Olá. Há alguns meses tenho notado o surgimento de uma ansiedade muito intensa (quase um ataque de pâ

34 respostas
Olá. Há alguns meses tenho notado o surgimento de uma ansiedade muito intensa (quase um ataque de pânico, eu diria) toda vez que faço ingestão de bebidas alcoólicas mesmo em pequenas quantidades. Não após beber, mas durante. Sinto taquicardia, palpitação e aquele mal-estar típico da ansiedade, com sensação de falta de ar (somente sensação), leve tremedeira, pensamentos extremamente acelerados, midríase e sensação de estar perdendo o controle, enlouquecendo. Não sou alcoólatra e nem tenho histórico. O álcool pode produzir efeitos paradoxais/contrários? Isso pode ser indicativo de algum problema fisiológico ou psicológico?
Olá, sabemos que o álcool tem um feito direto no sistema o nervoso, seria interessante procurar um psicólogo para uma consulta e maiores esclarecimentos, assim não caímos no senso comum de achismos sem maiores informações.

Sugiro que busque ajuda de um psicólogo para uma avaliação mais precisa envolvendo a sua queixa. Abcs
O álcool deixará algumas questões mais evidentes, muitas vezes trazendo um material inconsciente que, talvez pelo tempo ou outro motivo, você acredite que já tenha passado, mas ainda tem algo a processar mentalmente. Assim, não faz sentido beber e se colocar numa zona emocional frágil sem o cuidado adequado. A Terapia EMDR é incrível para casos como o seu. Um grande abraço!
Essa ansiedade parece uma reação a algum conteúdo inconsciente se aproximando da consciência pelo efeito de "relaxamento" que o álcool provoca sobre a barreira de repressão que separa conteúdos inconscientes de conteúdos conscientes. Se você fica ansioso com a aproximação desse conteúdo, pode ser que seja momento oportuno para se iniciar uma terapia a fim de lidar melhor com esse conteúdo.
Um forte abraço e fico à disposição!
Olá!
A bebida alcoólica tem muitos efeitos no organismo e depende de cada pessoa as reações, portanto é importante fazer terapia para investigar melhor e procurar a causa do problema.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 160
Olá! Como você está? Sei que é difícil não procurar uma causa para o que sente, mas antes precisamos compreender o que sente. A causa não vai aparecer sem que antes se compreenda o momento que você está passando como um modo. Como se sente enquanto ingere o alcool? Como está sua vida atualmente? Existem outras situações que se sinta assim? Enfim, existe uma rede de sentidos que precisa ser minuciosamente olhada e trabalhada. Precisando de ajuda nesse sentido, procure um psicoterapeuta. Forte abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Bom dia! Primeiramente considero importante nesse primeiro momento evitar bebidas álcoolicas já que estão sendo fonte de gatilho para suas crises de ansiedade.
Já se sabe que Quando você tem síndrome do pânico, o álcool pode sim ter uma influência negativa sim! A pessoa que sofre de sindrome de pânico já está em um estado hipersensível e o álcool pode aflorar esse estado ainda mais.
O álcool pode causar sensações de tontura, palpitações que se assemelham a um ataques de pânico, o que pode vir a ser um gatilho.

