Olá, meu canino do lado esquerdo é muito para frente, na verdade nem se quer utilizo ele, pois ele e

4 respostas
Olá, meu canino do lado esquerdo é muito para frente, na verdade nem se quer utilizo ele, pois ele está virado para frente e para cima, tem um pequeno espaço somente entre os outros dentes e ele inclinado para cima. Já fui em diversos médicos, cada um com uma solução, hoje tenho 36 anos. Um dos tratamentos indicados foi arrancar esse canino e alinhar o restante dos dentes. A justificativa é que não utilizo meu canino para nada, pois ele não encosta no dente inferior. Se o tratamento fosse colocar o canino no ligar poderia demorar muitos anos e mesmo assim não teria espaço, pois minha boa é pequena. Mas também já ouvi que arrancar o canino pode me trazer problemas futuros, estou realmente na dúvida. Esse tratamento de arrancar o canino e alinhar os dentes me parece uma boa opção, por questão de tempo do tratamento e estética. Mas como escuto sempre que arrancar é um perigo, fico confuso. Será que sempre é um perigo ou cada caso é um caso? Pois no meu caso, realmente o canino do lado esquerdo não encosta em nenhum dente, ele é totalmente virado para cima e para frente
Olá, normalmente o dente canino é importante pra ter as guias de lateralidade. Porém, depende de vários fatores se vale a pena mantê-lo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Jamais faca isso, não extraia o canino, ele é o dente mas importante de sua arcada, se fizer isso , lá na frente não irá ter uma boa oclusão, mesmo alinhando tudo, o canino exerce uma função importantíssima que é a desoclusão em lateralidade , ou seja ele impede que seus dentes de trás se esfregue evitando atritos, fraturas , cáries , etc , se tirar ele o dente que irá para o lugar dele é um pré molar , que a função é apenas triturar, ou seja se tirar o canino você vai colocar o lobo para tomar conta das ovelhas ,
Sugiro agendar uma avaliação para que possamos verificar o seu caso e propor um tratamento adequado para você
Teria que analisar radiograficamente clinicamente e até uma tomografia da área para lhe dar um diagnóstico preciso, mas de antemão te digo que só extraímos canino quando não tem jeito de tracioná-lo, pois a chave de canino é a principal chave de oclusão e quando extraímos o canino a pessoa fica com o rosto murcho.
Cada caso precisa ser avaliado individualmente! Mas em geral o canino é um dente muito importante, e mesmo havendo necessidade de alguma extração, geralmente optamos por outro dente que não seja ele, quando possível!

Especialistas

Amanda Fernandes

Amanda Fernandes

Dentista

São Paulo

Júlia dos Reis Alves

Júlia dos Reis Alves

Dentista

São Paulo

Carolina Coronado

Carolina Coronado

Dentista

Aracaju

Carlos Eduardo Wudich Borba

Carlos Eduardo Wudich Borba

Ortodontista, Dentista

Porto Alegre

Julio Cesar Mordhorst

Julio Cesar Mordhorst

Dentista

Blumenau

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 419 perguntas sobre Dentes tortos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.