Olá meu esposo tem problemas com bebida, ele fica até duas semanas sem beber, após sempre acha uma

8 respostas
Olá meu esposo tem problemas com bebida, ele fica até duas semanas sem beber, após sempre acha uma desculpa e bebe. Gostaria de saber como devo proceder. Pois já me tornei chata com este assunto. Já foi em vários tratamentos porém não segue nenhum. O pai tb tinha problemas com bebida.
Amigo, a terapia de grupo tem ajudado nos casos de alcoolismo. Existem centros como o AA e o Cerea. Essa terapia proporciona ótimos resultados. Como terapia individual trabalho com EMDR, uma nova terapia com brevidade e alta resolutividade em casos como o seu e outros. No mais, não se desanime. Boa sorte.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,

é sempre delicado quando o problema é com o outro e buscamos ajuda, pois, um tratamento (seja ele qual for) requer boa vontade, adesão, de quem o faz.
Mas como isso a incomoda muito e não tem visto adesão da parte dele em relação aos tratamentos, bem como tem sido visto como "chata", sugiro que você mesma busque ajuda com um psicólogo. Não se trata de fazer uma psicoterapia, mas talvez uma ou algumas sessões te ajude a orientar-se e até a descobrir se de algum modo (até inconsciente) você pode estar colaborando para isso. Não se trata de ser a culpada, mas as vezes, por exemplo, calar-se numa situação dessas pode surtir mais efeito do que falar (ainda que seja difícil).
Abraços
Ele recai, por isso não segue, porém, ainda tenta e isso é muito bom. Frequentar locais especializados e sugeitar -se a atendimentos multidisciplinares, são cruciais para manutenção de abstinência e mesmo assim pode recair. Porém é necessário. Acompanhe-o e incentive-o em todo este processo. Podem buscar ajuda juntos. Ele precisa de você!
Geralmente o alcoolista nega sua condição de doente, por isso é necessário abordá-lo com paciência e tolerância. A busca de ajuda em grupos de apoio é muito importante, porém, mais ainda, é o apoio da família. Normalmente este problema está associado a depressão e ansiedade, logo demanda tratamento psiquiátrico e psicológico. É indispensável fazer uma avalição clínica para saber qual o tratamento adequado para cada caso. Abs
A compulsão para qualquer adito é sempre complicado quando o próprio dependente se recusa a qualquer tipo de tratamento. Os doze passos do AA só tem efeito se o próprio aderir a ajuda. Mas tem tratamentos para os membros de família do dependente que pode ser de grande ajuda, pois esses se tornam co-dependentes. A Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia são de grande ajuda. Paz e Bem!
Boa noite. É muito importante que o paciente seja tatado por uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos, psicólogos e se possível, um grupo de apoio, como o Amor Exigente ou Alcóolatras Anônimos. Um trabalho com Hipnose, EMDR pode ser muito útil. Como você precisa administrar a situação, recomendo um trabalho de apoio com Psicoterapia o Programação Neurolinguística para que obtenha mais recursos para lidar capacitar-se a lidar melhor com com a situação
É de muita importância o acompanhamento psicológico e psiquiátrio para o tratamento do dependente de álcool. Existem centros especializados como o AA que trabalham com grupos de pessoas dependentes de álcool que proporcionam benefícios se estes aderirem aos passos recomendados pelos Álcoolatras Anônimos. O apoio dos familiares
também é fundamental neste processo de recuperação. O tratamento ao dependente requer acompanhamento multidisciplinar. Boa sorte
Boa noite. Lidar com dependente de álcool não é uma tarefa fácil. A dependência química de drogas licitas ou ilícitas é uma doença e precisa ser tratada com equipe multidisciplinar para que o tratamento tenha sucesso.
Seu esposo precisa de ajuda médica, terapêutica e de ajuda de um grupo de apoio. Para ele sugiro que procure o grupo A.A ( alcoólicos anônimos) e para você o grupo Amor Exigente pode ajudar, pois sabemos que o doente não adoece sozinho, deixando a família exposta a muitas situações de conflito.
Boa sorte. Abraços.

Especialistas

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

Dagmar Fatima de Abreu

Dagmar Fatima de Abreu

Psiquiatra

Belo Horizonte

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Eduardo Vieira Filho

Eduardo Vieira Filho

Psiquiatra, Médico do trabalho

São Paulo

Matheus Carlos Silva

Matheus Carlos Silva

Psicólogo

Recife

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 98 perguntas sobre Alcoolismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.