure um psicólogo, neuropsicólogo, pediatra ou psiquiatra. Assim, terá a orientação adequada de como conversar com sua filha e providenciar o tratamento necessário, se esse for o caso.
Antes de tudo, observar o que está acontecendo com sua filha: se está passando por algum momento de stress, ansiedade, conflito escolar, traumas de infância, distúrbios do sono, desequilíbrios metabólicos ou alguma outra situação que esteja passando.É importante além de conversar com a criança, buscar atendimento especializado , preferencialmente com um psicólogo ou neuropediatra para uma investigação mais amiúde, para que seja detectado quais motivos estão causando essas possíveis "alucinações auditivas" para não evoluir ou derivar em comportamentos perigosos.
Avaliar o que ela assiste ou joga é importante. Buscar ajuda profissional URGENTE.
Podemos pensar a princípio ser competição entre irmãos, uma competição clássica. Contudo oriento que busque a terapia para sua filha, assim a profissional irá investigar sobre estas "vozes", onde a criança pode estar apresentando angustia em ter que dividir o que gosta com o irmão mais novo ou pode ser um caso de agravamento da saúde mental de forma patológica. Por isso é importante a terapia.
Procure um psicologo o quanto antes, ele poderá te ajudar!
Tem que avaliar, tem muitas questões por trás desse comportamento,pode ser competição entre irmãos, uma forma de chamar atenção dos pais. Tem que buscar ajuda.

Especialistas

Karina Gabriel

Karina Gabriel

Psicopedagogo

Sorocaba

Selene Gomes Araújo

Selene Gomes Araújo

Psicopedagogo

Lauro de Freitas

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Psicanalista

Cristalina

Daniela Helena Batacline

Daniela Helena Batacline

Psicólogo

Cabreúva

Ana Rita Franco

Ana Rita Franco

Psicólogo

Cabreúva

Marina Oliveira

Marina Oliveira

Psicopedagogo, Terapeuta complementar

Ourinhos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 115 perguntas sobre Transtornos do comportamento infantil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.