Ola, meu filho tem 2 anos e quando vai falar algo ele repete muito a mesma palavra, por exemplo: -P

5 respostas
Ola, meu filho tem 2 anos e quando vai falar algo ele repete muito a mesma palavra, por exemplo:
-Pai, a mãe, a mãe, a mãe, a mãe, fez papa.
Isso pode ser ecolalia?
Olá! a ecolalia é a repetição da fala de outra pessoa logo após ouvi-la ou tempos depois de tê-la ouvido fato que chamamos de ecolalia tardia...mas nesse caso seu filho está repetindo uma palavra dentro da frase ...como se fosse uma hesitação que é algo muito comum em crianças de 2 dois anos. Normalmente a melhora é espontânea e sugiro não repreender a criança. Abs

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!! É muito comum em crianças que estão em desenvolvimento da linguagem oral, apresentarem "tropeços " ou repetições de sons ou de palavras , ao formularem frases para se comunicar . É natural na idade de seu filho mas é muito importante que não seja repreendido, ou que se fale que ele está gaguejando ,ou que peça à ele para respirar antes de falar, ou pedir para falar devagar. A senhora deve esperar que ele termine a frase sozinho. Se a senhora estiver muito preocupada , procure um profissional para avaliar e orientar a senhora na melhor forma de ajudá-lo . Boa sorte
Dra. Sandra Gomes de Oliveira
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Eusébio
Boa noite, ecolalia advém de uma outra pessoa. Seu filho nesta idade está com intenção de se comunicar e nesse desenvolvimento de aquisição as repetições são naturais. Mas caso queira realizar uma avaliação mais detalhada procure um profissional especializado.
Olá, como vai? Observe se esse tipo de repetição está constante e vem aumentando. Estudos atuais mostram que a gagueira tem aparecido cada vez mais cedo em crianças, sugiro uma avaliação com um profissional especializado em gagueira. Boa sorte! Estou à disposição para um agendamento caso necessário.
 Suzana Didier
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
Esse quadro é bastante comum nessa idade, deve passar. Seria uma disfluência fisiológica(?) característica da aquisição da linguagem, quando o conteúdo interno da linguagem é muito maior que o controle da prolação. Mantenha-se tranquila defronte dele e aguarde ele se expressar nada deixando transparecer, como se nada estivesse acontecendo.

Especialistas

Jane Celeste Guberfain

Jane Celeste Guberfain

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Mariana De Oliveira Junger

Mariana De Oliveira Junger

Fonoaudiólogo

Nova Friburgo

Jacqueline Romy Frost Hirschbruch

Jacqueline Romy Frost Hirschbruch

Fonoaudiólogo

São Paulo

Taynan Martins Fontes

Taynan Martins Fontes

Fonoaudiólogo

São Paulo

Fernanda Hercila da Rocha Silva

Fernanda Hercila da Rocha Silva

Terapeuta complementar

Salvador

Kelly Christina Soares lima

Kelly Christina Soares lima

Terapeuta complementar

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 106 perguntas sobre Distúrbios da fala
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.