Olá! Gostaria de saber se o espectro bipolar é uma doença reconhecida pela psiquiatria?

5 respostas
Olá! Gostaria de saber se o espectro bipolar é uma doença reconhecida pela psiquiatria?
Os sintomas apresentadas pelo paciente Bipolar varia de pessoa para pessoa em seu grau.

Em alguns casos o diagnóstico pode demorar se não houver muita dissonância com a forma de agir habitual e aceitável.

Observar as mudanças de humor da tristeza para a euforia e relatar ao Psiquiatra ou Psicólogo é o que permitem um diagnóstico preciso.

Abraços.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O transtorno bipolar já é reconhecido há muito tempo na psiquiatria e até antes dela, mesmo que com outros nomes. Já o espectro bipolar é apenas uma nomenclatura que evidencia duas coisas: que ele apresenta graus tão variados de apresentação que se pode dizer que seus sintomas ocorrem em um espectro; e que não sabemos tudo sobre a doença ou seu diagnóstico, sendo às vezes possível apenas dizer que sintomas se encaixam no espectro, sem total precisão do quanto e em que tipo
Sim, trata-se de um transtorno reconhecido pela psiquiatria e pela psicologia.
No CID 10, classificação indicativa de doenças relacionadas à saúde, está codificada na a classificação indicativa pode ser encontrada na sessão F31 até F31.9.
O mais importante é o não autodiagnóstico e procurar por profissionais de Psicologia e Psiquiatria para um diagnóstico preciso, pois outros sintomas podem ser confundidos com Espectro bipolar. Visto que certas psicopatologias estão em evidência na mídia, o mais indicado é procurar por profissionais da área da saúde.
Há um detalhe importante na sua pergunta. O transtorno bipolar tipo I, tipo II e transtorno ciclotímico são reconhecidos pela psiquiatria, possuindo descrição no manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais (DSM) assim como codificação pela classificação internacional de doenças (CID).
Porém, o "espectro"bipolar NÃO é reconhecido. NÃO existe diagnóstico com essa denominação de "espectro" (como ocorre com transtornos do espectro autista) e NÃO é consenso na psiquiatria. Há grupos de pesquisadores que defendente essa classificação e mudança diagnóstica e que fazem questão de falar sobre isso como se existisse consenso.
O grande motivo de controvérsia é que na prática o chamado espectro bipolar se sobrepõe aos transtornos de personalidade, principalmente ao transtorno de personalidade borderline, um diagnóstico cujo tratamento é baseado principalmente em psicoterapia. Já o tratamento do transtorno bipolar é principalmente medicamentoso.
Olá,
O Transtorno Afetivo Bipolar se caracteriza por variações do humor que são mais evidentes, graves e duradouras do que os " altos e baixos" do nosso dia a dia. As pessoas que sofrem desse Transtorno tem maneiras diferentes de vivenciar a doença, dependendo dos sintomas que apresentam, da frequência que aparecem e de como afetam a sua vida. O Transtorno bipolar é reconhecido pela medicina e classificado em Transtorno Afetivo bipolar tipo I, Transtorno Afetivo bipolar tipo II e ciclotimico. Contudo, alguns pacientes apresentam quadros discretos ou curtos de mania ou hipomania, ou ainda alguns quadros depressivos atípicos ou " não respondedores à antidepressivo" . Esses sintomas podem se enquadrar no espectro bipolar, entretanto os limites entre os vários quadros do espectro são controversos.Sendo assim, o espectro bipolar é uma condição que se refere a pacientes que apresentam alguns critérios para Transtorno bipolar, porém sem diagnóstico conforme
o DSM e a CID- 10 .

Especialistas

José Umbelino Gonçalves Neto

José Umbelino Gonçalves Neto

Psicólogo

Fortaleza

Jeane Godoy

Jeane Godoy

Psicólogo

Cuiabá

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Francisca Ferreira de Souza Vieira

Francisca Ferreira de Souza Vieira

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.