Olá, gostaria de saber se na menopausa os sintomas de ansiedade ou depressão podem ficar pior? Já to

5 respostas
Olá, gostaria de saber se na menopausa os sintomas de ansiedade ou depressão podem ficar pior? Já tomo Escitalopram há alguns anos, comecei com 10mg agora estou com 15mg e os sintomas de ansiedades ainda continuam alterados mesmo aumentando a dose, tenho 53 anos e desconfio que essa alteração procede do período da pré-menopausa.
Obs: ainda não estou na menopausa
A mulher está mais vulnerável aos transtornos de ansiedade e de humor no período pré-menstrual, na gestação, no pós-parto imediato (puerpério) e no climatério.
Converse com seu psiquiatra e seu ginecologista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O ideal SEMPRE é associar os medicamentos a Psicoterapia, lembrando que os remédios cuidam dos sintomas e a Psicoterapia da causa
Quando se cuida da causa, os medicamentos poderão ser diminuídos, pelo médico que a acompanha, perceba que mesmo aumentando sua dosagem, seu sintoma permanece?
Pense com carinho em juntar o medicamento com a Psicoterapia.
Somente o remédio, não modifica seu modo de pensar e agir.
Olá!
A menopausa pode ser um período de grandes transformações para a mulher, principalmente, em uma sociedade que privilegia a juventude feminina. O climatério ainda é definido como um período crítico pelas ciências médicas. Tudo bem, as mudanças corporais decorrentes da menopausa podem ser desagradáveis por si só (dores de cabeça, calor, diminuição da lubrificação vaginal, oscilação de humor) sintomas que podem ser suavizados com o uso de medicação e mudanças na rotina. Mas, aqui cabe uma reflexão, por que será que as mulheres que entram na menopausa podem apresentar mais sintomas de ansiedade e depressão? Como elas são vistas diante da sociedade? Não podemos ignorar, ainda existem muitos preconceitos direcionados as mulheres mais velhas, o que podem gerar prejuízos a saúde emocional deste público. Para finalizar, gostaria de dizer que, devemos reconhecer o potencial que mulheres "experientes" e sábias têm a oferecer e, mais ainda, mudar nossa percepção sobre o processo de envelhecimento feminino.
Olá! As pessoas que passam por um processo psicoterapêutico descobrem, conforme vão aprofundando seu processo de análise, que a ansiedade e a depressão, ou outros transtornos de ansiedade e humor, não tem uma única causa. Eles são fruto de um processo de adoecimento. Este processo não está relacionado apenas ao que ocorre conosco, mas como lidamos com o que ocorre. A menopausa é uma fase onde ocorrem muitas mudanças orgânicas, mas não podemos negar que, do ponto de vista psicológico, também são muitos os desafios desta etapa da vida. Estamos mais conscientes do declínio inevitável a que estamos sujeitos, e podemos ter acumulado uma série de situações de vida que nos deixaram marcas profundas. É importante olhar além do corpo, e perceber se a mente e as emoções também necessitam de cuidado.
É importante você avaliar como está encarando essa nova fase, o que significa a menopausa para você? Como você já sofre de ansiedade, e sabe-se, que a ansiedade está relacionada a emoções e sentimentos, seria uma boa hora de você começar a olhar para dentro de si e tentar entender sobre esses sentimentos. Essa medicação é para tratar seus sintomas, mas não a causa do problema.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Imbituba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1147 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.