Olá! Meu nome é Luana e eu sofri um aborto em.dezembro de 2018. Estava indo para três meses, após a

2 respostas
Olá! Meu nome é Luana e eu sofri um aborto em.dezembro de 2018. Estava indo para três meses, após a perda fiz um exame de sangue e descobri que tenho a mutação no gene heterozigoto C677T. Um médico pediu que meu esposo fizesse o exame tb e ele tem a msm mutação. Tenho 34 anos e meu esposo tb. Estou mt chateada e gostaria de uma orientação. Se há alguma possibilidade de tratamento? Se puderem me ajudar, minha gratidão.
Boa Noite, Luana!
A mutação do gene MTHFR C677T faz parte do rastreamento de uma doença chamada Trombofilia. Apesar desta doença ser responsável por complicações obstétricas, entre elas o aborto, a mutação do gene MTHFR tem um curso predominantemente benigno, sendo pouco relacionada a complicações obstétricas.
O fato do seu esposo possuir essa mesma mutação não interfere com o seu prognóstico obstétrico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existem muitos estudos publicados sobre as mutações do gen MTHFR, vários deles contraditórios entre si, alguns relacionando a mutação a aumento de risco para trombofilia e perdas gestacionais, alguns negando risco estatístico aumentado. Existem estudos relacionando as alterações de MTHFR a defeitos de tubo neural nas gestações. Os estudos ressaltam diferenças entre homozigotos e heterozigotos e entre a C677T e a A1298C, assim como o nível de homocisteína. Particurlamente, tenho uma paciente jovem com heterozigose para C677T, sem fatores de risco que teve um AIT (Acidente Isquêmico Transitório), contradizendo a literatura, assim houve uma adequação das orientações e cuidados para o caso específico dela. O importante é analisar caso a caso individulamente e junto a família chegar a um conjunto de recomendações, cuidados e reposição oral, que minimize riscos, trazendo paz e tranquilidade.

Especialistas

Fernanda Bahia de Carvalho Coutinho

Fernanda Bahia de Carvalho Coutinho

Hematologista

Ribeirão das Neves

Antonio Ganem

Antonio Ganem

Hematologista

Guarapuava

Michelle Bento de Lima Gonçalves

Michelle Bento de Lima Gonçalves

Terapeuta complementar

Capitólio

Gabriela Raitz

Gabriela Raitz

Hematologista

Maringá

Regiane Sales

Regiane Sales

Hematologista

Imperatriz

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 292 perguntas sobre Trombofilia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.