Olá gostaria de saber se o toc sexual pode gerar uma falsa atração?

15 respostas
Olá gostaria de saber se o toc sexual pode gerar uma falsa atração?
Olá! O transtorno obsessivo compulsivo de cunho sexual faz com que você tenha muito sofrimento de ordem psíquica, por conta dos diversos pensamentos invasivos, angústia e vergonha de si. É possível sim, pensamentos intrusivos e persistentes relacionados a dúvida sobre sua adequação, esse transtorno, pode causar muito sofrimento com suas dúvidas e medo sobre sua sexualidade, questionando inclusive sua própria sexualidade. Vale lembra que o TOC é um Transtorno de Ansiedade e os sintomas não se reduzem sozinhos quem sofre precisa de tratamento especializado. Busque ajuda e certamente você verá os benefícios refletidos na sua qualidade de vida.

Sim, o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) de cunho sexual pode causar problemas significativos na vida de uma pessoa. O TOC sexual é caracterizado por pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos relacionados ao sexo. Esses pensamentos e comportamentos podem ser muito perturbadores e embaraçosos, e podem levar a problemas emocionais e relacionais.
É importante lembrar que o TOC sexual é um transtorno de ansiedade e não uma escolha, e é tratável. Procure um profissional e busque ajuda.
Boa noite! O TOC provoca pensamentos obsessivos, que levam a comportamentos compulsivos, visando aliviar a ansiedade provocada pelas obsessões. Com relação a falsa atração que você diz, o que costuma ocorrer no TOC sexual é que os pensamentos intrusivos sexuais levam a pessoa a se questionar se no fundo não haveria de fato uma atração real, ainda que essa atração seja contrária as suas preferências. A incerteza é um sintoma central do TOC. A pessoa pode apresentar pensamentos obsessivos quanto a ser homossexual, por exemplo, mesmo sentindo atração apenas pelo gênero oposto, e isso causar uma confusão. Importante mencionar também que apesar do TOC provocar ansiedade, ele não é mais considerado parte da categoria de Transtornos de Ansiedade no DSM 5, e sim da categoria de Transtorno Obsessivo Compulsivo e Transtornos Relacionados, visto que apresenta características específicas.
Que pergunta interessante! Entretanto, acredito que você poderia focar em outra pergunta: "manter esse tipo de atração me serve para que?" "No final das contas, isso me traz a sensação de que estou vivendo a vida que quero viver?"

Toda atração, ao meu ver, é real. Se não fosse, a gente não se sentiria atraído. Acredito que seja mais mais útil você mudar a pergunta da sua auto-observação. "A atração é real, mas será que me serve?". Daí cabe a você analisar se o engajamento nesse comportamento te aproxima ou te afasta da pessoa que você quer ser e da vida que você quer viver.

Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Olá! Sua pergunta é bastante importante. Quando você fala em falsa atração, você se refere às relações sexuais com alguém que, na verdade, nem se sente atração? Sexo pela necessidade de fazer sexo? Correto? A compulsão sexual é uma forma de comportamento adicto que traz prejuízos à vida do sujeito, tal como ocorre nas toxicomanias (abuso de álcool e drogas lícitas ou ilícitas). Observa-se que, em alguns casos, a busca pelo ato sexual pode sim se manifestar independentemente de haver atração. E isso pode só ficar claro apenas depois do ato em si, o que proporciona confusão, angústia e desprazer, em um padrão de comportamento que se repete. A necessidade do ato sexual pode estar ligada, por exemplo, à fixação em um traço do outro (físico ou não) ou tipo de comportamento específico (seu ou do outro) que prevalece sobre o todo da pessoa ou da experiência. Essa fixação pode produzir uma dependência que subjuga o sujeito. Outro aspecto importante da sua pergunta tem a ver com um componente sociológico. Não vivemos mais em uma sociedade proibitiva e disciplinadora em relação à sexualidade. Pelo contrário, o que rege a atualidade é o imperativo do gozo decorrente de mudanças socioculturais e mesmo do impacto das novas tecnologias, que acabam contribuindo com o crescimento das compulsões sexuais.
Objetivamente eu responderia que SIM. Um transtorno como o TOC, gera sofrimento e, a principio, a atração sexual deveria ser prazerosa, independente das consequencias que pode causar.
É difícil responder sem entender melhor seu contexto de relacionamento com essa outra pessoa, qualquer indução de resposta aqui pode ser muito precipitado e poderá levar você a tomar alguma decisão errada. Procure um psicólogo e inicie sua terapia.
Sim, existe essa possibilidade de correlação por conta de um quadro de pensamentos intrusivos, comportamentos impulsivos, culpa por tais ações serem inadequadas socialmente ou mesmo exageradas.
Mas ao mesmo tempo é um tema delicado que visivelmente te angustia, portanto penso ser mais sensato deixar a recomendação de iniciar um trabalho analítico! Respostas objetivas nessa temática podem acabar piorando sua situação...me coloco à disposição!
Grande abraço
Não, de forma alguma. A atração é real e até necessária, tanto que o fato de se questionar, coloca em suspensão o quanto "me preocupo" com as consequências e as frustações de não se realizar a " falsa atração"

