Olá! Gostaria de saber se a prática de atividade física, junto com o terapia, pode ser capaz de ajud

33 respostas
Olá! Gostaria de saber se a prática de atividade física, junto com o terapia, pode ser capaz de ajudar a superar a emetofobia e agorafobia?
Sim, a combinação de atividade física com a terapia pode ser benéfica, contribuindo para o bem-estar e o controle da ansiedade.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, a combinação de atividade física regular e terapia, especialmente a terapia cognitivo-comportamental (TCC), pode ser uma abordagem eficaz para lidar com emetofobia e agorafobia. A atividade física ajuda na redução da ansiedade e do estresse, enquanto a TCC foca na modificação de padrões de pensamento e comportamentos disfuncionais. A integração dessas abordagens pode proporcionar benefícios significativos para a saúde mental, promovendo o bem-estar geral e ajudando na superação gradual dos medos específicos. Recomenda-se discutir essas opções com um profissional de saúde mental para um plano personalizado.
"Mens sana in corpore sano" ("mente sã em corpo são") é uma citação latina, do poeta romano Juvenal, indicando o que se deve levar em conta para uma vida plena, satisfatória. Nesse sentido, de acordo com o humanismo, a fenomenologia, e o existencialismo, - pilares que sustentam a Gestalt-terapia, minha abordagem de trabalho - podemos afirmar que a associação de exercícios físicos ao processo psicoterapêutico pode contribuir para a superação das questões fóbicas citadas, bem como a mais diversa gama de outras situações. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Certamente! Especialmente atividades físicas aliadas à terapias cognitivo comportamentais (TCC). De modo seguro, aproximar-se de seus medos e cercar-se de atividades que você goste de fazer. Siga nesse caminho!
Oi! sinto muito pelo que voce está passando. Mas só de vir até aqui já demonstra uma preocupação consigo mesmo hein?
A ansiedade faz parte da vida de todos nós, mas não pode nos dominar e nos paralisar de forma a nos prejudicar, como uma crise de panico ou emetofobia e agorafobia.

A relação entre a prática de exercícios físicos e a manutenção da saúde mental já é um consenso entre os profissionais de saúde. Novos estudos apontam que a atividade física regular diminui os riscos de depressão , ansiedade entre varios beneficios! E a combinaçao perfeita!
Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido. Busque de um psicólogo clínico, que poderá te ajudar a entender sua ansiedade, se e episódica ou crises. Também com ajuda profissional voce poderá entender a raiz do problema que está causando ansiedade.

Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Eu busco alinhar atividade fisica no meu trabalho, sempre recomendo para meus pacientes,e alias prego isso em minha propria vida! Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
'''''''''''''''''''''@leticiafernandespsi


Ola boa tarde. Espero que esteja bem. Sim, a junção da psicoterapia com a atividade fésica pode ser muito benéfica em casos de ansiedade e fobias. mantendo uma boa qualidade de vida e saúde mental em modo geral. Cuide de você, e estimo melhoras. Um abraço @psiluanamarys
Olá! É um prazer ajudar com sua pergunta. A atividade física, de fato, pode ser uma grande aliada no tratamento de diversas condições de saúde mental, incluindo a emetofobia e a agorafobia.

