Ola. Há 01 ano, passei por uma situação difícil no meu casamento, onde me separei e ainda está sendo

34 respostas
Ola. Há 01 ano, passei por uma situação difícil no meu casamento, onde me separei e ainda está sendo doloroso pra mim. Me culpo por tudo o que houve e não consigo superar. Tenho alguns problemas de saúde (diabetes 1) e desde então, tenho passado muito mal com crises de tonturas seguido de zumbidos muito, muito forte na cabeça, onde sou obrigada a me deitar rapidamente, para não desmaiar. Estou passando por essa crise agora. Há 5 dias, não consigo ficar de pé. A cabeça não para de chiar e eu não sei o quê pode ser. Tenho complicações da diabetes como: retinopatia e nefropatia porém, estão estabilizadas e eu não creio que seja da doença e sim de todo o estresse que estou vivendo. Algum profissional poderia me sugerir algum tratamento ou pode me dizer se é emocional? Eu preciso superar e voltar a viver
Prezada, olá, como vai? A condição de quem sofre com diabetes é muito difícil. Mas ela é tornada pior quando o sofrimento psíquico se torna um fator. O sintoma que você descreveu, zumbido forte nos ouvidos, é chamado acúfeno ou tinido e é uma complicação conhecida da diabetes, especialmente da de tipo 2, mas estou certo de que ela, bem como sua condição metabólica como um todo, tornam-se fardos mais pesados por conta do que se passou entre você e seu marido. Minha sugestão é a de que você procure por um endocrinologista para falar sobre seu sintoma e por um bom psicólogo para metabolizar o que se aconteceu em seu casamento. Faço votos de que você se restabeleça e possa em breve se por em pé novamente. Adeus.

Olá, as vezes costumamos buscar sentido em outras enfermidades para tentar explicar aquilo que estamos sentindo. Portanto, acabamos somatizando essas dores. Minha sugestão é que busque um Psicólogo para poder falar dessa separação, do sentimento de culpa e, ao mesmo tempo, seu médico para investigar as questões ligadas a diabetes. Fique bem.
Olá, como vai? Nossa, realmente parece bem difícil toda essa situação que você relata, da separação e da diabetes e a relação entre eles. Penso que vale a pena procurar um médico (endocrinologista, de preferência) e realizar uma bateria de exames para verificar se está mesmo tudo sob controle do ponto de vista médico. Entretanto, retomando sua pergunta, é difícil avaliar por aqui se o que você relata é "'"apenas""" emocional ou se há uma relação com seu organismo lidando com outras coisas (por isso a recomendação de ir ao médico). Em todo caso, as dificuldades afetivas que vivemos influenciam sim no como lidamos com a vida, então a sugestão seria que você buscasse um psicólogo que pudesse te acompanhar e verificar como você tem lidado com o término deste casamento, o que restou a você nesse momento, o que é possível buscar, dentre outras coisas que modo a fortalecer sua saúde emocional e encontrar um novo sentido para a vida. Desejo sucesso em seu caminho!
Olá, primeiramente gostaria de dizer que sinto muito pelo que você passou e ainda está passando, te estimo melhoras. Referente a sua pergunta, é importante que sempre tenhamos em mente que o nosso corpo físico não tem separação com o nosso psíquico, pois todo este faz parte de um só organismo, sendo assim, tanto o nosso psíquico pode gerar ou potencializar um sintoma físico, quanto um sintoma físico pode afetar o nosso psíquico. Porém, nossa forma de tratamento é separada por áreas de conhecimento e ao mesmo tempo uma área de conhecimento favorece o tratamento em outras áreas (que é a ideia do nosso corpo estar interligado) por isso, no seu caso te oriento a buscar tanto auxílio de um médico especialista para a questão da diabetes, assim como investigar outras dores físicas que sente. Quanto o auxílio de um psicólogo, no qual possa te auxiliar no sentido emocional, ressignificando sua história de vida, seus sentimentos e acolhendo estas dores.
Olá! Você está passando por uma fase muito difícil. Lidar com adoecimento físico e emocional nos coloca em desafio diário para lidar com os sintomas e o sofrimento. É importante que você compreenda a necessidade de cuidar do seu físico e do seu emocional, através de apoio médico e psicológico. Seu estado emocional contribui para agravamento dos sintomas do diabetes e vice-versa. Não é simples lidar com o adoecimento, mas é necessário que você busque auxílio especializado para ter qualidade de vida e bem-estar.
Um grande abraço.
