Olá. Há 4 anos comecei a ter crises de pânico. Após isso, desenvolvi depressão. Nunca consultei

8 respostas
Olá. Há 4 anos comecei a ter crises de pânico. Após isso, desenvolvi depressão. Nunca consultei psicólogos, apenas neurologista e psiquiatras, mas sinto que ambos apenas ouvem rapidamente meus sintomas e passam remédios. Já tomei uns 10 diferentes. Qro mudar. A quem devo recorrer? Obrigada.
Bom dia. Primeiramente, procure um
psiquiatra que tenha experiência e seja bem qualificado profissionalmente para seu atendimento na sua cidade. Um médico bem treinado não somente escuta o paciente, entende seus conflitos como além disso ainda pode lhe passar uma medicação de forma acertada, se for necessário.
Seu relato de uso de 10 medicações não é nada comum, apesar de possível de acontecer. Após isto, procure um psicoterapeuta para realizar atendimento psicoterápico .
Geralmente psicólogos o fazem, mas alguns psiquiatras também realizam. De imediato, uma terapia cognitiva comportamental, de apoio ou interpessoal pode lhe trazer uma orientação mais breve. O importante é seguir firme no tratamento após escolher os profissionais e ter paciência também. Trocas constantes também podem dificultar a sua evolução. Força e saúde. A disposição.

Os transtornos psiquiátricos, humor, ansiedade entre outros, melhor seria tratados se combinados, Psiquiátria e a Psicologia. A psiquiatria cuida dos sintomas topograficos que geram sofrimentos no físico, (ex;choro, sentimento negativo..) gerado pela psique que geram alterção da neuroquimica ou vice versa . A psicologia investiga a função do sintoma, o que gera e o porque?. Tomando como exemplo o choro, ainda que seja igual"choro ", o sentimento motivador interno é diferente, pois, se para um é de medo de perder um amor, outro de fracassar, rejeição, saudades, desamparo, solidão. O pensamento interno sobre o motivo é diferente. Assim, a necessidade da psicoterapia, o autoconhecendo a partir daí saber como fazer, se não só mudará de medicamentos. Pois, assim com neuroquimica interfere no pensamento e comportamento o inverso também ocorre, se retroalimentando.
Olá, o mais ideal para tratarmos transtorno do
pânico é associar a psicoterapia, com um bom
psicólogo, com uma terapia medicamentosa. A terapia
é importante, pois vai ajudá-lo a saber lidar e reconhecer
o que ocasiona as crises de pânico, ou seja, vou vai
aprender a lidar com a doença! Dessa forma, busque
ajuda de um psicólogo para trabalhar junto com o
psiquiatra!

Rafaela Câmara
Bom dia. Nesse momento, para mudança de medicação, busque um Psiquiatra de sua confiança e que tenha vivência com pacientes depressivos. Após isso, é interessante combinar o tratamento com o auxílio de um Psicólogo para buscar os sentimentos internos que estão levando a esses sintomas.
Você traz algumas informações importantes como o uso de variadas medicações e não se "sentir escutada" pelos profissionais que já procurou. É válido buscar alguém que você se sinta mais à vontade e que possa lhe ajudar a lidar melhor com este sofrimento. A Psicoterapia é uma boa alternativa pois possibilita entender melhor o conflito pelo qual está passando. Associar a Psicoterapia com medicação e atividade física pode lhe trazer grandes benefícios.
Já foi demonstrado em pesquisas científicas que apenas o uso de antidepressivos não é eficaz em caso de depressão sem serem acompanhados por psicoterapia. Além dessas pesquisas também temos a sua experiência de vida mostrando isso. Sendo assim, recomendo que procure um psicólogo para começar a sua psicoterapia. Tenho certeza que poderemos lhe ajudar. Caso deseje mudar a medicação sugiro discutir isso com o seu psiquiatra de confiança.
O desejo de "ser escutada" é algo que deve ser considerado. Os sintomas dizem algo e apenas o uso de medicação não auxilia esse processo. Conforme dito anteriormente, a combinação entre psiquiatria e terapia é fundamental (ou seja, o uso da medicação quando for o caso é importante). A psicanálise pode ser uma ferramenta importante de escuta desses sintomas: quando se iniciaram? visam te defender do quê? etc. Converse com amigos e conhecidos e busque uma indicação. Uma boa análise depende de confiança e empatia e em muitos casos é comum passar por diversos profissionais até encontrar aquele com o qual o processo analítico venha a se estabelecer.
Procure logo um psicólogo!
Ele irá lhe auxiliar a compreender o porque destas crises, o porque da depressão etc... Irá lhe auxiliar a buscar uma melhor qualidade de vida e bem estar emocional. Não perca mais tempo!