Olá! Há 3 anos frequento psiquiatra e psicólogo para melhorar a ansiedade. Já fui em 3 psiquiatr

16 respostas
Olá!
Há 3 anos frequento psiquiatra e psicólogo para melhorar a ansiedade.
Já fui em 3 psiquiatra e ambos falaram que tenho TDAH nítido pelo histórico familiar e meus relatos.
Mas que não podem fazer nada porque o SUS não permite. E no particular é muito caro, sou de baixa renda e nunca consegui ir. Estou há 1 ano na fila das faculdades mas por conta da pandemia ainda não houve retorno.

Gostaria de saber quantas sessões são para o profissional neuropsicólogo diagnosticar o TDAH? São mesmo necessárias 4 avaliações? Ou é possível apenas 1 ou 2?

Obrigada
Uma consulta é o suficiente. A avaliação é clínica puramente

Olá, imagino a sua preocupação e frustração em não estar conseguindo ter acompanhamento adequado. Para um diagnóstico preciso, é necessário mais de uma especialidade avaliando, pois vários elementos são investigados. Em se tratando da hipótese de TDAH, é recomendado que o paciente seja avaliado por Psicólogo, Psicopedagogo clínico e Neurologista. Cada especialista irá aplicar avaliações/ferramentas para melhor analisar o caso clínico.
Espero ter ajudado.

Cordialmente,
Dra. Maiara Amaro.
A avaliação neuropsicológica abrange uma anamnese detalhada e a aplicação de instrumentos para avaliar memória, atenção e funções cognitivas. A quantidade de sessões/horas vai depender da dinâmica do neuropsicológo, mas, no mínimo, dois a três encontros serão necessários para recolher todas as informações necessárias.
O TDAH não pode ser diagnosticado com precisão apenas a partir de breves observações no consultório. A pessoa nem sempre exibe os sintomas de TDAH durante a visita ao consultório, e o diagnosticador precisa fazer um histórico completo da vida.
O TDAH pode estar associado a depressão, transtornos de humor ou uso de substâncias. Adultos com TDAH freqüentemente enfrentam dificuldades no trabalho e em suas vidas pessoais e familiares relacionadas aos sintomas de TDAH. Muitos têm desempenho inconsistente no trabalho ou em suas carreiras; têm dificuldades com as responsabilidades do dia a dia; ter problemas de relacionamento; e pode ter sentimentos crônicos de frustração e culpa.
O TDAH está relacionado com as dificuldades em manter a atenção, memória, capacidade de priorizar e gerenciar pensamentos e ações. Essas características dificultam suas ações e orientação em seu comportamento ao longo prazo de forma mais eficaz..
A psicoterapia Cognitva-Comportamental é fundamental para melhora dos sintomas e do funcionamento do indivíduo. Já que o diagnóstico do TDAH é apenas uma condição de enquadre do DSM, ou seja, parâmetros para um tratamento adequado, e não uma condição permanente do paciente.
Infelizmente o SUS ainda não oferece o serviço de avaliação de TDAH. Já existem projetos de lei buscando ser aprovados para poder implementar esse serviço. Sobre o diagnóstico, é necessário duas etapas. A primeira é a análise clínica feita por um neuropsicólogo, basicamente uma entrevista aberta onde conversarão sobre você e seus sintomas. A segunda etapa é a aplicação de testes psicológicos.

O diagnóstico de TDAH (assim como de qualquer neurodivergência) é muito complexo! NUNCA uma única conversa com psiquiatra seria capaz de diagnosticar algo tão complexo. Por isso, se buscar um psiquiatra que te disser em 10 minutos que você não tem TDAH (ou tem), sem ao menos te encaminhar para testes, ignore e busque um profissional ético.
No processo de avaliação adequado, serão feitos em torno de 5 a 6 sessões de aplicação de testes psicológicos, como teste de personalidade, habilidade cognitiva, habilidade de linguagem e de cálculo, memória, depressão, ansiedade, entre outros. A junção da análise clínica com os resultados dos testes é que vai determinar se você tem TDAH ou não. Caso o resultado seja positivo, é recomendado buscar psicoterapia com um psicólogo de abordagem TCC (Terapia Cognitivo Comportamental). A maioria dos psicos em convênios, aparelhos dos SUS e/ou de projetos sociais, utilizam abordagem TCC.

