Olá ! Gostaria de tirar uma dúvida. Fui a um atendimento de urgência e a Dra que me atendeu identifi

3 respostas
Olá ! Gostaria de tirar uma dúvida. Fui a um atendimento de urgência e a Dra que me atendeu identificou um molar que esta totalmente trincado e informou que deverá ser extraído.

As dúvidas são a seguinte:
A informação cabe outra avaliação mesmo que esteja com um curativo?
O molar nessas condições; precisa ser mesmo extraído ou há alguma outra opção?
Outra questão é que devido ao surto do covid-19, fui informado que deverei aguardar até que haja um parecer de liberação da ANS; isso é coerente?
Agradeço aos que puderem me auxiliar nessas questões.
Bom dia!!

Para indicar extração dentária é preciso ter certeza que a fratura do dente está na raiz. Às vezes é possível ter certeza apenas com o exame clínico. Outras vezes é necessário radiografia periapical ou até mesmo tomografia. E não há necessidade de aguardar que a situação atual que estamos vivendo melhore. Se há indicação de extração de vc está sentindo dor é melhor que o procedimento seja feito agora, para evitar futuras complicações, como infecção!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se esta trinca estiver na região de raiz, esta dente esta comprometido e tem a indicação de remoção, pode ser feito a remoção e muitas vezes a instalação de implante imediato.
Se esta insegura, cabe uma segunda opinião.
Dependendo da extensão e tipo de trinca só é possível fazer diagnóstico visual e o curativo dificultaria, mas pode ser possível avaliação com apenas com o rx periapical sem tirar o curativo. Realmente depende do tipo de fratura.
Muitas vezes, quando os sintomas sugere caso de fratura e não é aparentemente tão evidente, cabe uma tomografia porque é um exame mais preciso porque ha recursos de avaliar o dente com cortes detalhados em todas dimensões. Também é um exame fundamental dependendo do plano de tratamento definido pós remoção do dente, como por exemplo implante imediato, que é feito no ato da extração.
Caso tenha procurado uma consulta de urgência com dor espontânea (latejando, irradiando, piora com quente), muito possível que haja um maior comprometimento no dente maior do que se a dor ocorria de forma provocada (frio/doce/mastigação), e como é uma decisão definitiva a remoção de um dente, sugiro só faze-la quando estiver convicta da escolha. Se estiver trincado por inteiro como a colega a explicou, o dente está perdido, e necessita ser extraído mesmo.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) em acato da ANS nos orientou a realizar apenas atendimento odontológico de urgência/emergência. É muito subjetivo avaliar qual a condição real do seu dente por aqui, para te dizer se trata-se de uma emergência sendo mais pertinente removê-lo o quanto antes ou se cabe aguardar os atendimentos eletivos/escolha serem normalizados.
Espero que tenha conseguido te ajudar. Boa sorte.

.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 135 perguntas sobre Extração dental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.