No entanto não é o álcool a origem do problema. É importante tratar a síndrome do pânico! Busque um psicólogo para te ajudar a explorar o que vem desencadeando suas crises. Um grande abraço.
Olá! Sugiro que você interrompa o uso de álcool, pelo menos neste primeiro momento. E sugiro também que você procure uma ajuda especializada para entender esse gatilho, que é o próprio álcool, que te traz tantas consequências indesejadas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá!! Primeiramente, é importante que não evite simplesmente os sintomas. Precisa entender o que está acontecendo, o que está provocando os sintomas descritos. Para isso, é necessário procurar um psicoterapeuta para uma investigação mais profunda e detalhada.
Olá! Aparentemente essa ansiedade está relacionada ao consumo do álcool. Mas, seria importante buscar ajuda profissional para compreender melhor como essas duas coisas estão conectadas. Abraço!
Olá
Sugiro que busque ajuda de um psicólogo para uma avaliação mais precisa envolvendo a sua queixa.
Abraço.
Olá
Qualquer droga pode produzir efeitos adversos.
Aconselharia a você nesse primeiro momento a procurar ajuda com um/a psicoterapeuta. Estando mais seguro, você poderá fazer melhores escolhas inclusive em relação a ingestão de bebida alcoólica nesse momento.
Boa sorte
O álcool afeta diretamente o nosso sistema nervoso e por isso, você pode ter sintomas diversos. O ideal é não tomar mais álcool durante um período para que você possa verificar se estes sintomas aparecem em outras ocasiões.
Olá, se analisarmos por fora, compreendemos que qualquer droga pode produzir efeitos adversos. Indico a você nesse primeiro momento a procurar ajuda com um psicoterapeuta. Pois pode estar atrelado a situações anteriores. Espero ter te ajudado. Abraços!
Olá!
Os efeitos do álcool variam de pessoa para pessoa.
Algumas, podem chegar a ter comportamentos agressivos, umas nehum comprometimento maior, outras só euforia e outras doenças complexas do [SNA] Sistema Nervoso Central.
Avaliar e nominar seu relato, sem maiores esclarecimentos, é deverasmente preciptado.
De forma geral, fazer uma terapia, é uma diretriz básica e não quer dizer que você tem algum transtorno.
Nem todas as pessoas que fazem terapia, apresentam Transtornos.
Muitas pessoas, por auto cuidado e querer sempre estar emocionalmente bem, pois cada dia é único, se cuidam e tem este suporte com a maior naturalidade.
A avaliação e o acompanhamento dirão o melhor caminho.
Procure ajuda, é o melhor para você!
Ao dispor.
Considerando que o álcool atua no Sistema Nervoso Central, ele pode causar reações adversas desagradáveis. É aconselhável que suspenda o uso e procure a ajuda de um profissional capacitado para entender melhor a situação.
Gatilhos podem estar sendo acionados . Eh importante atentar-se mais à fundo .
Olá! Como você já conseguiu identificar a situação que está desencadeando essa crise, é importante que pelo menos por enquanto, você evite ela. Seria interessante você se engajar em um processo de terapia para discutir a fundo esta questão, dentre outras que possam se manifestar, para que você consiga, elaborar o que realmente vem acontecendo com você. Quando estiver ciente do que está por trás do uso do álcool, será possível pensar em estratégias mais efetivas para controlar esses sintomas e ter mais qualidade de vida. Busque um Psicólogo e saiba como ele poderá te auxiliar nisso. Cuide-se bem!
Bem vamos lá... como quase sempre difícil será te dar uma resposta de imediato...mas o que penso é que as drogas, assim como as bebidas, tem para cada um um sentir diferente...de todo, seria tão interessante, em uma conversa com um psicólogo, em uma terapia, se houver uma boa transferência, dar significados a esse seu sentir...pode até ser algo ligado às sua respostas demasiadamente exigentes à pessoas com as quais você tem um vinculo estreito...reconhecimento da parte dela, tantos outros fatos...assim, te recomendo uma psicoterapia, ver onde estarão os seus prazeres e por que não seus desprazeres...
Você parece que tem um problema que é perder o controle, a bebida dá essa sensação de perda de controle. Vamos falar disso?
Olá! A ingestão regular de bebidas alcoólicas, especialmente se feita em excesso, pode ser uma das causas para o aparecimento da ansiedade, mas também um dos principais trampolins para o seu agravamento. O álcool é um sedativo e depressivo e, como resultado, pode ter um efeito calmante e relaxante.No entanto, o álcool também é uma toxina que pode causar estragos no corpo, tanto a nível psicológico como físico. E isto porque o álcool “muda os níveis de serotonina e afeta os neurotransmissores do cérebro”, o que faz com que desencadeie sintomas de ansiedade ou até os agrave quando estes são já frequentes. Procure ajuda de um Psicólogo. A terapia é uma grande aliada e apresenta bons resultados no tratamento da ansiedade. Fica posto o convite! Abraço!
Olá, esses sintomas podem ser indícios de algum tipo de transtorno de ansiedade, mas antes de qualquer avaliação, procure uma psicóloga para avaliação mais aprofunda sobre qual seria o seu gatilho sobre esses episódios que está tendo.
O álcool é um depressor do sistema nervoso central. Por se tratar de uma substância tóxica, é responsável por diversas causas de adoecimento e morte em todo o mundo. Por afetar diretamente o cérebro, o álcool é responsável por desencadear e/ou agravar quadros de ansiedade, depressão, psicose e outros. Pode ser que a sua tolerância ao álcool seja baixa ou que ele esteja agravando uma situação já preexistente. Consulte um psicólogo. Conte comigo!
Olá! O álcool causa alteração no sistema nervoso, causa. Mas, pelo seu relato está mais para cunho psicológico. Sugiro procurar um psicólogo, pois é preciso entender quando isso começou, sua relação com o álcool antes e depois de perceber esses sintomas, se está relacionado com o medo da falta de controle, histórico familiar, e por ai vai...Um abraço.
Sugiro que busque avaliação com o Psicólogo.
Olá, primeiramente é preciso fazer um check up para avaliar sua saúde como um todo e descartar qualquer adoecimento.
No campo emocional/psicológico é preciso investigar e analisar diante de quais contextos você apresenta sintomas de ansiedade, como também, identificar quais sintomas são apresentados.
Também é importante investigar qual a função da bebida alcóolica na sua vida, como por exemplo, como é um dia em que você bebe, qual a quantidade de bebida ingerida, com qual frequência você ingere bebida alcoolica, etc.
A psicoterapia pode te ajudar.
Olá, é importante realizar um check up geral para avaliar a sua saúde e garantir se não há alguma influencia física nesses sintomas. A psicoterapia pode te auxiliar com suas queixas emocionais e entender sua interação com o álcool e possíveis sintomas. Sugiro que busque ajuda de um psicólogo para uma avaliação mais diretiva e profunda. Espero poder ter te auxiliado.
Abraços!
Olá! Os sintomas de ansiedade podem ser desencadeados por múltiplos fatores ou experiências como as que você relata. É importante neste momento você investigar com um médico possíveis causas fisiológicas realizando um check-up e, não constatando alterações relevantes, posteriormente, buscar um psicólogo para investigar causas psicológicas através da psicoterapia. Um abraço.
Bom dia! Possivelmente, a bebida pode estar sendo um gatilho para esse sintoma vir a tona (tanto antes do consumo, como após) por causas psicológicas inconsciente relacionada ao seu histórico de vida. Também é importante observar as causas e efeitos fisiológicos, pelo fato da alteração causada no sistema nervoso central. Procure ajuda de um profissional psicólogo / psicanalista, para investigar as causas emocionais que está causando essas crises. Sigo a Disposição, abraços.
Olá, boa tarde, tudo bem?