Parece que as faculdades já estão voltando a atender. Se você mora em São Paulo, a CIECS da FMU está atendendo! Também existe o site Mapa Saúde Mental (busque essa frase no google), onde você pode encontrar atendimentos gratuitos ou a preço simbólico por todo o Brasil.
Querida, entendo seu sofrimento. Uma pena que o SUS não possa te atender. Para qualquer diagnóstico preciso é importante uma avaliação aprofundada e isso leva algumas sessões, o que pode passar de 2 sim. Aqui no Sul nos temos o Amor Saúde que tem valores mais acessíveis no particular, investigue se tem na sua cidade clinicas assim também. Ficarei na torcida!
Olá, o diagnóstico de TDAH geralmente é feito de forma multiprofissional, envolvendo psiquiatra e psicólogo. São realizados testes de rastreio e avaliação neuropsicológica para confirmar ou descartar a hipótese inicial. A partir disso, poderá ser desenvolvido um processo de intervenção terapêutica que poderá englobar diversos profissionais (psicopedagogo, psicólogo, fono entre outros)
Olá, o diagnóstico do TDAH é dado por meio da observação clínica, por meio de relatos e questionários específicos. É recomendável fazer avaliação neuropsicológica completa para mapear os aspectos cognitivos mais prejudicados e os mais preservados, pois a partir destas informações será elaborado um programa de intervenção. No caso de pacientes adultos, é possível realizar a avaliação entre 3 a 4 sessões.
Uma avaliação neuropsicológica inclue uma anamnese detalhada e a aplicação de instrumentos para fazer um examedas funções cognitivas, da memória e atenção. Geralmente são necessários dois a três encontros serão necessários para ter acesso a todas as informações necessárias. Mas o importante não é apenas o diagnóstico mas o resultado em si, que vem de um bom tratamento, exercícios e correções no estilo de vida.

Embora a análise clínica possa determinar um diagnóstico, em apenas uma consulta não é possível diagnosticar TDAH, principalmente em adulto, visto que esse transtorno tem origem na infância (em adultos os sintomas precisam está perceptível a partir de 12 anos ao menos). Além disso, precisa ser levantada uma entrevista clínica com familiares e pessoas conhecidas que acompanhavam e acompanham seu dia a dia, investigar possíveis dificuldades escolares na infância e comportamentais dentre outras questões. Sinto muito não ter tido assistência no SUS para essa demanda. Visto que, diante de um diagnóstico é possível ajudar na intervenção adequada e ter acessos a benefícios que irão te auxiliar no sucesso acadêmico, como você exemplifica. Faz-se necessário ao menos 06 a 08 sessões para fechar diagnóstico, busque neuropsicólogo, psicólogo ou neurologista que atendam nas clínicas escolas universitárias de sua cidade, elas podem lhe ajudar nisso. Espero ter ajudado, abraço!
Olá! O diagnóstico é inteiramente clínico.São vários testes, em média sete sessões, e estas só podem ser aplicadas por neuropsicólogos. Assim conseguirá ter uma avaliação correta.
O diagnóstico do TDAH não pode ser feito apenas com base em uma única sessão de avaliação. O processo de diagnóstico é geralmente composto por diversas etapas, que podem incluir entrevistas clínicas, questionários, observação do comportamento e desempenho em testes neuropsicológicos. O número de sessões necessárias para o diagnóstico pode variar de acordo com o profissional e o método utilizado, mas geralmente é recomendado um número mínimo de 4 a 6 sessões de avaliação. É importante ressaltar que o diagnóstico do TDAH deve ser feito por um profissional especializado e capacitado na área, como um neuropsicólogo, que irá avaliar as características clínicas do paciente e levar em consideração o histórico de sintomas e tratamentos anteriores.
Olá! Infelizmente o nosso sistema não consegue atender a todos de maneira eficiente ou até mínima.
Com apenas uma sessão podemos ter sim uma avaliação para o TDAH.
O TDAH tem suas características marcantes. A ansiedade é bastante presente mesmo. Assim como a baixa auto estima.
A terapia pode ajudar muito a aprender a lidar com sua mente.
Entre em contato comigo.
Tenho um programa de atendimento social e online para pacientes com TDAH e TEA.

