Olá, meu bebe tem 1 ano e 2 meses, nasceu de 36 semanas, estou preocupada com a fala, ele só emite

5 respostas
Olá, meu bebe tem 1 ano e 2 meses, nasceu de 36 semanas, estou preocupada com a fala, ele só emite sons de vogais aa,ee,ii, não fala consoantes ,só soltou duas vezes um " gaa", mas ele aponta p o que quer, segue comandos simples, ele aponta e faz força com a boca querendo falar mas não consegue. O que aconselham?
Olá.
Muitos aspectos devem ser investigados para um diagnóstico.
Procure uma Fonoaudióloga especialista em Linguagem para orientação. Ela fará encaminhamentos, se necessário.
Mas algo muito importante que uma boa profissional pode fazer por você agora é lhe ensinar a estimular a linguagem/fala do seu bebê. Se for necessário intervenção terapêutica ela lhe dirá, mas, neste momento, faça o que está ao seu alcance buscando boas orientações e fique em paz. P bebê/criança percebe muito a ansiedade dos pais e/ou cuidadores. Não significa não cuidar desse aspecto, mas cuidar e se sentir confiante.
Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Com essa idade seu filho já deveria estar pelo menos balbuciando outros fonemas (sons da fala) e por isso sugiro que você procure uma fonoaudióloga para que ela te oriente sobre como lidar e estimular a criança, sem contar a terapia de estimulação de linguagem! Procure brincar; fazer jogos lúdicos para estimular a linguagem do seu filho. Não fale ou faça coisas por ele, deixe-o explorar os espaços em que estiver.
Olá,
Se você tiver um pediatra ,que acompanha seu bebê,converse com ele , discuta com ele as orientações dadas pelos profissionais acima, procedem todas elas ,basta saber em que sequência segui-las.Fico a disposição.
Toda vez que ele apontar para algo você diga o nome da coisa de forma lenta e se possível em silabas. Outra sugestão é procurar um otorrinolaringologista que tenha experiência com crianças para se ter uma noção da audição da criança.
É importante que ele tenha uma avaliação audiológica para entender como esta a entrada da informação, para isso, é necessário que ele faça um acompanhamento com o Pediatra que solicite esta avaliação, de extrema importância.
No desenvolvimento típico de uma criança, com 1 ano ele irá falar palavras simples como (pai, mãe, bebe, nene, banana e outras), mesmo que distorcidas, ele irá emitir. Te aconselho que procure um Pediatra e um Fonoaudiólogo, para que haja uma avaliação especifica da linguagem e fala do seu pequeno para que seja orientado da melhor forma possível!
Existem estudos que correlacionam prematuridade e atraso de fala e linguagem, por isso é importante que desde agora seja acompanhado.

Especialistas

Ester Godinho

Ester Godinho

Fonoaudiólogo

Belo Horizonte

Ellen Cristine Almeida

Ellen Cristine Almeida

Fonoaudiólogo

Praia Do Forte

Mirian Sipriano

Mirian Sipriano

Fonoaudiólogo

Glicério

Antonio Victor Copque dos Santos

Antonio Victor Copque dos Santos

Fonoaudiólogo

Salvador

Eduarda Andreazza

Eduarda Andreazza

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Isabella Claudino Fernandes

Isabella Claudino Fernandes

Fonoaudiólogo

Ribeirão Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 18 perguntas sobre Atraso na fala
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.