Olá gostaria de saber se quem tem transtorno bipolar lembra do que fez durante as crises ? Eu casei

6 respostas
Olá gostaria de saber se quem tem transtorno bipolar lembra do que fez durante as crises ? Eu casei e descobri que ele tinha bipolaridade, ele me mandou embora de casa, e me tratou muito mal parecia outra pessoa no momento ele está internado porque estava muito agressivo e disse que não me amava etc
O fato de estar sob efeito de algum transtorno não exime ninguém (salvo naqueles casos onde passa pelo judiciário) da responsabilidade pelos seus atos. Não há como saber sem ser pelas suas próprias palavras por qual motivo ele tomou tal postura.
Sugiro que o convide a procurar um psicanalista para dar um destino para toda essa agressividade que o incomoda.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É importante aliar ao tratamento medicamentoso a Psicoterapia para autoconhecimento.

Assim, a pessoa pode entender quais os fatores psico emocionais que colaboram para a ocorrência desses estados e buscar o equilíbrio para sua vida pessoal e profissional.

Abraços
O Clonazepam tem sua função especificamente para esses momentos de picos de ansiedade. Não há dose máxima, sendo que a dose mínima tende a ser suficiente para aliviar um pico ansioso. Quanto maior a dose, mais sedativo e menos ansiolítico e o oposto também é verdadeiro.
Porém, pode ser interesse reavaliar a dose do Reconter, que costuma ser terapêutico a partir de 10mg/dia e tem como proposta evitar que ocorram estes episódios sintomáticos.
É possivel que o paciente Bipolar nas crises não se lembre do ocorrido. Mas também é possível lembrar de tudo. Varia muito de cada caso.
Se ele disse que não se lembra, e esta informação for útil para vocês. Acredite! Sabe por que?
Porque na fase da crise, ele era uma pessoa, agora, ele é outra! No momento da crise, o Eu que prefominava nele era um Eu paranóico, agora, predomina o Eu ponderado.
Quando ele diz que não se lembra, ele comunica, que ele não concorda com o que disse naquele momento. Você pode se manter ofendida e seu orgulho ferido impedir que vocês fiquem bem. Ou então, escolher ser feliz e procurar ajuda para essa situação não se repetir. Além de ter uma boa conversa e realizar acordos com ele para preservar a relação!
Se é isso mesmo o que vocês desejam!
Um abraço,
Léa
Olá, como já foi dito não há uma resposta única sobre o fato do paciente lembrar ou não do que disse no momento de crise. O que sabemos é que o cônjuge que convive diariamente com a pessoa que sobre com o Transtorno Bipolar também precisa de suporte, pois é afetada diretamente pelas oscilações típicas do transtorno. Talvez o ponto principal é se perguntar o quanto você está sendo afetada e cuidar de si mesma também. Abraços. Adna

Especialistas

Paulo Cesar T Ribeiro

Paulo Cesar T Ribeiro

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Ana Paula Gomes Brito

Ana Paula Gomes Brito

Psicólogo

Fortaleza

Rafaela Câmara

Rafaela Câmara

Psicólogo

Fortaleza

Jessika Moreira Pires

Jessika Moreira Pires

Terapeuta complementar

Uruaçu

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 904 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.