Olá. Você tem passado por uma fase bastante difícil há um bom tempo e, como você mesma disse, culpa-se por isso. O que não é resolvido a nivel emocional, manifesta-se no corpo. A questão da diabetes é algo físico, que precisa ser cuidado, mas a questão do emocional continuará influenciando você até que você se dê conta que fez o que era possível, naquela época, com a realidade que você tinha. Como isso aconteceu há um ano e você ainda não conseguiu lidar com isso, talvez seja o momento de buscar uma ajuda profissional para, como você mesma disse, superar e voltar a viver...
Entendo como é difícil lidar com sintomatologias físicas, principalmente quando não conseguimos entende-las... mas quero dizer que o que mais me chama a atenção, de tudo o que você falou, foi a culpa... é um sentimento que prostra, e é assim que teu corpo tem reagido: "punindo" e prostrando... eu te sugiro investir neste aspecto. Uma psicoterapia pode te ajudar (e muito) na superação desta culpa. Outro recurso que você pode buscar (independente ou em paralelo à psicoterapia), é a constelação familiar... o processo de constelação, quando conduzido por um bom profissional, pode ser muito esclarecedor.
Dou estas sugestões acreditando que você já tem feito o acompanhamento do diabetes com teu endocrino. Mas, no fim das contas, não há realmente separação entre "corpo e mente". Teu tratamento precisa ser integral...
Ola, como os colegas anteriores sugeriram, o tratamento que você precisa, deve tomar em conta tanto a condição biológica, afinal tem sintomas muito claros por uma condição de diabete, mas por outro lado, seu sofrimento emocional. O luto pela ruptura do casamento, potencializado pela culpa, deve te gerar muito sofrimento e também desesperança. Deve viver num constante looping, num reviver eterno o erro como se pudesse evitar o desastre. Para isso precisa de um acompanhamento psicoterapeutico, pois pode se tornar crônico esse funcionamento e prejudicar outras áreas da sua vida. Não sei que idade tem, mas deve ainda ter muito de vida para desfrutar, então, melhor se cuidar para aproveitar com qualidade seus dias. Ha muitos bons profissionais na área psi, procure algum e cuide de si.
Uma separação é sempre muito dolorosa e exige um tempo para compreender, se adaptar ao novo mesmo que tenha sido uma decisão do casal sempre tem impacto. Neste momento seu corpo está sentindo toda consequência do estresse e dor emocional de duvidas e incertezas.
Sugiro buscar a terapia para ajudá-la nessa jornada, esse é o primeiro passo de autocuidado que pode te fazer resgatar autoestima a segurança, eliminar as duvidas, construir a confiança com autonomia emocional e ter qualidade de vida.
Grande abraço.
Olá! Muitas vezes, as dores emocionais se traduzem em nosso corpo. Isso acontece pq o nosso funcionamento psicológico e físico está interligado. Um afeta o outro, entende? Por isso fica tão difícil responder a essa pergunta de maneira direta, principalmente quando o que temos acesso é apenas um breve relato da sua história... Recomendo fortemente que você converse com seu médico a respeito desses sintomas, para que seu quadro de saúde (especialmente o diabetes) seja melhor investigado e, em paralelo a isso, você também pode iniciar o acompanhamento psicológico para tratar as dores emocionais e ter mais qualidade de vida. Lidar com o que tem lidado não é fácil, por isso a importância de buscar por alguém que te guie nessa caminhada. Com o auxílio médico e terapêutico, você pode se estabilizar e voltar a viver de maneira mais plena. Espero ter contribuído. Cuide-se bem!
Oi, não abemos o tipo de relação que você viveu com seu ex, se foi um casamento saudável ou abusivo. Porém você se culpa de tudo que aconteceu, e esse movimento de se intitular culpabilizada, pode ter significado de que você ouvia que era culpada de tudo e acabou aceitando o titulo. Ninguém pode se culpar sozinho, ambos no relacionamento tem sua parcela de culpa ok? Relação é dar e receber na mesma proporção.
Você deve buscar ajuda de profissionais que entendem do assunto, pois esta se culpando e não superando o que viveu, inevitavelmente pode estar acarretando esses sintomas em sua saúde. Precisa trabalhar a aceitação e encerrar ciclos! Sou psicologa sistêmica, atuo com relacionamentos abusivos e terapia de casal também. Meu abraço
Olá! Entendo que muitas questões difíceis estão presentes em sua vida; a dor da separação, a culpa, a diabetes, os problemas de saúde decorrentes dela, o mal estar atual. Então, respondendo à sua pergunta: sim, acho que tem questões emocionais a serem cuidadas. E para as questões emocionais também existe tratamento, sugiro que você procure um profissional especializado. É importante, também, que mantenha seu acompanhamento da diabetes, porque existe uma relação bem estreita entre as nossas questões físicas e emocionais. Precisamos cuidar tanto de nossa saúde física quanto da nossa saúde emocional.
