Olá meu filho tem 6 anos a professora disse que ele é muito educado, atencioso, ele tem muita vontad

9 respostas
Olá meu filho tem 6 anos a professora disse que ele é muito educado, atencioso, ele tem muita vontade de aprender, não tem preguiças mas tem muita dificuldade de gravar as letras e números ele é muito inseguro
O que devo fazer?
Olá! Seu filho está no período de alfabetização. Por isso, é necessário entender como a professora percebe essa dificuldade. Vários fatores podem influenciar nesse período. Podemos considerar questões emocionais e/ou alterações cognitivas ligadas ao processo de aprendizagem.
Você poderá fazer uma avaliação neuropsicológica para investigar esses aspectos psicológicos e/ou cognitivos. Fico à disposição, caso tenha interesse. Eliane Mello - Neuropsicóloga

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, como comentado pela colega, o seu filho está em fase de aquisição da leitura e da escrita, portanto, dependendo do temperamento dele e da maturidade cognitiva, a dificuldade e a insegurança podem ser transitórias. Outro componente que pode influenciar é a relação dele com o contexto de sala de aula. Para esclarecer a situação, uma avaliação cognitiva e psicológica pode ajudar.
Bom dia! Eu recomendo a avaliação Neuropsicológica, para investigar como está o desenvolvimento cognitivo e psicológico do seu filho, pois tanto fatores cognitivos como emocionais podem interferir no processo de aprendizagem. A partir da avaliação pode-se estabelecer estratégias que podem ajudá-lo, e serão passadas orientações para família e para escola. Estou à disposição, Denise A. Wendland.
procure uma avaliação psicopedagógica para saber se encontra-se dentro dos padrões para o desenvolvimento da alfabetização.
Acriança nesta faze não tem maturidade ainda para entender o processo..
Acredito que uma avaliação multidisciplinar, com especialistas experientes em psicopedagogia, fonoaudiologia e neuropsicologia, possa orientar o diagnóstico e intervenção de seu filho. Faça o quanto antes para ter um norte de atuação e não ficar de um lado para outro sem saber o que realmente está acontecendo.
É importante avaliar todas as possibilidades como problema de vista, de audição e ainda se é um déficit de aprendizado. Somente depois de descartadas essas possibilidades, a questão insegurança pode ser não o motivo e sim um sintoma. A partir das avaliações, estabelecer as estratégias. Pois se for de cunho emocional há que fazer o encaminhamento correto, assim como também se for algum outro fator que esteja interferindo na capacidade dele evoluir. Quanto mais cedo iniciar a investigação e intervenção, melhor para o seu filho.
Um abraço!
Precisaria fazer uma avaliação psicopedagógica para entender a real dificuldade e fazer a intervenção adequada de acordo com as necessidades pedagógicas e cognitivas.
Procure um profissional especializado, no caso uma Psicopedagoga ou Neuropsicopedagoga. Fico a disposição
Gravataí RS
A dificuldade de aprendizagem pode acontecer com qualquer criança. Portanto, é importante respeitar as limitações que seu filho demonstrar e manter o olhar atento ao desenvolvimento escolar. Aproxime-se dos professores e gestores escolares, converse e compartilhe informações sobre o comportamento de seu filho ao fazer tarefa ou estudar em casa. Esse diálogo é fundamental para encontrar o melhor método de aprendizagem para seu filho. Brigar com seu filho por causa do problema vai fazer com que ele se sinta inseguro, tenha medo de se abrir e fique apavorado só de pensar em escola. Com isso, seu desempenho tende a piorar. A dificuldade de aprendizagem é uma disfunção que não tem a ver com preguiça ou má vontade do aluno ― da mesma forma, nem toda falta de motivação em certas atividades significa um problema de aprendizagem. Seja compreensivo, demonstre apoio e procure por alternativas para auxiliá-lo nesse processo. Um psicólogo infantil ou um psicopedagogo pode ajudar a lidar com as dificuldades do seu filho. Conversando com a criança, os responsáveis e a escola, o profissional poderá identificar se a origem do problema tem um fundo emocional ou cognitivo, avaliar qual a melhor forma de lidar com a dificuldade de aprendizagem e sugerir atividades que possam auxiliá-la. Além disso, pode orientar sobre a melhor abordagem pedagógica para a criança.

Especialistas

Rakel Gerke

Rakel Gerke

Fonoaudiólogo

Vila Velha

Quezia Marinho

Quezia Marinho

Fonoaudiólogo

Maceió

Mayná Leal

Mayná Leal

Psicopedagogo

Manaus

Ana Julia Leite Xavier

Ana Julia Leite Xavier

Fonoaudiólogo

Aracaju

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 32 perguntas sobre Transtornos de aprendizagem
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.