Olá. Meu filho tem 6 anos e desde os 3 anos ele se recusa defecar. Há um período que melhora e já

12 respostas
Olá. Meu filho tem 6 anos e desde os 3 anos ele se recusa defecar. Há um período que melhora e já há outros que piora muito. Agora por último ele está sem defecar há 8 dias e sente vontade mais segura a todo custo e fica sujando a roupa. Estou desesperada sem rumo. O que faço?
Perfeito! O ideal seria um pediatra, nao afasto a necessidade de uma avaliacao psicologica. Boa sorte

Procure um pediatra primeiro ou um clínico geral caso esteja com dificuldades de encontrar de imediato um pediatra para que ele possa solicitar alguns exames e tratá-lo dessa constipação.
Eu atendi esses dias uma caso semelhante ao seu de um menino de 5 anos e que há dois anos possuía essa dificuldade.
Fui investigar e um dia na creche, ele defecou na calça e a professora gritou e brigou muito com ele e depois disso, ele passou a segurar, defecando apenas uma vez na semana, e quando faz dói muito por já estar duro, ou seja, ele evita ir ao banheiro por ser um sofrimento quando vai.
E outro fator, é que a alimentação do garoto não estava adequada, uma vez que a mãe não variava na comida do filho, como acrescentar frutas, verduras, vitaminas.
Pedi aos pais para diversificar a comida, incluindo fibras, muito líquido e trabalhei na terapia com ele a questão dele ir mais vezes ao banheiro, pois assim não iria doer e acolhi o garoto trabalhando nas sessões todas essas questões. Ele melhorou muito, hoje esse problema já foi resolvido.
Bom dia ! Conforme a opinião de especialistas acima, eu estou de acordo e sugiro que você e/ou família procure profissionais especializados nesta demanda: Encoprese. Deste modo, é imprescindível a consulta com o Pediatra e, depois, com Psicólogo, tendo em vista uma abordagem multidisciplinar para a assistência profissional ao seu filho.
Na verdade, a encoprese aponta para a necessidade de escuta e acolhimento desta criança, já que algo está acontecendo em casa ou na escola, que está trazendo angústia e sofrimento para esta criança. O ideal seria procurar um psicanalista, junto com o acompanhamento de um pediatra, para o acolhimento e entendimento de seu quadro mais geral e não apenas de um sintoma.
Espero ter ajudado
Abraços
Olá,
Existe na literatura da psicanálise diversos transtornos emocionais relacionados ao ato de defecar. Não há uma resposta imediata, o caso do seu filho deve ser carinhosamente investigado. Procure um psicólogo. Penso que o caso se tornou urgente, uma vez que esse tipo de comportamento pode resultar em alguma doença física grave.
Espero ter ajudado.
um abraço
Thais
Bom dia.
Primeiramente, você precisa verificar se existe um problema orgânico que o dificulta a defecar. Para fazer essa avaliação o médico pediatra é o especialista que poderá lhe ajudar. Você, também, poderá procurar um nutricionista para auxiliá-la com dicas na alimentação da criança, pois ele pode estar apresentando dificuldade de utilizar o banheiro ou medo, devido a dores por ressecamento. Devido o problema não ser recente, poderá ser necessário a ajuda de um profissional de psicologia que, também, fará uma avaliação e poderá realizar orientações para vocês (pais) e acompanhamento da criança em psicoterapia.
Se já foi feita uma investigação de causa orgânica e nada foi detectado, o problema é de origem emocional. Procure por um psicólogo para que seja feita uma avaliaçao psicológica minuciosa e tratamento.
Adianto uma possibilidade comum para o sintoma:Quando existe uma exigencia muito grande de limpeza ao redor da criança,as fezes sNao entendidas como "sujeira", oque causa muita ngústia e a consequente encoprese.
Cara, vislumbro que já tenha procurado ajuda médica a respeito? É também muito importante a ajuda de especialista que ajuste a rotina alimentar da criança, como já colocado. No entanto, do ponto de vista psicológico, a retenção das fezes pode sim ter aspectos emocionais importantes envolvidos, não sendo incomum dificuldades familiares presentes. De todo modo, via de regra, os pais e, sobretudo a mãe, comumente sofrem muito diante da impotência que vivenciam ao se defrontar com tal dificuldade dia após dia.
Toda doença ou sofrimento tem vários fatores. Nesse caso todos devem ser investigados. Sugiro um psicólogo e um médico que o próprio psicólogo pode sugerir. Sendo criança, as chances de melhora são muito grandes. Mas tem que ser contemplado o nível psicológico e físico.
Olá, primeiramente você deve consultar com um pediatra urgente e posteriormente agende uma avaliação psicológica para identificar o que esta acontecendo com seu filho.
Abraço
É uma situação interessante. .. É necessário uma avaliação pediatrica e talvez utilização de laxantes para facilitar a evacuação. Também é importante a psicoterapia para avaliação do motivo da encoprese, pois possivelmente houve uma falha no aprendizado do controle da evacuação.