"O pai morto tornou-se mais forte do que o fora vivo" (Freud, 1913/1974a, p. 171)
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá! A Terapia cognitivo comportamental, pode apontar que o transtorno Obsessivo Compulsivo pode causar falsas atrações sexuais. Isso ocorre quando as obsessões e compulsões do TOC se concentram em pensamentos repetitivos e irracionais sobre a sexualidade, que podem levar a comportamentos compulsivos e falsas sensações de atração. No momento é importante destacar a relação entre TOC e as falsas atrações sexuais é complexa e, cada pessoa pode apresentar sintomas diferentes e únicos. Importante que seja feito um acompanhamento médico e psicológico. Sempre à disposição
Sim, pode, caso acabe tendo pensamentos obsessivos irracionais acerca da mesma pessoa. Contudo, caberia questionar o termo, pois ao ficar insistentemente pensando e focando em alguém, é esperado que sua atração por essa pessoa (somado aos aspectos fantasiosos dos pensamentos) aumente.
Olá. É de extrema importância neste momento a procura de um psicólogo, pra analisar com todos os detalhes que falta neste questionamento, uma análise pensada na subjetividade.
O Transtorno Obsessivo-compulsivo vem acompanhado de muitos questionamentos, o que coloca o indivíduo em um sofrimento de forte intensidade. A parceria do psicólogo e psiquiatra tem resultados satisfatórios.
Olá. É possível que o TOC cause muito desconforto sobre o que sente e pareça muito difícil identificar o que é real ou não. Sugiro um trabalho analítico para que possa ir clarificando, conhecendo seus sentimentos e então compreender-se melhor. A terapia poderá auxiliar no reconhecimento do que é TOC, quais são suas as suas características e tantos outros elementos importantes nesse sentido.
Olá! O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) sexual pode envolver pensamentos intrusivos e obsessivos sobre sexo, bem como comportamentos compulsivos relacionados a esses pensamentos. Em alguns casos, esses pensamentos intrusivos podem se manifestar como uma falsa atração por algo ou alguém. Por exemplo, uma pessoa com TOC sexual pode ter pensamentos intrusivos sobre um indivíduo do mesmo sexo, mesmo que não se sinta genuinamente atraída por pessoas do mesmo sexo. Esses pensamentos podem causar grande angústia e ansiedade.

No entanto, é importante distinguir entre a atração genuína e os pensamentos intrusivos causados pelo TOC. O TOC pode distorcer a percepção da realidade, levando a interpretações distorcidas de sentimentos e desejos. Portanto, o importante é buscar ajuda de um profissional de saúde mental qualificado, como um psicólogo
Sim, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) pode afetar a percepção de atração sexual de uma pessoa de várias maneiras. No caso do TOC sexual, indivíduos podem experimentar pensamentos intrusivos e indesejados relacionados ao sexo, que podem ser perturbadores e difíceis de controlar. Esses pensamentos podem levar a comportamentos compulsivos, como verificar repetidamente seus próprios sentimentos ou reações.

Uma das formas como o TOC sexual pode distorcer a percepção é fazendo com que a pessoa acredite falsamente que está experimentando uma atração genuína por algo ou alguém. Os pensamentos obsessivos podem criar uma ilusão de interesse sexual real, quando na verdade são sintomas do transtorno.

É importante reconhecer que o TOC sexual é uma condição tratável. A psicoterapia, especialmente abordagens cognitivo-comportamentais focadas no TOC, pode ajudar significativamente. Na terapia, podemos explorar esses pensamentos intrusivos, entender suas origens e desenvolver estratégias para lidar com eles de maneira mais eficaz.

Se você está enfrentando sintomas de TOC sexual ou tem dúvidas sobre seus pensamentos e sentimentos em relação ao sexo, convido-o a considerar uma sessão de psicoterapia. Estou aqui para oferecer um espaço seguro e de apoio onde podemos trabalhar juntos para entender suas preocupações e buscar soluções para ajudá-lo a recuperar o controle sobre sua vida. Agende uma sessão e vamos começar a trabalhar para o seu bem-estar emocional.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!