Olá, meu bebê nasceu prematuro de 36 semanas, hoje está com 1 ano e 1 mês, ele não tem controle tota

1 respostas
Olá, meu bebê nasceu prematuro de 36 semanas, hoje está com 1 ano e 1 mês, ele não tem controle total do tronco e da cabeça, não senta, não engatinha, apenas rola de um lado para o outro, tem uma certa dificuldade em pegar objetos com a mão direita e um pouco de rigidez na perna direita. A pediatra pediu uma TC do cranio. Esse exame é o exame correto para diagnosticar caso tenha algo? Vi relatos de que a ressonância seria mais indicado, e que a tomografia emiti muitas radiações.
Olá! Entendo a sua preocupação com a saúde do seu bebê e com os exames que foram solicitados. Vamos conversar sobre isso?

A tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM) são exames de imagem que podem ajudar a identificar problemas no cérebro ou outras estruturas do corpo. Embora ambos os exames possam ser úteis na avaliação do seu filho, cada um tem suas vantagens e desvantagens.

A TC é um exame de imagem rápido e pode ser mais fácil de realizar em crianças pequenas que têm dificuldade em ficar imóveis por longos períodos de tempo. No entanto, a TC utiliza radiação ionizante, o que pode ser preocupante para alguns pais, especialmente se o exame precisar ser repetido várias vezes.

Por outro lado, a RM é um exame mais detalhado e que não utiliza radiação ionizante. No entanto, a RM pode ser mais difícil de realizar em crianças pequenas que têm dificuldade em ficar imóveis por longos períodos de tempo, e o exame pode levar mais tempo para ser concluído.

É importante que você converse com o médico que solicitou o exame para entender melhor qual é o exame mais adequado para o caso específico do seu bebê. O médico pode avaliar o histórico médico e as características do seu filho para ajudar a determinar qual exame é o mais apropriado.

Sugiro que você marque uma consulta com o médico que solicitou o exame para discutir suas preocupações e para entender melhor o que pode ser feito para ajudar o seu filho. O médico pode explicar melhor os detalhes do exame e fornecer orientações para ajudá-lo a se preparar para o procedimento.

Espero ter ajudado a esclarecer as suas dúvidas.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!