Olá, há meses venho me preocupando muito com qualquer dor que sinto, procuro na internet o que pode

18 respostas
Olá, há meses venho me preocupando muito com qualquer dor que sinto, procuro na internet o que pode ser, fico deprimida e sempre acho que estou com alguma doença grave. Também sinto pontadas no corpo todo, principalmente no abdômen e costelas, isso pode ser ansiedade?
Olá! Precisamos entender a raiz dessas preocupações. Se realmente há algo no seu físico que esteja gerando de fato essas dores. Você já fez um check up com os médicos e foi descartado qualquer doença? De qualquer forma em paralelo compreender o seu psicológico que influencia diretamente no seu físico, como é comum na ansiedade e também nas doenças quando olhamos através da Psicossomática. Podemos olhar também essas preocupações de firma simbólica e entender que preocupação é esta com a dor e que dor é esta que lhe aflige. Olhar para uma dessas perspectivas não exclui a outra. Somos Seres integrais e devemos cuidar de todas as nossas facetas, não adianta olhar só para uma delas! É como se eu comprasse um videogame mas não soubesse usar o controle, uso de qualquer forma e acabo quebrando o controle e fico impossibilitada de jogar; daí não adianta consertar só o controle porque vou acabar quebrando o de novo; também não adianta só ler o manual pq com o controle quebrado, msm sabendo como funciona e como jogar não conseguirei jogar! É preciso ler o manual e consertar o controle! A mesma coisa conosco, precisamos cuidar do corpo e da nossa psique para que saibamos utiliza-lo no “jogo” da vida!
Estou a disposição. Bom Caminho!

Olá! Seu interesse ou desejo por saúde está voltado para a ausência de doenças. Com esta atenção em demasia, fica notando tudo o que ocorre com o organismo e isto vai lhe gerando preocupações… de fato devemos olhar para o nosso corpo e perceber o que estamos sentindo! No entanto, existe uma diferença grande entre doença e enfermidade. Me parece que está se sentindo enferma, porém sem estar de fato doente! O que podemos entender como alguma construção na sua mente. Por que o excesso de preocupação com as dores? Qual o medo que está por detrás disso? Você precisa fazer um movimento de virar a chave, focando na vida saudável e não nos sintomas! Não deixe de ir ao médico e ao psicólogo, porém viva a vida com coragem e determinação, com a esperança de que a vida pode se sustentar, apesar de algumas dores, e você ser produtiva para si mesmo e para os outros.
Olá! O corpo e a mente funcionam sincronicamente, um influência o outro. Primeiro seria interessante buscar ajuda médica para identificar se há alguma possibilidade de problema físico. Se caso já tenha o feito ou até mesmo simultaneamente seria interessante buscar ajuda com algum profissional psicólogo, sintomas psicossomáticos não são incomuns e identificar e compreender as questões que podem estar lhe causando é importante para tratá-los e assim adquirir uma melhor qualidade de vida. Por exemplo, o gasto de energia que está inserindo na busca de sintomas pode ser um estímulo a preocupações e assim gerar mais um sintoma, tornando-se um processo cíclico. Espero que tenha ajudado e boa sorte!
Olá! Se estes sentimentos te deixam preocupadas, nervosas e se te incomoda, é importante procurar auxilio profissional. Tente uma ajuda médica para tirar suas dúvidas, como também uma avaliação clínica. E, caso não seja identificado questões orgânicas, procure uma ajuda psicológica para te auxiliar a lidar com seus sentimentos. Ressaltando a importância do equilíbrio na vida, cuide da sua saúde física e mental sempre!
A primeira coisa que deve fazer é consultar um médico e fazer um check up , se nada for constatado, está eliminado a parte médica ai sim pode se ter certeza, que é algum disfunção psicológica, deve procurar um psicólogo para o diagnóstico.
Olá! Pode sim. Esse sentimento é mais comum nos espaços terapêuticos do que se imagina... Penso no quanto tem sido difícil pra você... A possibilidade de adoecer acabou assumindo um papel central na sua vida e isso é cansativo mesmo... Porém antes de afirmar que se trata de ansiedade é importante que esses sintomas sejam adequadamente avaliados. Isso significa que se você ainda não fez uma avaliação clínica, é necessário que busque um médico da sua confiança para investigar seu quadro de saúde. Caso seja constatado que não há nenhuma causa orgânica/física que justifique os sintomas que tem apresentado, você poderá se beneficiar com a psicoterapia para aprender a lidar melhor com tais preocupações, de forma que a ansiedade não continue prejudicando o seu funcionamento e qualidade de vida. Com o acompanhamento psicológico, é possível controlar a ansiedade e aliviar o sofrimento. Além disso, com a psicoterapia você será capaz também de ampliar o seu repertório de autoconhecimento. Cuide-se bem!
