Olá, meu filho de 18 anos foi diagnosticado com transtorno de personalidade esquizoide e retardo mental

3 respostas
Olá, meu filho de 18 anos foi diagnosticado com transtorno de personalidade esquizoide e retardo mental leve devido à anoxia durante o parto, eu gostaria de saber como posso explicar esse diagnóstico para ele de uma forma que não faça ele se sentir mal?
O termo "retardo mental" é muito ruim, pois dá a ideia errada de um atraso e tem sido substituído por "deficiência intelectual", que reflete um pouco melhor o tipo de limitação.

Quanto ao transtorno esquizoide de personalidade, como ocorre com outros diagnósticos de transtorno de personalidade, seu filho está no limite inferior de idade para diagnóstico - ou seja, geralmente só são diagnosticados se persistirem pelo menos ao final da adolescência.

Conforme orientação acima, da Psicóloga Beatriz, realmente é necessária a clareza e o uso de termos e conceitos que ele possa compreender e ao mesmo tempo colocar as limitações como algo com que é possível conviver e mesmo diminuí-las com o tempo, através de abordagens adequadas com especialistas tais como psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, assistentes sociais. Inclusive no serviço público há alguns bons lugares. Quanto antes for organizada esta ajuda, tanto melhor tende a ser a evolução da pessoa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Seria importante você pensar no entendimento que ele tem das coisas que acontecem com ele, que podem ser diferente dos outros e o que como ele sente.
Ser clara, usar termos que ele possa entender, explicar as condições, falar das qualidades e limitações.
Procure saber mais sobre esses diagnósticos e, para te auxiliar melhor, procure um profissional pessoalmente que possa ouvir e entender toda a situação.
Olá! Se seu filho já esta com o diagnostico suponho que venha sendo acompanhado por profissionais, assim como por acompanhamento psicológico. Dentro da linha da terapia cognitivo comportamental trabalhamos com a psicoeducação sobre o diagnóstico prestado, assim o paciente e a família consegue entende melhor o que realmente é a patologia e quais as formas para lidar com cada caso. Fico a disposição!

Especialistas

Aline Costa

Aline Costa

Psicanalista, Psicólogo

Santa Cruz Do Sul

Irene Teresa Vieira Fabretti

Irene Teresa Vieira Fabretti

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Davi Oliveira

Davi Oliveira

Psicólogo

Salvador

Carlos Ferreira

Carlos Ferreira

Psicólogo

São Paulo

Adriana Carla Land de Oliveira

Adriana Carla Land de Oliveira

Psicólogo

Chapecó

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 70 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Esquizóide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.