Olá, gostaria de saber se uma pessoa que está com um tumor gástrico no piloro nivel dois classificad
1
respostas
Olá, gostaria de saber se uma pessoa que está com um tumor gástrico no piloro nivel dois classificado como borrmann, ao fazer uma gastrectomia parcial retirando até o antro, se o resultado da biópsia desse tumor não acusar metástase nos linfonodos, a pessoa ficará curada e só fará acompanhamento, ou se acusar metástase nos linfonodos a pessoa fará quimioterapia e radioterapia para sempre?
Obs: O exame pré operatório de CA 19-9 deu 7,5 e a tumografia abdominal com contraste não acusou metástase e nem presença de linfonodomegalias.
Obs: O exame pré operatório de CA 19-9 deu 7,5 e a tumografia abdominal com contraste não acusou metástase e nem presença de linfonodomegalias.
Precisaria de mais informações para uma resposta mais acertada, porém em caso de metástase linfonodal é provável sim que faça pelo menos quimioterapia, porém não para sempre, por alguns meses apenas, a depender do protocolo. Apesar de ser uma alternativa, a radioterapia normalmente não é utilizada no Brasil após cirurgia de câncer gástrico, salvo em situações que o paciente não realizou cirurgia apropriada com linfadenectomia D2.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.