Olá! Meu resultado da citologia deu ascus, hpv positivo do grupo B, meu útero é bem limpo, teste de

2 respostas
Olá! Meu resultado da citologia deu ascus, hpv positivo do grupo B, meu útero é bem limpo, teste de shiler negativo, sem achado de lesão, o que pode ser?

Também gostaria de saber se quem tem hpv de alto risco pode regredir para o de baixo risco?
Boa tarde.
ASCUS significa células atípicas de significado indeterminado. A sua origem é provavelmente benigna. É um achado muito comum, que pode significar infecção por HPV, outras infecções, alterações hormonais ou apenas um achado onde não se confirma nenhuma doença. Só necessita de acompanhamento, repetindo a Citologia (Papanicolaou) de 4 a 6 meses. Comumente tem resolução espontânea, ou mesmo, não mostra evolução.
Quanto a segunda pergunta, a resposta é sim. A regressão espontânea, relacionada à imunidade, é mais comum em lesões de baixo grau, mas pode também ocorrer em lesões de alto grau. Porém, como existe o risco maior de malignidade nas lesões de alto grau, normalmente está indicada sua retirada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.
O resultado de ASCUS (presença de atipias de celulas escamosas de significado indeterminado) obriga a repetição do Papanicolaou em 6 meses. Inicialmente, a colposcopia e a biópsia de colo uterino não são necessários. A intenção do seguimento e da repetição do Papanicolaou é descartar que seja uma lesão pelo HPV.
O exame para identificar o HPV, a captura híbrida, pode ser importante ajudando no diagnóstico e no seguimento desta alteração na colpocitologia oncótica.
O risco de doença maligna é muito baixo. Fique tranquila.
O HPV de alto risco é composto pelos subtipos 16, 18, 31, 35, 39, 45, 51, etc. O HPV de baixo risco é composto pelos subtipos 6, 11, 40, 42, 43 44, etc. Um subtipo viral de alto risco não irá se tornar um subtipo de baixo risco.
A maior parte das mulheres com HPV de alto risco ou grupo B permanecerão com um infecção latente e crônica e nunca terão uma lesão no colo uterino ou câncer.
Mantenha o seu seguimento periódico. Discuta o seu tratamento e seguimento. Agende a sua consulta.

Especialistas

André Corrêa

André Corrêa

Urologista

Belo Horizonte

Floriza Macieira

Floriza Macieira

Ginecologista

Nova Iguaçu

Bruna Cristina Ribeiro Andrade

Bruna Cristina Ribeiro Andrade

Ginecologista

São Paulo

Desiree Barreto Bezerra Melo

Desiree Barreto Bezerra Melo

Ginecologista

São Paulo

Paula Deckers

Paula Deckers

Ginecologista

São Paulo

Thais Cunha Biagioli Mira

Thais Cunha Biagioli Mira

Ginecologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1770 perguntas sobre HPV
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.