Olá, marquei com a minha GO de colocar o Mirena, tudo está bem até que ela falou que não conseguiu

4 respostas
Olá, marquei com a minha GO de colocar o Mirena, tudo está bem até que ela falou que não conseguiu colocar por que o diu não passará pela cavidade !? Pesquisei e não achei nada parecido ! Isso existe mesmo ?! Não conseguiu implantar o DIU?
Olá. A anticoncepção tem que ser individualizada de paciente para paciente. O seu médico irá avaliar as suas indicações, contra-indicações e expectativas em relação ao anticoncepcional.
Aproximadamente 95% dos DIUs conseguem ser colocados no consultório médico. Em alguns casos, a anestesia de colo uterino pode ajudar.
Em torno de 5% dos DIUs, a inserção no consultório pode ser difícil. A inserção em ambiente de centro cirúrgico, com sedação, sob avaliação heteroscópica ou guiada por ultrassom pode ajudar.
Mulheres com histerometria menor que 6 cm o uso do DIU pode não ser possível.
Existe grande chance de você conseguir usar o DIU hormonal. A sua avaliação clínica é fundamental.
É um excelente método de anticoncepção com risco de falha de 2 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,2%). Você tem 90% de chance de ter uma boa adaptação ao DIU e de apresentar um padrão de sangramento favorável.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O DIU mirena foi fabricado com especificação própria para se adequar a cavidade do útero. Entretanto, algumas mulheres podem apresentar alterações no formato do útero que inviabilizam a colocação do DIU. Outras mulheres podem apresentar estreitamento do canal do colo uterino, por onde deve passar a cânula para colocação do DIU. Nesse caso, o DIU pode ser colocado acompanhado de uma avaliação pela vídeo-histeroscopia. Converse com o seu médico sobre essas possibilidades.
Em primeiro lugar preciso saber se você já engravidou ou passou por alguma cirurgia ginecológica como curetagem uterina, cauterização, pois alguns procedimentos poderão levar a uma estenose do canal endocervical,caso nunca tenha engravidado e se esse procedimento foi feito em consultório, poderá sim apresentar uma dificuldade durante sua inserção,existem outras patologias uterinas que podem dificultar essa colocação
em resumo poderá sim ter dificuldade, cada caso um caso.
Isso pode acontecer por estenose (estreitamento) do canal endocervical (situação em pode ser feita dilatação do colo- geralmente com anestesia no centro cirúrgico) e pode ser auxiliado por videohisteroscopia para casos em que há tortusosidade do canal endocervical ou variação anatômica (retroversoflexao o útero). Ou casos de útero extremamente pequenos no comprimento (menores que 4-5 cm) que não cabem o DIU.
O caso deve sempre ser avaliado caso a caso, principalmente pelo ultrassom prévio.

Especialistas

Mariana Morette Giampietro

Mariana Morette Giampietro

Ginecologista, Mastologista

Araçatuba

Agendar uma visita
Nayara Santos

Nayara Santos

Ginecologista

Brasília

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2314 perguntas sobre DIU mirena
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.