Olá! Gostaria de tirar uma dúvida com um especialista de tratamento de canal. Um dentista pediu uma

2 respostas
Olá! Gostaria de tirar uma dúvida com um especialista de tratamento de canal. Um dentista pediu uma tomografia de um dente, com canal já tratado, para ver se existe alguma fratura na raiz do mesmo. Fiz a tomografia, mas ela não apontou qualquer fratura, embora o dentista ainda desconfie que exista uma. Antes de realizar o exame, ele disse que com a tomografia daria 100% de certeza da fratura, mas depois de receber o resultado disse que talvez não foi possível ver a tal fratura por causa do tratamento de canal que já foi feito (como se o material do tratamento impedisse a melhor visualização. O tratamento de canal impede uma melhor visualização de um dente através de tomografia? Achei isso confuso, pois o dentista sabia que o dente tinha esse canal tratado e não falou da possibilidade da tomografia não mostrar a fratura, caso exista. Agora, ele diz que só abrindo o dente/canal para ver se a fratura está lá ou não.
A Odontologia não é uma ciência exata. Nem sempre o diagnóstico surge instantaneamente.
Muitas vezes , é preciso juntar informações obtidas , através de diferentes fatores (anamnese , exame clínico ,exames de imagem , diagnóstico...) para então , obter o plano de tratamento.

Um dente com canal tratado não deve apresentar nenhum desconforto.Se você estiver sentindo algo,é sinal que alguma coisa está errada nesse dente.Eu não vi seu exame,mas a tomografia geralmente dá uma visão mais precisa.Acrescento que o diagnóstico é feito através de um conjunto de dados clínicos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!