Olá gostaria de saber se o anticoncepcional atrapalha no caso da otosclerose? fiz cirurgia a 2 anos

2 respostas
Olá gostaria de saber se o anticoncepcional atrapalha no caso da otosclerose? fiz cirurgia a 2 anos ambos ouvidos e foi perfeito.mesmo com alguns zumbido nos ouvidos mas escuto bem.tenho medo de perder a audição pôr causa do anticoncepcional.
Olá! É um prazer responder sua pergunta pois reabilitação auditiva é um assunto que muito me interessa. Vamos lá: a fisiopatologia completa da Otosclerose ainda é em parte desconhecida pela medicina. É comprovado que as alterações hormonais têm um efeito importante na piora da doença. Os momentos em que temos grandes alterações hormonais no curso da otosclerose é a gravidez. Logo, engravidar é um evento que deve ser avaliado com muito carinho na paciente com otosclerose, seja ela operada ou não. Se esta for a sua opção, a contracepção é importante. Alguns contraceptivos utilizam hormônios. Como existe este componente hormonal, apesar de baixa, existe sim uma possibilidade teórica de que a otosclerose piore. Mas, repito, teórica! Nenhum estudo cientifico grande comprovou com alto grau de evidência. Como alternativa, entrariam os diversos tipos de contracepção não-hormonal e os hormonais de ação local. Converse bastante com seu ginecologista e seu Otorrino.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde. Não existem estudos científicos mostrando uma piora da otosclerose com o uso de pílulas anticoncepcionais de baixa dosagem hormonal. Já os sintomas de tinnitus e vertigens podem sim estar associados ao uso da pílula.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 95 perguntas sobre Estapedectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.