Olá, gostaria de saber se existe algum risco de inflamação intestinal com o uso de 300 mg de Acarbose

2 respostas
Olá, gostaria de saber se existe algum risco de inflamação intestinal com o uso de 300 mg de Acarbose diariamente? Obrigado
A acarbose inibe uma enzima chamada alfaglicosidase. Essa enzima degrada a alguns carboidratos em glicose que é então absorvida. Com esse efeito, mais carboidrato permanece no instestino e pode ser usado por bactérias no cólon que o fermetam produzindo gases. Dessa forma o principal efeito colateral da acarbose é flatulência e desconforto abdominal. No entanto, algumas vezes os sintomas abdominais podem se agravar e causar até mesmo obstrução intestinal. A dose de 300 mg ao dia é a dose máxima recomendada, porém deve ser fracionada em 03 tomadas diárias. Procure um médico para acompanhar seu caso. Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. A Acarbose é um inibidor da alfa-glicosidase, a enzima que degrada os carbohidratos em frações menores para que possam ser absorvidos pela mucosa intestinal. ë usado para controle do Diabetes. A dose máxima é 100-200mg em cada refeição. Porem, devido aos efeitos gastro-intestinais indesejados , como gases, flatulência e empachamento, em geral , não é comum se chegar a dose de 300mg/ dia. A acarbose é contra-indicada em casos de Doença inflamatória intestinal . Os sintomas de ma-digestão e flatulência podem simular uma sd obstrutiva intestinal . Mas o risco de causar InflamaçAo intestinal não ocorre.

Especialistas

Poliana Carvalho

Poliana Carvalho

Nutricionista

Uberlândia

Maria Claudia Ribeiro

Maria Claudia Ribeiro

Nutricionista

Brasília

Leonardo Pedrosa

Leonardo Pedrosa

Nutricionista

Recife

Patricia Cunha

Patricia Cunha

Nutricionista

Recife

Luiz Gustavo dos Santos

Luiz Gustavo dos Santos

Nutricionista

Belo Horizonte

Caroline De Toledo

Caroline De Toledo

Endocrinologista pediátrico

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1319 perguntas sobre Diabetes
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.