Estudos indicam que pode haver a presença de sintomas de ansiedade decorrentes da ingestão de bebidas alcoólicas, pois o álcool pode agir na regulação emocional, desencadeando situações de ansiedade.

É importante, porém, que você realize exames que possam detectar se há a presença de alguma alteração física, mas também, é relevante procurar auxílio de profissionais da área da saúde mental, como psicólogo e psiquiatra, para a compreensão emocional desses sintomas, e do seu contexto.

Um médico neurologista também é indicado, nesse caso, para elucidar questões relacionadas a circuitos cerebrais e a influência de substâncias exógenas nesses processos.

Espero ter esclarecido.

Estou à disposição,

Abraço.

Oi. Como voce está?
O álcool tem efeito direto no sistema nervoso, então pode contribuir para seus sintomas sim.
Compreendo que é uma sensação muito ruim e difícil, e pelo seu relato me parece sintomas de crises de ansiedade, quando a ansiedade se eleva pode apresentar sintomas como os que você relatou, mas é bem importante buscar ajuda profissional para que esse quadro não evolua e lhe cause ainda mais transtornos. Nesse momento te recomendo procurar um psicólogo(a) para inicialmente fazer um melhor diagnóstico e caso seja necessário na sequencia um médico psiquiatra. Em muitos casos um quadro de ansiedade elevada pode ser tratado apenas com psicoterapia, pois na medida que irá se reconhecendo melhor poderá desenvolver maneiras próprias para lidar com o que está acontecendo de forma mais tranquila e voltando a ter mais qualidade de vida. Estarei à sua disposição caso decida buscar essa ajuda profissional!
Sim, o álcool pode produzir efeitos contrários que são desencadeados por diversos fatores, entre eles o estado emocional de quem consome. O fato é que o ato de beber álcool, para você, envolve uma resposta emocional, portanto, diria que faz sentido pensar que indique um problema psicológico, usando seus termos. Abraço.
Olá! Corpo e mente estão muito interligados, pode ser que a reação seja fisiológica e psicológica dependendo da quantidade de consumo de álcool. Entretanto o disparo da ansiedade/ medo pode estar ligado a uma série de percepções, relacionadas ao que disse... medo de enlouquecer, por exemplo. Que tal agendar um encontro para falarmos um pouco mais sobre isso?
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 100
Oi! Considerando que a ingestãode álcool produz alterações físicas, além das emocionais, sugiro que você faça uma avaliação médica, até mesmo com um clínico geral para saber exatamente se esses sintomas são oriundos do corpo físico ou não. Caso esteja tudo certo com seu organismo, indica que a ingestão do álcool está desencadeando sintomas emocionais que não aparecem quando você está sóbrio. Para saber porque isso está acontecendo será necessário uma avaliação/acompanhamento de um profissional da área da saúde mental, uma vez que essas sensações acentuadas informam que algo lhe incomoda profundamente, ainda que você não tenha consciência disso. Por isso, o acompanhamento psicoterapêutico te ajudará a entender esses seus sintomas.