Olá, gostaria de saber se o amálgama faz mal à saúde? E porque foi proibida a sua utilização pela An

5 respostas
Olá, gostaria de saber se o amálgama faz mal à saúde? E porque foi proibida a sua utilização pela Anvisa?
Boa tarde! Sim, o amálgama faz mal a saúde devido ao mercúrio na sua composição. A ANVISA, proibiu a fabricação, importação e comercialização, bem como o uso em serviços de saúde, do mercúrio e do pó para liga de amálgama não encapsulada, utilizados na odontologia.
O impacto da contaminação do meio ambiente por mercúrio está diretamente ligado aos riscos para a saúde humana provocados pela exposição a este elemento químico. De acordo com o estudo Diagnóstico Preliminar sobre o Mercúrio no Brasil, a exposição a 1,2 mg de mercúrio por algumas horas pode causar bronquite química e fibrose pulmonar em seguida (Sigeyuki et al., 2000).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O amálgama em boca como restauração NÃO faz mal, não é necessário trocar por resina. Não precisa se assustar! Em Centros de Saúde ainda se utilizam amálgama sim. As pessoas só não estão procurando mais hoje em dia devido a estética que o amálgama não proporciona.
"O dentista deve sempre lembrar que existem três formas de mercúrio: inorgânico, orgânico e elementar. O mercúrio existente no amálgama é o inorgânico (ou metálico), portanto, mal absorvido pelo intestino e, quando eventualmente absorvido, a maior parte tende a permanecer neste estado até sua excreção pela urina. Estes compostos são totalmente diferentes do mercúrio orgânico, que é altamente tóxico, presente em peixes e mariscos de água contaminada e em alguns pesticidas e herbicidas. Ele é rapidamente absorvido pelo organismo. Já o mercúrio elementar resulta da inalação de vapores (acidente de trabalho). O vapor de mercúrio é absorvido e oxidado completamente à sua forma inorgânica."
O amálgama sempre foi um Material obturador bastante utilizado. Devido a não existir adesividade com o dente, sendo que fica preso apenas por uma cavidade retentiva, foi amplamente substituído por resina fotopolimerizavel e sistemas adesivos para esmalte e dentina. Apresenta estética desfavorável e sua formulação química não é favorável ao organismo. Esses são alguns dos fatores pelos quais o amálgama vem sendo substituído...
O amálgama está sendo removido do mercado por questões ambientais! Quando removemos as restaurações, seus resíduos são eliminados pelo sistema de esgoto, contaminando o meio ambiente. Mas isso não significa que ele faz mal ao paciente quando em boca. Se fizesse mal, seria indicado a todos pacientes a sua troca também, e bem pelo contrário, sua troca é indicada somente quando necessário (infiltração, fratura). O amálgama ainda é o material restaurador mais durável, apesar de não estético. Fica tranquila! Precisamos eliminar do meio ambiente tudo que possa causar danos no futuro (metais, plásticos, etc.. )
Nas restaurações de amálgama não faz mal à saúde! Hoje ele foi substituído pelas estéticas restaurações de resina.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 62 perguntas sobre Restauração dental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.