Olá! Meu esposo é portador do transtorno esquizioafetivo do tipo depressivo e gostaria de saber como

2 respostas
Olá! Meu esposo é portador do transtorno esquizioafetivo do tipo depressivo e gostaria de saber como posso ajuda-lo,como lidar com mais precisão em situações em que ele se sentir mais deprimido etc? Desde já, agradeço!
Olá! É sempre importante lembrar que diagnósticos são conceitos de saúde que generalizam um grupo de sintomas e sinais. Ou seja, mesmo que duas pessoas tenham o diagnóstico de Depressão, ambas irão manifestar e lidar com essa condição de formas muito diferentes. Certamente você convive com seu esposo há muito mais tempo e com maior intimidade do que o profissional de saúde responsável por esse diagnóstico. Assim, reflita sobre o conhecimento que você mesma detém sobre seu esposo a partir do convívio que construíram juntos. Escutar e acolher são formas de ajudar acessíveis a todos nós e, eventualmente, sempre conte com a ajuda de um profissional ou serviço de saúde de confiança.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Embora ele realmente sofra de depressão, é importante mudar a direção de seu comportamento. Isso não significa que você vá negar o seu sofrimento, mas incentivá-lo a ter um comportamento mais pró-ativo, mas positivo, e ter sempre um rol de atividades que o impeçam de ficar apático e não sair do sofá. Não é fácil, pois as pessoas com depressão acabam se sentindo como se elas são assim mesmo e nada poderá mudá-las. Mas como sua esposa, atividades diárias são necessárias, que lhe tragam alívio dos pensamentos negativos e que possam levá-lo a se sentir mais útil diante da família, de si mesmo e da sociedade.

Especialistas

Otávio Rodrigues Paes

Otávio Rodrigues Paes

Psicólogo

Londrina

Sabrina S. Bezerra

Sabrina S. Bezerra

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Fernanda Barbosa

Fernanda Barbosa

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Bruno de Domenico Maso

Bruno de Domenico Maso

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 35 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Esquizotípica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.