Como muitos colegas já orientaram é importante fazer uma avaliação médica para descartar possibilidades de alguma doença física,no entanto sua preocupações em excesso com uma suposta doença podem sim demonstrar um transtorno de ansiedade! Procure ajuda especializada e não em pesquisas aleatórias. O médico pode solicitar exames e o psicólogo pode te ajudar nesse processo de entender melhor suas preocupações e necessidades não atendidas com a manifestação dessas "dores" físicas/emocionais! Corpo e mente estão interligados!
Pode ser uma manifestação da Ana idade, sim. Eventualmente, hipocondria (acreditar ter uma doença mesmo sem ter) aparece como manifestação da ansiedade, tendo por trás dela um acúmulo de impulsos destrutivos que estão voltando-se contra a própria pessoa. Mas vale a pena averiguar melhor em sessões com um psicólogo da sua confiança se é isso mesmo.
Pode sim ser ansiedade . A questão que o psicólogo pode ajudar pois analisando sua história de vida poderão juntos entender o que está acontecendo com você .
Um abraço Lúcia
Olá, você relata que procura respostas sobre suas dores na internet. Nâo que seja proibido consultar a internet, porém muitas vezes não ajuda em nada, aliás, pode é atrapalhar muito. No seu caso, o mais correto é procurar um médico para fazer uma avaliação geral. Interessante também seria logo a seguir procurar um psicólgo que lhe inspire confiança para uma avaliação psicológica. Espero ter te ajudado.
Há indícios de sintomas de Ansiedade sim, porém não se pode fazer o diagnóstico pela internet. O ideal e que procure um profissional de saúde mental para que consiga fazer uma diagnóstico personalizado e adequado. Entenda que o quanto antes buscar um tratamento, mais efetivamente e rapidamente poderá ter maior qualidade de vida. Pense nisso!
Inicialmente, sugiro que procure um especialista em dor. Um neurocirurgião funcional. E posteriormente, a indicação de um psicólogo para uma avaliação diagnostica.
Olá, seria interessante você procurar um médico para verificar se há algum problema de ordem biológica, caso isso seja descartado, procure um psicólogo, pode ser ansiedade sim, acumulo de estresse, somatização, não importa o nome que daremos para isso, o que importa é esse sofrimento ser tratado. Todos podemos ter uma qualidade de vida melhor. Se cuide. Abraço.
Como vai?? A primeira coisa a fazer é procurar um médico para investigar a parte clinica, confirmar ou descartar qualquer problema de ordem física. Depois com um psicólogo para entender e investigar a cerca desses sintomas da qual se queixa. A ansiedade pode causar diversos sintomas como os citados por você e muitos outros, mas a medida que não recebe atenção e cuidado podem se agravar.
Olá! A melhor opção é procurar um médico. Descartados os sintomas físicos, pode-se pensar em ir a um psicólogo e verificar se não são sintomas psíquicos ocasionados por distúrbios mentais. Que bom que está atenta aos sintomas, mas evite tentar descobrir sozinha - ou com a ajuda da internet - o que seu corpo está tentando te mostrar.
Pode. Assim como pode não ser. É sempre importante ter cautela antes de fazer um diagnóstico. Médicos e profissionais da saúde fazem primeiro uma avaliação apurada do paciente antes de emitir qualquer opinião. O mesmo seria recomendado aos pacientes, de forma a não se contentarem com as respostas encontradas no Google. O mais indicado, no seu caso, seria buscar um médico, fazer exames e então decidir o próximo passo. Se for algo orgânico, você terá informações mais precisas sobre o que fazer. Se as causas forem desconhecidas, pode ser que sejam angústias que você terá que tratar em psicoterapia. Um degrau por vez. Abraço!
Olá! O que você descreve podem sim ser sintomas de ansiedade, mas antes de qualquer coisa é fundamental descartarmos qualquer condição física. Por isso, o mais indicado seria procurar um médico, fazer exames, e a partir daí pensar nos próximos passos Um abraço!
Olá! Como está? Acredito que seja interessante fazer alguns exames clínicos para descartar quaisquer desordens biológicas pois é arriscado dizer se essas dores que a senhora sente são consequências de um caso de ansiedade.
Recomendo que a senhora procure um clínico para entender melhor o que está havendo com seu corpo.
Espero que fique bem.
Abraço.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!