Olá, meu irmão é dependente químico já faz um tempo . Queria saber se é normal mudar de humor repent
3
respostas
Olá, meu irmão é dependente químico já faz um tempo . Queria saber se é normal mudar de humor repentino porque tem dias que ele está bem tipo uns três dias bem e depois ele muda de comportamento é normal isso ?

Olá, a dependência química é uma questão mais complexa do que geralmente pensamos. Muitas vezes, ela está associada a outras comorbidades (depressão, TDAH, transtorno bipolar,...). A mudança de comportamento também pode ser causada pelo uso da substância psicoativa em si (euforia durante o uso e fissura um período depois do uso).
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?

É comum que pessoas com dependência química apresentem mudanças bruscas de humor. Isso pode estar relacionado a vários fatores, como os efeitos da substância no cérebro, a abstinência, oscilações no desejo de usar drogas (craving) e até mesmo transtornos psiquiátricos associados, como transtorno bipolar ou depressão. Se essas oscilações forem frequentes e impactarem muito a vida dele, pode ser importante buscar ajuda profissional para avaliar melhor a situação e encontrar um tratamento adequado.

A mudança de humor pode ser por alterações devidas à(s) substância(s) que usa, seja pelo efeito ou pela abstinência. Também, muitas substâncias, como o álcool, o tabaco, a cocaína e a maconha aumentam a predisposição a transtornos psiquiátricos, como a depressão, por exemplo. Além disto, paralelamente ao uso de substâncias, ele pode ter algum outro quadro psiquiátrico que explique as alterações de humor. Finalmente, podem ser alterações de humor relacionadas a fatores ambientais (por exemplo, frustrações).
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.