Olá! Primeiro, não se culpe. Ninguém escolhe sofrer. Segundo, serei direta: Há 2 linhas de tratamentos que combinadas no contexto psicoterapêutico deverão te trazer benefícios substanciais: Pain Management + EMDR. E lembre-se: você ainda está de pé! Enquanto você estiver aqui, há o que melhorar.
Olá como você mencionou tem sim uma questão de saúde física, não dá para esta ser descartada, assim primeiro é importante avaliar se tem tomado as medicações corretamente, seguido a alimentação da maneira mais regrada pois se não seguidas podem trazer prejuízos, além da soma de uma crise a qual você está passando, que pode ser causada por estresse, ansiedade, enfim questões emocionais. Assim oriento que converse com seu médico que a acompanha para avaliar as medicações neste momento, se for necessário se encaminhada ao psiquiatra também e acompanhamento psicológico é de bastante importância a você para lidar com essa situação buscar ou construir forma de enfrentamento a essa situação trazendo fortalecê-la emocionalmente para um resgaste, ou melhor, qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Olá! Com alguns colegas falaram, sugiro procurar um Endócrino para avaliar como está sua saúde. Procure ter uma alimentação equilibrada e tente fazer alguma atividade física, mas tendo sempre a orientação de um médico. A psicoterapia pode ajudar a lidar com esse sentimento de culpa. Numa separação, passamos por um processo de luto, e se ele não for bem elaborado, pode se tornar um luto complicado, trazendo prejuízos para a saúde mental e física. Esse pode ser o seu caso. Corpo e psique andam juntos e um influencia o outro. Cuide de ambos para ter sua vida de volta. Fique bem!
Olá! Fiquei com a sensação de que você sente um certo desamparo. Como se sempre precisasse de alguém cuidando de você. Pensar nas fases em que passou seu casamento pode ajudar a aceitar a realidade atual. E poder ter mais controle da própria vida. Caso queira repensar essas e outras impressões, fico à disposição.
Olá!! Diante do relatado por você é uma situação que vem gerando sofrimento tanto de ordem emocional quanto física. Uma coisa pode tá contribuindo pra intensificar a outra, como a possibilidade da somatização, aonde as questões emocionais não são resolvidas e gera sintomas físicos. O término de um relacionamento é uma experiência que pode ser traumática e a pessoa carregar sentimentos como a culpa. Cada individuo vive essa experiência de luto a sua maneira porém, se perceber que não tá dando conta sozinha é hora de buscar apoio e ajuda profissional. A psicoterapia pode ser uma ferramenta para lidar melhor com tudo que lhe aconteceu.
Olá, bom dia! Espero que você esteja melhor.
Gostaria de salientar que esses sintomas que você tem passado, não são sintomas independentes. O nosso corpo e a nossa mente estão interligados, sendo assim, tanto o nosso psíquico, pode gerar uma doença física, quanto os nossos sintomas físicos podem gerar ou afetar o nosso psíquico. Um dos sentimentos que mexem com o nosso sofrimento psíquico e consequentemente reflete na nossa saúde física é a culpa e a mágoa. É necessário de possamos trabalhar a culpa para se perdoar, bem como a mágoa para poder se liberar.
Penso que é importante que você procure um profissional, psicólogo que possa te acompanhar e te ajudar a ressignificar sua história de vida, seus sentimentos, acolhendo suas dores. Fortalecendo assim, sua saúde emocional. Bem como sugiro que busque um profissional endócrino para que possa acompanhá-la quanto as questões da diabetes, e investigar outras questões que você tenha ou que possa aparecer. A diabetes é uma doença silenciosa, caucionada por alguns fatores, sendo um deles o sofrimento psíquico.
Olá sinto pelo o que aconteceu. Recomendo que procure ajuda psiquiatra e psicológica para lidar com os desdobramentos desse momento difícil. Conte comigo.
