Olá, Gostaria de saber se é normal ter uma "ressaca" da crise do transtorno de ansiedade.

16 respostas
Olá,
Gostaria de saber se é normal ter uma "ressaca" da crise do transtorno de ansiedade.
Olá! Crises de ansiedade demandam muito de nós e do nosso corpo, tanto antes no momento aonde ela vai sendo desencadeada, quanto durante e depois. A descarga de hormônios, coração acelerado, o medo, a angústia, a sudorese e o trabalho do corpo para voltar ao equilíbrio fazem com que seja comum que a energia da pessoa dê uma diminuída e a pessoa sinta como se fosse uma ressaca mesmo, um momento de cuidado e atenção para se recuperar do que foi demandado. Por isso que o tratamento psicológico e psiquiátrico são tão importantes no tratamento do transtorno ansioso, a medicação para ajudar o corpo e a terapia para ressignificar os padrões ansiosos e cada vez mais ter menos crises, saber manejá-las melhor até a remissão dos sintomas. Converse com seu psicólogo sobre isso se você tiver um ou procure um. Melhoras!

Olá! Claro que sim, especialmente após uma crise que envolve não apenas conteúdos emocionais exacerbados, inclusive, todo o seu corpo fica comprometido. É preciso, antes de tudo, 'compreender' o transtorno para depois 'controlá-lo'.
Olá! Ressaca tal como a experimentada pelo exagero de bebida alcoólica não, mas um cansaço, fadiga e até um certo pensamento aéreo após a crise é super comum. Imagina que na crise de ansiedade, teu organismo gasta uma energia gigantesca para ficar em alerta, manter todos os sistemas fisiológicos prontos para lutar pela vida, e após toda essa demanda, é comum o indivíduo se sentir exausto fisicamente e emocionalmente. Claro que não é assim com todo mundo e cada ansiedade se diferencia em sua frequência e intensidade, sem falar nas particularidades subjetivas de cada pessoa.

Ansiedade em todos os níveis é tratável, psicoterapia é o tratamento de primeira linha e as vezes pode ser necessário o tratamento farmacológico, mas nem sempre, cada caso é um caso.
Olá! Sim, é normal essa "sensação de ressaca". Diante de reações físicas e emocionais intensas, o organismo acaba ficando sobrecarregado. Os músculos ficam tensos e ocorre também a produção de alguns hormônios como por exemplo adrenalina, noradrenalina e cortisol (o famoso hormônio do estresse). Os sintomas podem perdurar por horas ou até dias e leva um tempo pro organismo se recuperar.
Olá! Cada indivíduo pode ter uma reação diferente nos transtornos. Você nomeia como uma "ressaca" da crise de ansiedade, e eu diria que claro diferentente de uma ressaca devido ao abuso do álcool pode causar um desgaste muito grande e não saber lidar com as crises de ansiedade e a falta de uma terapia adequada por um profissional da saúde poderá agravar cada dia mais todos os sintomas, desgastes etc. Por isso é importante o quanto antes ou antes de sentir a "ressaca" procurar uma ajuda de um psicólogo que lhe inspire confiança e se este achar importante poderá encaminhar para um psiquiatra.
Entendo por ressaca uma certa fadiga e cansaço. Então sim, pois houve um grande desgaste físico e emocional nessa crise. O mais indicado seria que você procurasse um profissional (psicólogo e psiquiatra) para que pudesse tratar dessas crises e não tê-las mais.
Olá! Pode ocorrer essa sensação. O uso de medicação pode reduzir ou eliminar essa sensação, os sintomas. É importante mencionar que, o tratamento para ansiedade, em alguns casos, requer um tratamento multidisciplinar com psiquiatra para avaliação e uso da medicação para reduzir os sintomas e com o psicólogo para ajudar nas causas da ansiedade. Na psicoterapia é possível obter o autoconhecimento e até mesmo aprender técnicas para controlar a ansiedade e obter melhorias na qualidade de vida.
Olá! Considerando essa sensação de "ressaca" que você relatou como um esgotamento mental/emocional/físico, fadiga e indisposição, não necessariamente precisa estar associado à transtornos ansiosos. A ansiedade faz parte da nossa vida, e quando está presente em momentos que percebemos algum perigo ou desafios desproporcionais aos limites que vivenciamos, ficamos tensos e no estado de alerta, logo, o organismo gasta muita energia resultando nessa "ressaca". O normal dessa condição terá variações de intensidade de acordo com o modo de funcionamento de cada pessoa. Já os indicadores de uma crise de transtornos ansiosos são as preocupações desproporcionais e recorrentes com o futuro e distorções do pensamento, como a catastrofização, por exemplo, onde a pessoa exagera os efeitos enfatizando os aspectos negativos e ignorando os positivos. Tratamentos para ansiedade requer avaliação com médico psiquiatra e apoio de psicólogo em um processo de psicoterapia, onde você aprenderá quais são os seus padrões de funcionamento e eventos desencadeadores que influenciam fazendo manter os sintomas. Algumas das estratégias no manejo visam ajudar na redução da ansiedade e aliviar os sintomas, como, regulação emocional, respiração diafragmática, relaxamento e flexibilização cognitiva. O objetivo não é eliminar a ansiedade, e sim tornar cada resposta emocional relevante mediante os cenários reais às quais ela está relacionada.
Se você observar que esses limites continuam ultrapassando os desafios que você está vivenciando, não deixe de buscar ajuda com os profissionais já mencionados aqui.
Desejo que você fique bem.
Sim pois tal como a “ressaca” de álcool diz respeito ao corpo se restabelecendo das reações ao álcool, a “ressaca” de crise de ansiedade é a normal e bem vinda reação de restabelecimento das reações autônomas à ansiedade. Em terapia vc pode aprender a passar pelos momentos de ansiedade com menos sofrimento, e paulatinamente, ir eliminando essa experiência tão exaustiva
É normal após uma crise de ansiedade sentir cansaço. Pois durante a crise há a liberação de neurotransmissores como o cortisol e adrenalina que são responsáveis por provocar uma série de mudanças corporais, como o aumento dos batimentos cardíacos, dilatação da pupila, transpiração, enjoo, formigamento, tontura, tensão muscular, dentre outros. Essas alterações demandam muita energia do organismo, por isso a sensação de falta de energia após uma crise de ansiedade. Porém, todas essas reações são saudáveis e adaptativas. Significa que o cérebro interpretou algum estímulo como ameaçador e o organismo liberou neurotransmissores que provocam a reação luta ou fuga, que tem a função de proteger a pessoa da ameaça percebida, mesmo que ela não seja real.
Olá, como você está?

