Olá, gostaria de saber se uma boa alimentação rica em Lítio é capaz de evitar a Bipolaridade na fase
4
respostas
Olá, gostaria de saber se uma boa alimentação rica em Lítio é capaz de evitar a Bipolaridade na fase adulta?
Os níveis de lítio no nosso organismo nada têm a ver com o risco de alguém ter transtorno bipolar. A necessidade de dosar o lítio no sangue só ocorre quando prescrevemos esse mineral para as pessoas. O motivo é simples: em níveis baixos o lítio prescrito não faz efeito e em níveis muito altos pode intoxicar.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, não a ingesta alimentar de alimentos lítio não é suficiente, a medicação estabilizadora do humor e outras medidas são importantes pois a bipolaridade é tratável
Nao.Embora o lítio seja usado no tratamento do transtorno bipolar, a causa do mesmo nao é a falta de litio no organismo.O litio age como estabilizador de humor pra quem tem transtorno bipolar, mas nao deve ser usado de maneira preventiva pra quem nao desenvolveu a doenca.
Olá, tudo bem? Lítio na verdade é uma medicação usualmente usada para tratar o desbalanceamento hormonal que pode ser causado pela Bipolaridade. Entretanto, as alterações de humor podem estar relacionadas não só com aspectos biológicos, como também com aspectos psíquicos e emocionais. O nosso humor é uma resposta à outras questões e, por isso, importante investigar o que o paciente tem a falar sobre a sua história para entender o que provoca essas alterações. A bipolaridade também é um diagnóstico que tem se tornado banalizado, pois muitos carimbam essa nomeação quando o paciente apresenta momentos de tristeza seguidos de momento eufóricos, o que é uma forma míope de lidar com este diagnóstico, uma vez que a vida é feita de altos e baixos. Por isso, importante levar em conta o contexto em que o paciente está inserido para entender o lugar de seu sintoma. A bipolaridade ainda pode ser consequência de questões estruturais do inconsciente, havendo necessidade de um manejo mais cuidadoso. Por isso, dentre tantas questões a se pensar, importante que seja dada uma devida escuta para a singularidade de cada caso. Sugiro procurar um profissional de saúde mental para conduzir um tratamento eficiente, que está muito além de questões orgânicas e biológicas.
Espero ter contribuído na tentativa de responder sua dúvida.
Espero ter contribuído na tentativa de responder sua dúvida.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) pode afetar a vida do paciente nas diferentes fases da vida?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) afeta amigos e família de uma pessoa com bipolaridade?
- Quais são as diferenças do Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I e II?
- Tenho um amigo com transtorno de bipolaridade, sempre nos demos muito bem, mas nessas últimas semana, ele tem agido de forma agressiva e tem me feito várias ofensas, até me bloqueou nas redes sociais sem eu ter feito nada, o que faço? Estou muito mal e aborrecido.
- É verdade que as alterações no humor é um dos principais sintomas para diagnosticar uma pessoa com transtorno afetivo bipolar (TAB)?
- Qual é a diferença entre espectro bipolar e transtorno bipolar afetivo (TAB)?
- . Como posso ajudar alguém com Transtorno Bipolar?
- Existem sinais comportamentais precoces que anunciam o transtorno bipolar durante a infância e adolescência?
- Gostaria de perguntar quais as mudanças no estilo de vida que ajudarão a melhorar sua qualidade de vida de uma pessoa com o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)?
- O que posso fazer para prevenir um episódio de Transtorno Bipolar?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.