Olá!
O ideal são de 2 a 3 sessões, para que a avaliação seja feita de forma mais assertiva. Procure por clínica social, lá você terá valores mais acessíveis.
Boa sorte!
Olá! Entendo sua situação e a importância de obter um diagnóstico adequado para o seu tratamento. O diagnóstico de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) por um neuropsicólogo geralmente envolve uma série de avaliações para garantir a precisão. Normalmente, o processo inclui uma entrevista inicial para coletar informações sobre o histórico médico, familiar e comportamental; a aplicação de testes neuropsicológicos específicos que avaliam funções cognitivas, atenção, memória, entre outros; observações e questionários que podem ser preenchidos por você e por pessoas próximas, como familiares ou professores; e uma sessão de devolutiva para discutir os resultados e o diagnóstico.

O número de sessões pode variar dependendo da complexidade de cada caso, mas geralmente são necessárias de 3 a 4 sessões para um diagnóstico completo. Em alguns casos, pode ser possível obter um diagnóstico em 1 ou 2 sessões, mas isso dependerá muito da especificidade e clareza dos sintomas apresentados.

Se o custo for uma preocupação, você pode buscar clínicas-escola de universidades que oferecem atendimento a preços reduzidos ou até mesmo gratuito. Além disso, algumas clínicas particulares também oferecem preços sociais ou facilitam o pagamento.

Espero ter ajudado e desejo sucesso no seu tratamento.

Atenciosamente,

Sarah Azevedo.
Lendo atentamente seu relato, percebi que está sofrendo com sintomas de ansiedade e em tratamento por 3 anos com psicólogos e psiquiatras.
O diagnóstico de TDAH é complexo e exige uma avaliação cuidadosa por profissional devidamente qualificado porque os sintomas são comuns a vários transtornos emocionais e cognitivos, e em muito casos está associado a outras complicações também.
Porém, enquanto não consegue esta avaliação, o mais importante é buscar diminuir seu sofrimento,
Independente das causas, os sintomas podem ser amenizados com a mudança de hábitos e comportamentos.
Os sintomas do TDAH são intensificados pelo ambiente familiar em que fomos criados, no ambiente onde vivemos nos dias atuais, nos relacionamentos que mantemos, no local de trabalho e o nível de exigência a que somos submetidos com frequência.
Muitas vezes nós mesmos nos cobramos demais.
Mesmo com limitações financeiras é possível cuidar de você como cuidaria das pessoas que mais ama.
Se já trata a ansiedade não pare, já ajuda bastante.
Vários estudos científicos apontam para melhora do quadro de TDAH com , mudança no estilo de vida, regularizando os horários de sono, mudando a alimentação, fazendo alguma atividade física (caminhar, correr, praticar um esporte), criar rotinas para diminuir o estresse, trabalhar com intervalos regulares quando estiver fazendo trabalho repetitivo ou muito demorado.
Informar aos familiares com quem convive sobre suas dificuldades para ter uma rede de apoio ou mesmo diminuir as cobranças e críticas.
Estas são apenas algumas medidas simples que podem ajudar até que consiga o acesso ao diagnóstico e ao profissional que possa conduzir um tratamento personalizado para você.
Lembrando que isto não é uma consulta nem mesmo um tratamento que substitua um atendimento especializado.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!