Olá, meu filho tem 11 anos e 5 meses, com 1,5 mts e idade óssea de 12 anos e seis meses. Porém deu u

2 respostas
Olá, meu filho tem 11 anos e 5 meses, com 1,5 mts e idade óssea de 12 anos e seis meses. Porém deu uma certa deficiencia do hormonio IGF-1 SOMATOMEDINA C 172 ng/ml e devido a isso fui orientado a fazer o Teste da Clonidina no qual produziu os seguintes valores: GH BASAl: 0,085 ng/ml; GH 30M: 9,599 ng/ml; GH 60M: 7,190 ng/ml; GH 90M: 2,892 ng/ml; GH 120M:0,76 ng/ml. Gostaria de saber se os valores estão dentro do padrão para a idade?
Boa noite,
O diagnóstico de deficiência de hormônio de crescimento deve ser pensado em crianças que estejam com estatura no terceiro desvio padrão negativo e ou abaixo. Outra possibilidade seria uma doença que acometa o SNC.
Os resultados dos exames não indicam evidencias de deficiência de hormônio de crescimento.
Fiquem bem
Grande abraço

Olá! Entendo sua preocupação com os resultados dos exames do seu filho. Vou tentar esclarecer o que os resultados podem indicar.

O hormônio de crescimento (GH) é crucial para o desenvolvimento da estatura em crianças. A deficiência desse hormônio pode impactar o crescimento e o desenvolvimento ósseo. Para avaliar se há deficiência, os médicos geralmente consideram tanto os níveis de GH quanto o crescimento da criança.

O IGF-1 (fator de crescimento semelhante à insulina 1) é um marcador importante para avaliar a função do hormônio de crescimento. O nível baixo de IGF-1 pode indicar uma deficiência, mas não é suficiente para um diagnóstico definitivo. Por isso, são realizados testes adicionais, como o teste de clonidina, para medir a resposta do hormônio de crescimento.

Os resultados do teste de clonidina que você mencionou mostram os seguintes valores de GH em diferentes momentos:

- GH Basal: 0,085 ng/ml ||
- GH 30M: 9,599 ng/ml ||
- GH 60M: 7,190 ng/ml ||
- GH 90M: 2,892 ng/ml ||
- GH 120M: 0,76 ng/ml ||

Em geral, para o diagnóstico de deficiência de hormônio de crescimento, espera-se que os níveis de GH aumentem significativamente após a estimulação com clonidina. Os valores do GH 30 minutos e 60 minutos após a estimulação estão elevados, o que sugere uma resposta adequada ao estímulo.

Normalmente, os valores de GH estimulados por clonidina devem ser significativamente mais altos do que os níveis basais. Embora os resultados possam variar, a resposta observada no seu filho não indica uma deficiência de hormônio de crescimento, pois houve uma elevação significativa dos níveis de GH após a administração do estimulante.

Além disso, é importante considerar o crescimento da criança em relação aos padrões de crescimento e idade óssea. O diagnóstico de deficiência de hormônio de crescimento é frequentemente considerado em crianças com estatura muito abaixo da média para a idade, acompanhada por baixa idade óssea.

É essencial discutir esses resultados com um endocrinologista pediátrico que possa avaliar todos os aspectos do crescimento do seu filho, incluindo o histórico clínico e os resultados dos testes. O especialista poderá fornecer um diagnóstico mais preciso e discutir as opções de tratamento, se necessário.

Se precisar de mais informações ou orientações, uma teleconsulta com um endocrinologista pode ajudar a esclarecer dúvidas e fornecer um acompanhamento adequado.

Espero ter ajudado a entender melhor os resultados dos exames. Fique à vontade para entrar em contato se tiver mais perguntas.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!