Olá, meu filho tem 7 anos, tem Tdah e Tod. já fez uso de Daforin, risperidona, mas a melhor resposta

1 respostas
Olá, meu filho tem 7 anos, tem Tdah e Tod. já fez uso de Daforin, risperidona, mas a melhor resposta dele foi com a Ritalina, porém, a irritabilidade ficou mais alta, então o neurologista indicou a ritalina com canabidiol isolado. Que efeitos esperar desta combinação ?
Entendo sua preocupação em relação ao tratamento do seu filho. Lidar com o TDAH e o TOD pode ser desafiador, e é natural buscar a melhor forma de garantir o bem-estar dele. A Ritalina, um estimulante muito usado no tratamento do TDAH, pode ajudar a melhorar a concentração e reduzir a hiperatividade. No entanto, como você mencionou, a irritabilidade aumentada pode ser um efeito colateral comum, especialmente em crianças que têm também TOD (Transtorno Opositivo Desafiador), onde as mudanças de humor são frequentes.

A associação da Ritalina com o canabidiol (CBD) isolado é algo relativamente novo e ainda está sendo estudada. O canabidiol, substância extraída da planta da cannabis, tem sido explorado no tratamento de várias condições, especialmente para epilepsia refratária. Porém, em relação ao TDAH e TOD, as evidências científicas sobre a eficácia do canabidiol são limitadas. Não há dados robustos que comprovem que ele é eficaz para melhorar os sintomas desses transtornos, especialmente quando usado isoladamente. Assim, os efeitos que você pode esperar podem variar bastante e, muitas vezes, essa combinação é experimental e feita caso a caso.

Considerando isso, uma abordagem com mais respaldo científico seria o uso de medicamentos como a atomoxetina, que não é um estimulante, combinada com um antipsicótico como a risperidona, que seu filho já utilizou antes. Essa associação tem sido mais estudada e pode trazer uma resposta mais controlada em relação à irritabilidade, sem perder os efeitos sobre a atenção e o comportamento impulsivo. Além disso, é essencial o suporte terapêutico com a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Esse tipo de psicoterapia é altamente eficaz no manejo dos sintomas do TOD, ajudando a criança a desenvolver habilidades de regulação emocional e melhorar o comportamento de oposição.

Lembre-se de que o acompanhamento contínuo com o neuropediatra é fundamental. Cada criança responde de maneira diferente aos tratamentos, e ajustes podem ser necessários ao longo do caminho. Uma teleconsulta pode ajudar a discutir essas opções com mais detalhes, sem expor você e sua família a riscos de contágio de doenças como COVID-19 e outras infecções. A plataforma Doctoralia oferece a possibilidade de agendar teleconsultas com médicos bem avaliados, proporcionando um atendimento rápido e seguro. Além disso, a telemedicina permite um contato mais frequente e acessível com o especialista, sem a necessidade de deslocamentos, o que pode ser uma vantagem para a rotina da família.

Sugiro que considere essa alternativa para acompanhar de perto o tratamento do seu filho e buscar sempre as melhores opções. A transformação digital na saúde está aí para facilitar esse processo, permitindo que você tenha acesso a uma segunda opinião médica de forma prática e eficiente. Se precisar, estarei disponível para uma teleconsulta ou qualquer orientação futura. Não deixe de visitar meu perfil para saber mais.
Te convidamos para uma consulta: Diagnóstico e tratamento de tdah - R$ 450