Ola. Meu pai, 92 anos teve um AVC hemorragico ( cerebelo) afetou inicialmente o equilíbrio, onde ca

3 respostas
Ola.
Meu pai, 92 anos teve um AVC hemorragico ( cerebelo) afetou inicialmente o equilíbrio, onde caiu algumas vezes até o diagnóstico.
Cerca de 1mes e meio depois apareceu com idas mais frequentes ao banheiro com demora de 40 minutos.
Já fez vários exames ( sangue e urina) que estão normais, porém ele agora passa cerca de 4 horas no vaso sanitário, eles enxuga levanta senta e repete inúmeras vezes.
Quando interpelado diz que não está nem com 2 minutos. Já tive que tira lo a força pq ficou desde 7 da manhã até 11h, estando em jejum todo esse tempo.
O neuro não medicou, a geriatra TB não. Devo procurar psiquiatra?
Olá boa noite. Entendo sua angustia em relação a essa situação. Sou geriatra e a orientação que te dou é passar em consulta com um bom geriatra, com calma e com um canal de comunicação para retirada de dúvidas. É preciso avaliar a possibilidade de hiperplasia prostática benigna, muitas vezes o jato fica fraco e a sensação da urina é incompleta, bem como avaliação cognitiva para rastreio de síndromes demenciais, que pode ser a causa dele não ter o insight e entendimento sobre a situação. Os dois casos que podem coexistir podem ser manejados com medicações e orientações ambientais. Sem dúvidas este é o caminho. Um abraço e fico à disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá boa tarde, muitos pontos importantes que precisam de um olhar do Geriatra. Seu pai possui um elevado risco de queda, pela localização do AVC, idade, alteração de equilíbrio e tempo prolongado no sanitário. O fato do tempo prolongado no banheiro precisa de uma investigação sobre incontinência urinária e fecal, alterações na próstata, precisando saber se de fato tem saída de fezes ou urina durante esse tempo. Devido ele não compreender o tempo, dizendo que 4 horas são 2 minutos, iniciaria investigação de um quadro Demencial, podendo todos esses pontos serem tratados e acompanhados, orientando os familiares para um melhor manejo e cuidado.
Espero ter ajudado e sigo a disposição para ajudar nesta investigação.
Entendo a sua preocupação. Após um AVC, alterações comportamentais e noção de tempo, como essas que você descreve, são comuns e podem indicar a necessidade de uma avaliação mais aprofundada para entender a origem desses sintomas e definir uma abordagem adequada. O acompanhamento de um psiquiatra pode ser útil, especialmente se houver indícios de obsessão ou compulsão, mas uma avaliação geriátrica completa também é essencial.

Agende uma consulta comigo para analisarmos o caso do seu pai em detalhes e, juntos, decidirmos o melhor caminho para o cuidado dele.

Especialistas

Irlane de Deus

Irlane de Deus

Neurologista

São Luís

Victor Cintra

Victor Cintra

Neurologista

Belo Horizonte

Carolina Moreira Feijó

Carolina Moreira Feijó

Geriatra

Fortaleza

Leticia Bortoni

Leticia Bortoni

Médico clínico geral

São Paulo

Anaisa Carneiro Ruas

Anaisa Carneiro Ruas

Geriatra, Médico clínico geral

Uberlândia

Camila Araújo Prudente

Camila Araújo Prudente

Neurologista

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 195 perguntas sobre Doença de Alzheimer
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.