Abraço
Oi. Bem, te respondendo como psicóloga, me parece que você compreende que precisa de ajuda para lidar com essa perda (em luto pela perda do seu casamento que é recente pois você afirma “não conseguir superar” é isso, para mim, é mais importante que o tempo do calendário). Sobre a diabetes, sim, é uma condição que merece atenção e, de alguma forma, pelo seu relato, me pareceu que você cuida disso. Bom, caso esteja um tanto descuidada do assunto ( talvez por estar muito triste e sem ânimo para seguir com cuidados, exames, consultas, etc) sugiro que dê a devida atenção para a sua saúde tanto física quanto emocional. Espero ter te ajudado. Abraços!
Oi
Primeiro sinto muito pelo que passou e está passando, términos e relacionamentos não são simples de elaborarmos. E as vezes até buscamos sentido em outras enfermidades para tentar explicarmos aquilo que estamos sentido, e isso pode nos somatizar.
Minha sugestão é que busque um Psicólogo para poder falar dessa separação, desse sentimento de culpa, alguém que lhe acolha e lhe ajude a elaborar essa questão, não deixe de cuidar dessa diabete também,
Se encoraje, se cuide...
Olá, sinto muito por tudo o que está acontecendo. Quando passamos por situações difíceis em nossa vida, podemos sofrer um grande abalo em nosso psicológico e, consequentemente, doenças que não existiam podem surgir, bem como, doenças já existentes podem se agravar. Saliento o acompanhamento médico para o cuidado com a diabetes, porém, o apoio psicológico será extremamente importante, pois isso representará um autocuidado com sigo mesmo que, com o tempo, você perceberá a melhora dos sintomas.
Olá!
Lendo teu relato desejo que já estejas um pouco melhor!!
A primeira coisa a fazer e descartar toda a condição física! Recorra ao seu médico!
A segunda, pela carga emocional que estás passando é comum que te sintas paralisada. A dor e o sentimento de culpa podem mesmo nos tornar impotentes diante dos fatos. Mas, lembre-se, uma relação é 50% sua responsabilidade e outos 50% responsabilidade do outro!! Carregue só e tão somente os seus 50%!! Dentro deste pacote devem existir inumeras situações e sentimentos que não teve "voz"... Procure um psicólogo para identificar os pontos e processá-los...voce merece ser feliz!! Vá em frente e de preferencia, acompanhada!! Boa sorte!
Olá! Não prevemos tudo que pode nos acontecer, e muitas vezes somos surpreendidos por acontecimentos que nos desestabilizam e nos sentimos completamente vulneráveis. A separação conjugal é uma delas, pois na maioria das vezes, a separação foi uma opção do outros, e como lidar com o impacto e interferência que as ações dos outros geram em nossa vida? Pois bem... é um processo, pra alguns passam rápido, pra outros nem tanto. Por isso é importante buscar uma ajuda especializada. Paralelamente, você precisa seguir o tratamento do diabetes com seu endocrinologista e também buscar uma ajuda psicológica. Assim, juntos, trabalharão em prol da melhoria de sua saúde física, mental e emocional. Muitas vezes as instabilidades emocionais acentuam os sintomas de uma doença já pré existente, por isso você precisa de uma atenção multiprofissional. Espero tê-la ajudado.
Olá, realmente não parece que está sendo fácil toda essa situação.
Pode ser que o que você está sendo seja uma somatização ( a dor psíquica transformada em dor física), mas seria de grande valia procurar um médico para uma avaliação física, não podemos negligenciar deu diagnóstico de Diabetes. E ao mesmo tempo minha indicação é que procure um psicólogo para compreender o que aconteceu no seu casamento e assim a sra tirará esse "peso"de um casamento que não deu certo. Acredite, a sra só conseguirá superar, quando a sra compreender o que se passou.
Olá, sinto muito pelo que está passando. Neste caso seria indispensável uma avaliação médica e juntamente acompanhamento psicológico. O médico poderá avaliar se seus sintomas estão ligados a doenças físicas. De qualquer forma, o psicólogo é recomendado, visto que, a psicoterapia irá te auxiliar a enfrentar o luto de sua separação e a te fortificar para ter qualidade de vida em sua nova jornada. Me coloca à disposição.
