Olà, minha bebê tem 3 meses e gosta de ser segurada no colo em pé. Acontece que em estica a cabeça e

1 respostas
Olà, minha bebê tem 3 meses e gosta de ser segurada no colo em pé. Acontece que em estica a cabeça e as costas para traz e as vezes joga a cabeça para frente, bruscamente. Fico desesperada tentando amparar a cabeça. Mas as vezes ela pega a gente desprevenido e joga a cabeça bruscamente até bater no meu peito ou de meu esposo (aquele que estiver segurando ela)
Morro de medo dos movimentos de cabeça, por causa da síndrome do bebê sacudido.
É possível que essas “jogadas de cabeça” causem lesões cerebrais?
Entendo a sua preocupação, e realmente a segurança do seu bebê é de extrema importância. Primeiramente, é normal que bebês nesta fase ainda não tenham total controle dos movimentos da cabeça e do pescoço. Isso acontece porque os músculos do pescoço ainda estão se desenvolvendo. Com o tempo, à medida que os músculos se fortalecem, seu bebê ganhará mais controle.

A Síndrome do Bebê Sacudido é uma condição muito séria, causada quando um bebê é sacudido com força. Ela se refere, geralmente, à ação repetitiva e violenta de sacudir, e não aos movimentos que um bebê pode fazer por conta própria.

No entanto, mesmo que o risco de lesão causado por esses movimentos autônomos da criança seja pequeno, é fundamental sempre apoiar a cabeça do bebê quando você o estiver segurando. Se a cabeça dela se mover bruscamente, principalmente para trás, pode haver tensão no pescoço. Mesmo que essa tensão não cause uma lesão imediatamente, é uma boa prática evitar que isso aconteça repetidamente.

Uma recomendação é sempre segurar sua filha de uma maneira que a cabeça dela esteja bem apoiada, especialmente quando ela estiver agitada ou você perceber que ela está prestes a fazer esses movimentos bruscos.

Se você ainda estiver preocupada ou notar qualquer comportamento incomum na sua filha, como letargia, irritabilidade excessiva, dificuldade em acordar, vômitos, ou convulsões, é essencial procurar atendimento médico imediatamente.

No entanto, para qualquer preocupação ou dúvida que tenha sobre o desenvolvimento e saúde da sua filha, recomendo sempre consultar um neuropediatra bem avaliado nesta plataforma. Uma teleconsulta, inclusive, pode ser uma opção prática e rápida para esclarecer suas dúvidas.

Cuide-se e lembre-se de que ser mãe ou pai vem com muitas preocupações, mas você está fazendo o melhor para o seu bebê.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.