Olá! Meu colesterol e glicerina elevaram por causa do corticoide. Quais os melhores alimentos para c

5 respostas
Olá! Meu colesterol e glicerina elevaram por causa do corticoide. Quais os melhores alimentos para controlar?
Olá! Não há nenhum alimento que individualmente possa reduzir o colesterol e a glicemia, no entanto existe um conjunto de ações que poderão melhorar/normalizar estes valores.
1. Aumentar o consumo de fibras (25g/dia) - você poderá fazer isso através do aumento do consumo de frutas, vegetais e cereais integrais. Uma dica interessante é adicionar no café da manhã ou lanches uma porção de frutas picadas com aveia.
2. Aumentar o nível de atividade física - caso você não esteja acostumada(o) a praticar atividade física pode iniciar com caminhadas de 15-30 minutos, algumas vezes por semana, e aumentar a frequência e velocidade aos poucos.
3. Reduzir o consumo de alimentos industrializados - dar sempre preferência a alimentos in natura e preparações feitas em casa, utilizando sempre temperos naturais.
4. Reduzir o consumo de açúcar, carboidratos simples e gordura trans
5. Aumentar o consumo de alimentos fontes de ômega 3, como atum, sardinha, salmão, chia, linhaça, etc.
Estas são algumas orientações gerais, mas o ideal seria que você consultasse com nutricionista para entender melhor tua rotina e te dar orientações mais específicas para tua realidade. Espero ter ajudado!

Glicocorticoides são hormônios produzidos pelo corpo (cortisol) e presentes em
drogas que são indicadas por seus efeitos anti-inflamatórios. Essa mesma substancia possui
seus efeitos negativos quando em excesso, em especial na glicose sanguínea, o que pode
ocorrer com o uso exógeno de corticoides ou na produção demasiada desse hormônio pelo
corpo.
Independente do uso do corticóide, a alimentação e seu estilo de vida no geral influencia diretamente nos marcadores como os de glicose e colesterol.
O exercício é super aliado da alimentação, um complementa o outro na diminuição de ambos os marcadores.

** Quanto à alimentação, vou te fazer algumas sugestões para aplicar no seu dia-a dia, lembrando que o essencial é procurar auxílio de nutricionista para avaliar todo o seu caso clínico, estilo de vida, fazer a antropometria, suplementar CASO haja necessidade, dentre outros.

1- Evitar biscoitos recheados, bolos, sorvetes, batatas fritas, frituras em geral e alimentos ultraprocessados
dar preferência a verduras, legumes, frutas, peixes, frangos, leite e queijo branco.
2- A aveia, em suas várias formas — farinha, farelo e grãos — concentra uma fibra solúvel chamada betaglucana que ajuda a reduzir a quantidade de colesterol que o organismo absorve, tendo efeito inibitório. Além disso, as fibras da aveia vão lentificar a absorção da glicose, fazendo com que o carboidrato (complexo) da aveia seja absorvido gradativamente, não ocasionando altos picos de glicemia, o que beneficiará, consequentemente, o controle da glicemia.
3- O azeite de oliva é um ótimo aliado no combate ao colesterol ruim, pois ele acumula o ácido oleico que ajuda a equilibrar as taxas de HDL e LDL, causando um efeito benéfico em dobro.
A redução da glicemia e a melhora da circulação sanguínea são outros benefícios do consumo frequente de azeite de oliva.
* VALE RESSALTAR QUE QUANTIDADES DOS ALIMENTOS ACIMA CITADOS PARA USO SÃO INDIVIDUAIS* consulta
Olá!! Antes de poder complementar as ótimas dicas das minhas colegas de profissão, e muito importante saber qual o motivo para o uso do corticoide, já que ele é muito usado para diminuir reações alérgicas e ou qualquer outra inflamatória? Depois dessa informação é de extrema importância realizar um hemograma e demais exames necessários para saber como o seu corpo esta se comportando para saber exatamente como atuar com os compostos bioativos!
Se precisar de qualquer ajuda estou a disposição!
Atenciosamente Sua Nutri Caroline Anholeto
Fibras Solúveis: Inclua aveia, feijões e frutas no cardápio.
Ômega-3: Aposte em peixes, sementes de chia e nozes.
Gorduras Saudáveis: Azeite, abacate e oleaginosas são excelentes escolhas.
Frutas e Vegetais Coloridos: Ricos em antioxidantes.
Controle Açúcar: Reduza açúcares adicionados e alimentos processados.
Controle Sal: Opte por temperos naturais e evite alimentos muito processados.
Moderação e Controle de Peso: Mantenha porções moderadas e controle o peso.
Hidratação Adequada: Beba água suficiente durante o dia.
Controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos é fundamental para a saúde cardiovascular. Se os níveis estão elevados devido ao uso de corticoides, é importante adotar uma dieta equilibrada e saudável para ajudar no controle. Aqui estão algumas recomendações alimentares:

1. Ácidos Graxos Ômega-3:
Peixes de água fria, como salmão, atum e sardinha, são ricos em ácidos graxos ômega-3, que podem ajudar a reduzir os triglicerídeos.
2. Fibras Solúveis:
Alimentos ricos em fibras solúveis, como aveia, cevada, feijões e frutas cítricas, podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol LDL (o "colesterol ruim").
3. Grãos Integrais:
Opte por grãos integrais em vez de refinados. Quinoa, arroz integral, aveia integral e outros grãos integrais são boas escolhas.
4. Frutas e Vegetais:
Aumente a ingestão de frutas e vegetais, pois eles são ricos em fibras, antioxidantes e fitonutrientes benéficos para a saúde cardiovascular.
5. Nozes e Sementes:
Nozes, amêndoas, chia, linhaça e outras sementes são fontes de gorduras saudáveis, proteínas e fibras.
6. Gorduras saudáveis:
Substitua gorduras saturadas e trans por gorduras saudáveis, como as encontradas em abacate, azeite de oliva e óleo de canola.
7. Redução de Açúcares e Alimentos Processados:
Evite alimentos ricos em açúcares adicionados, alimentos processados e fast food, pois eles podem contribuir para o aumento dos triglicerídeos.
8. Controle de Porções e Peso:
Manter um peso saudável e controlar as porções pode ajudar a controlar os níveis de lipídios no sangue.
9. Limitar Álcool:
O consumo excessivo de álcool pode elevar os triglicerídeos, portanto, limite a ingestão de álcool.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!