Olá! De fato, não deve estar sendo fácil passar por todas essas questões assim de uma só vez. Como eu trabalho com a abordagem sistêmica, ou seja, nos vendo como seres integrais, olhando para o todo, lhe digo que é importante retornar ao seu médico que cuida da diabetes, pois algo no seu organismo também pode ter mudado. Além, de fazer o devido acompanhamento com uma nutricionista, pois um cardápio mais adequado ao seu estilo de vida irá lhe favorecer. É uma doença que você já tem, então não deve se desconsiderar os efeitos que ela irá provocar no seu corpo. Entretanto, o nosso lado psicológico vai interferir muito no nosso funcionamento. As vezes, a gente esquece que a nossa mente que comanda tudo, todo nosso corpo, e se ela não estiver bem poderá fazer com que manifeste vários sintomas que lhe farão sentir doente. Nosso mente é poderosa, mas pode ser trabalhada para que possa nos fazer sentir bem. Seu psicológico foi afetado com a sua separação e ele está reagindo a isso. Por meio de um processo psicoterápico, junto dos seus acompanhamentos médico e nutricional, você terá uma maior qualidade de vida. Espero que procure auxílio desses profissionais para que somem conhecimentos para te ajudar nesse momento. Fique bem.
Olá, tudo bem? Seria importante iniciar a terapia para entender como se sente em relação ao termino do seu casamento. Muitas dores que não foram resolvidas podem auxiliem no agravamento da sua diabetes. Se cuide!!
Sinto muito que esteja passando por essa situação difícil. Pelos sintomas que você está descrevendo, é possível que esteja sofrendo de ansiedade ou de transtorno de estresse pós-traumático em decorrência da separação e outras situações estressantes que tem enfrentado.

Seria importante que você procurasse ajuda médica imediatamente para avaliação e tratamento. Um médico clínico geral ou um neurologista poderia realizar exames para descartar outras possíveis causas para seus sintomas, como problemas neurológicos ou metabólicos.

Além disso, um psicólogo ou psiquiatra pode ajudá-la a lidar com o estresse emocional, ansiedade e possíveis transtornos mentais associados ao trauma da separação. Eles podem avaliar suas necessidades e sugerir terapia, medicamentos ou uma combinação de ambos.

Lembre-se de que superar um trauma não é fácil e pode levar tempo. Seja gentil consigo mesma e busque o apoio de amigos e familiares em sua jornada de recuperação.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Olá, o processo de separação e luto por si só já é um desafio. As emoções podem ser intensas e difíceis, mas é importante atravessar essa fase para elaborar o luto e se adaptar a vida sem essa pessoa. o fim de um relacionamento costuma, de fato, ser muito difícil. Como você bem colocou, é uma fase de luto, que tende a gerar diversas emoções confusas e negativas. Eu recomendaria uma ajuda psicológica, justamente para compreender não apenas o luto do fim da relação.Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
***e caso sinta vontade e confortável, esse é meu instagram profissional, e lá eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa***
Olá. Que bom que quer superar e voltar a viver.
Indico fazer psicoterapia para trabalhar as questões emocionais, junto a acompanhamento médico para as questões de saúde. Abraço.
Ola boa tarde. Sinto por estar passando por estas situações, mas fico feliz quando diz: que precisa voltar a VIVER, e por estar aqui procurando ajuda e direcionamento, Antes de mais nada, sinta-se acolhida. O primeiro passo você já deu: decidir que independente do que está passando fisicamente, você precisa cuidar do seu emocional e se sentir viva, para isto, a psicoterapia é o mais indicado para superar seus traumas e sofrimentos e ressignificar sua vida, dando a ela mais leveza e sentido. Mas sugiro uma nova reavaliação médica para avaliar saude fisica. Sou psicologa, e me coloco a disposição para te acompanhar neste processo a fim de se reencontrar e ressignificar sua vida. Um abraço, @psiluanamarys
Recomendo buscar um profissional da psicologia e também um médico. O nosso emocional pode piorar a diabetes, e vice-versa. E como você mencionou, passou pelo fim de um relacionamento e isso ainda está te afetando, é interessante que faça terapia, para que te ajude a superar as angústias que você está vivendo no momento.
Olá, sinto muito por saber do seu sofrimento. É muito importante que você tenha escolhido partilhar ele num ambiente seguro, buscando ajuda. Veja, me parece que a resposta está na sua própria fala ao dizer que "desde então" começou a ter essas tonturas. Parece haver um processo de luto (dentre outros processos internos) a ser acolhido que está difícil de realizar, verdade? Posso afirmar que um processo de análise tem todo potencial pra te ajudar com esse sentimento de culpa e com todas as dores emocionais que vem sentindo. Você estaria também em um ambiente seguro, com alguém que saiba escutar e respeitar a sua história, completamente disposto a caminhar contigo nessa travessia do auto cuidado. Estou disponível para te ajudar
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150