As crises de ansiedade costumam exigir considerável esforço do seu organismo, pois é o momento em que o seu corpo está preparando física e psicologicamente, para enfrentar algum possível perigo. Assim, hormônios, como o cortisol, são liberados no organismo em maior quantidade, fazendo com que você seja exposto mais intensamente, ao estresse. Dessa forma, ao sair de uma crise, o cansaço e fadiga, tanto físicos quanto psicológicos, são inevitáveis, e nesses casos, o descanso, o relaxamento e uma alimentação balanceada podem ajudar a combater esses sintomas após as crises de ansiedade.
A ansiedade crônica, ou seja, prolongada, também se torna prejudicial para a saúde do organismo, como um todo, e é importante que tenha um acompanhamento psicológico para investigar as causas dos sintomas e realizar um tratamento que os amenize. Busque ajuda com um bom profissional da Psicologia.

Espero ter ajudado, estou à disposição.

Abraço.
Olá! Sim, é possível sentir ressaca após as crises de ansiedade, o que inclui: fadiga, tensão muscular, dificuldade de concentração, irritabilidade, vontade de dormir, etc. É importante procurar um profissional de saúde mental para tratar a sua ansiedade e para que você possa gerenciar suas crises de forma mais eficaz. Muitas práticas você já pode iniciar alguns exercícios como por exemplo a meditação, exercícios físicos, ter um sono adequado, entre outros. Sempre à disposição.
Se te refere a cansaço e fadiga, como se tivesse corrido uma maratona, sim. Isso porque na crise de ansiedade (dependendo do grau) o corpo fica em estado de alerta extremo, e isso exige muito dele, pois ele fica de plantão para enfrentar qualquer perigo que possa aparecer, seja para lutar ou para fugir. Por isso que depois que passa pode ficar essa sensação de ressaca que você diz.
Olá Como vai?
Sim, é possível experimentar uma sensação semelhante a uma "ressaca" após uma crise de transtorno de ansiedade. Muitas vezes, durante uma crise de ansiedade, o corpo entra em um estado de hiperatividade e tensão, liberando hormônios do estresse como a adrenalina e o cortisol. Esses hormônios podem causar sintomas físicos como palpitações, sudorese, tremores, tensão muscular e respiração rápida e superficial.

Após a crise de ansiedade passar, é comum sentir-se exausto, esgotado e emocionalmente drenado. Alguns também podem experimentar dores musculares, dores de cabeça, dificuldade de concentração e uma sensação geral de letargia e mal-estar, semelhante aos sintomas de uma ressaca após consumir álcool em excesso.

Além disso, as crises de ansiedade podem ser emocionalmente desgastantes, deixando as pessoas se sentindo emocionalmente vulneráveis, exaustas e sensíveis. Elas podem levar tempo para se recuperar emocionalmente e mentalmente após uma crise, e é importante permitir-se esse tempo de recuperação e autocuidado.

Se você está experimentando crises de ansiedade frequentes ou se sentindo sobrecarregado com os efeitos emocionais e físicos dessas crises, é importante procurar ajuda de um profissional de saúde mental. Um psicólogo para poder ajudá-lo a entender suas crises de ansiedade, aprender técnicas de enfrentamento eficazes e desenvolver um plano de tratamento personalizado para lidar com sua ansiedade de forma saudável e construtiva. Te desejo um feliz dia!!!

Olá, primeiramente é importante entender quais são as sensações que você julgam ser de ressaca. Se você se sente esgotado (a) mentalmente, é normal sentir sensações de desgaste após uma sobrecarga emocional. O cérebro está trabalhando intensamente para processar e reagir aos sinais de ameaça percebida, o que pode causar uma sensação de exaustão mental após a crise.

Se você também experimentar desgaste físico, é comum que o corpo entra em um estado de alerta máximo, conhecido como resposta de "luta ou fuga" diante de situações de ansiedade. Isso envolve a liberação de hormônios como adrenalina e cortisol, que aumentam a frequência cardíaca, a tensão muscular e a respiração rápida. Esse estado de alta ativação pode ser fisicamente exaustivo, levando a uma sensação de cansaço e fraqueza após a crise.

Recomendo buscar apoio de um psicólogo para aprender técnicas de manejo da ansiedade e reduzir a frequência e intensidade dessas crises.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, entender que após uma crise de transtorno de ansiedade possa sentir-se esgotado é algo comum. Isso ocorre pelo esforço mental e físico que esses episódios demandam. Se isso está acontecendo com você, talvez seja interessante considerar o acompanhamento psicológico para discutir estratégias que possam ajudá-lo a lidar melhor com essas crises e com a ansiedade em geral. Posso te ajudar a entender melhor isso numa sessão de psicoterapia online.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!