Olá,gostaria de saber se o sociopata tem sentimentos? Meu psiquiatra disse que a sociopatia e psicop

3 respostas
Olá,gostaria de saber se o sociopata tem sentimentos? Meu psiquiatra disse que a sociopatia e psicopatia tem muito em comum,mas pequenos traços distingui uma da outra...não que eu seja um ou algo do tipo,apenas curiosidade e gostaria de saber de vocês,nobres especialistas nesta área,obrigado!!!!
Sociopatia não é um termo técnico da Psiquiatria. Psicopatia ou transtorno de personalidade define pessoas que, por características da personalidade (traços comportamentais que geralmente ficam mais evidentes a partir do final da adolescência e que tendem a permanecer ao longo da vida), sofrem ou fazem sofrer. O tipo " antis-social" de transtorno de personalidade caracteriza pessoas que não têm sentimentos de empatia com as outras pessoas e geralmente usam os sentimentos dos outros apenas para manipulá-los a seu favor. Personalidades com estas características são mais comuns entre criminosos, porém alguns mais inteligentes podem ter sucesso profissional. Por vezes, a pessoa com transtorno de personalidade anti-social é chamado de "psicopata", num sentido mais estrito do termo. E geralmente é este que, popularmente, chamado de sociopata.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, tudo bem? Sociopatia e Psicopatia é um termo do senso comum que na Psiquiatria costuma ser nomeado e diagnosticado como transtorno de personalidade anti-social. Entretanto, outras teorias discordam a forma de nomear certas questões. Na Psicanálise, a Psicopatia ou Sociopatia pode encaixar tanto em casos de Psicose, quanto de Perversão, vai depender de cada caso. Todos nós temos sentimentos, como a pessoa lida com eles que depende da singularidade da história do indivíduo. Essa concepção de que Sociopata ou Psicopata não possuem sentimentos é algo muito vendido no cinema com os casos de Serial Killers , mas isso só ilustra os comportamentos superficiais. Deve-se escutar o sujeito e o que ele tem a dizer sobre suas questões, aquilo que o toca e o marca e, por isso, os diagnósticos e as formas de lidar com os sentimentos serão SEMPRE particulares!
Espero ter contribuído com sua dúvida!
Nos dois casos existem sentimentos, no entanto, um detalhe que pode diferenciar é que na sociopatia há sentimento de remorso e capacidade de criar laços mais profundos, enquanto que na psicopatia há uma dificuldade na formação desses laços por conta da falta de empatia.

Especialistas

Paulo Cesar Teixeira Ribeiro

Paulo Cesar Teixeira Ribeiro

Psicanalista

São Paulo

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Luciana Rocha

Luciana Rocha

Psiquiatra

Cuiabá

Ravena Arcanjo

Ravena Arcanjo

Psicanalista

Sobral

Maria das Graças Pedreira Do Couto Ferraz De Alencar

Maria das Graças Pedreira Do Couto Ferraz De Alencar

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 53 perguntas sobre Transtornos da personalidade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.