Exercitar-se regularmente pode ajudar a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, melhorar o humor, aumentar a autoestima e melhorar a qualidade do sono. Além disso, a terapia cognitivo-comportamental, muitas vezes usada para tratar tanto a emetofobia quanto a agorafobia, pode ensinar habilidades específicas para lidar melhor com a ansiedade, desafiar suas preocupações e gradualmente retomar as atividades que foram evitadas devido à ansiedade.
Fico à disposição! Abraços @kelly_psicologa
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 250
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Lamento que esteja tendo dificuldades como essas. De maneira geral, a atividade física pode ajudar muito, e até mesmo ampliar, os benefícios da psicoterapia, uma vez que os exercícios estão associados a menores índices de ansiedade, estresse e depressão, por exemplo. Isso é tão verdade que a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), o tipo de psicoterapia que ofereço, muitas vezes inclui o agendamento e prática de exercícios físicos, além de maneiras de estabelecer esse hábito saudável. Além disso, é interessante observar que muitas vezes a TCC para o tratamento da agorafobia e da emetofobia envolve a exposição gradual a situações, emoções e sensações físicas que estão sendo evitadas. Nesse sentido, a prática de exercícios físicos ajudar no sentido de também proporcionar oportunidades de exposição a locais e sensações físicas associadas às duas fobias. Para isso ser efetivo, é importante buscar um profissional que possa auxiliar nesse processo de tratamento de uma maneira segura e individualizada. Espero que encontre a ajuda que está buscando. Fico à disposição!
Olá. Com certeza pode ajudar. Abraço.
Olá, pode sim. A atividade física é uma grande aliada no tratamento de ansiedade e depressão.
Com certeza! A terapia contribui na aquisição de habilidades de enfrentamento e elaboração desses quadros, e a atividade física sendo uma ambiente para a exposição social (no caso de práticas envolvendo outras pessoas), bem como contribui em um nível fisiologica. Eu acrescentaria o cuidado com a alimentação. Há vários estudos que apontam para melhora de quadros clínicos psiquiatricos através da alimentação, uma sugestão de livro sobre isso é 'Seu cérebro bem alimentado'.
Olá! Sim! A prática regular de atividade física, juntamente com a terapia, pode ser uma estratégia eficaz para ajudar a superar a emetofobia e agorafobia. Exercícios físicos regulares têm mostrado benefícios significativos na redução da ansiedade e do estresse, o que pode ajudar no manejo dos sintomas associados a esses medos específicos. Além disso, a terapia, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), é especialmente útil para entender e lidar com os pensamentos e comportamentos ligados ao medo de vomitar e à agorafobia. A combinação dessas abordagens pode ser muito positiva. Estou à disposição se precisar!
Olá! Sim, a prática de atividade física, em conjunto com a terapia, pode ser útil no tratamento da emetofobia (medo de vômito) e da agorafobia (medo de estar em lugares onde a fuga pode ser difícil). A atividade física pode reduzir o estresse e melhorar o bem-estar mental, enquanto a terapia, especialmente a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), pode ajudar a mudar pensamentos e comportamentos negativos associados a esses medos. Essa combinação pode ser eficaz para melhorar os sintomas e a qualidade de vida. Contudo, é importante que essa abordagem seja supervisionada por profissionais de saúde.
Olá!! Com certeza, a atividade física é de extrema importância para aliviar diversos sintomas derivados da ansiedade e outros transtornos! Aliada à terapia essa combinação trará benefícios.
A prática regular de atividade física junto com a psicoterapia traz grandes benefícios para a saúde mental e física, incluindo a redução do estresse e da ansiedade. No entanto, é importante adaptar a atividade física às necessidades e limitações individuais.
Olá! Sim, a combinação de atividade física e terapia pode ser bastante benéfica para lidar com a emetofobia e agorafobia. A atividade física regular pode ajudar a reduzir a ansiedade e a a terapia, especialmente a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), é eficaz para identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que contribuem para esses medos. A atividade física pode ser um complemento valioso para melhorar o seu bem-estar geral.
Sem dúvidas. A prática de atividade física combinada com psicoterapia ajuda muito na redução de estresse, ansiedade e consequentemente pode traz ferramentas para que você possa conhecer e lidar melhor com seus medos e ansiedades. Uma boa dupla para ampliação de bem estar físico e mental. Te desejo muita saúde para esse ano.
Sim, a prática de atividade física, aliada à terapia, pode ser uma abordagem eficaz no tratamento da emetofobia (medo de vomitar) e agorafobia (medo de estar em lugares ou situações de difícil escape). Ambas as condições podem ser complexas e muitas vezes estão interligadas com a ansiedade e o estresse.

Atividade Física: O exercício físico regular tem sido associado a benefícios significativos para a saúde mental. Ele pode ajudar a reduzir os níveis de ansiedade, melhorar o humor e promover uma sensação geral de bem-estar. Além disso, o exercício libera endorfinas, que são neurotransmissores associados à sensação de felicidade.

A psicoterapia é uma ferramenta fundamental no tratamento dessas fobias. A psicoterapia de orientação psicanalítica em particular, é frequentemente usada para abordar padrões de pensamento negativos associados ao medo. O terapeuta trabalha com o indivíduo para entender e modificar esses padrões, promovendo uma resposta mais adaptativa às situações temidas.

Exposição Gradual: A exposição gradual, na qual a pessoa é guiada a enfrentar progressivamente as situações temidas. Pode incluir atividades físicas em ambientes externos, ajudando a enfrentar o medo de estar em espaços abertos (agorafobia), por exemplo.

Mindfulness e Relaxamento: Técnicas de mindfulness e relaxamento podem ser incorporadas tanto na prática de atividade física quanto na terapia. Elas ajudam a reduzir a ansiedade e a promover um estado de calma.

É essencial abordar essas questões de maneira holística, considerando o corpo e a mente. Recomenda-se, no entanto, que qualquer abordagem seja discutida e coordenada com profissionais de saúde, como psicoterapeutas e médicos, para garantir que seja adaptada às necessidades específicas do indivíduo.
Olá,

Muito obrigada pelo contato e por registrar sua dúvida!

Sim, a combinação da psicoterapia e a prática de atividades físicas são excelentes auxiliadores na regulação dos níveis de ansiedade, que quando intensos, estão associados aos quadros de emetofobia e agorafobia.

Fico a disposição para conversamos melhor sobre sua pergunta!
Psicoterapia e a prática de atividade física se transformam numa ferramenta poderosa no tratamento de qualquer tipo de fobia.
O acompanhamento psicológico é fundamental, pois cabe ao psicólogo avaliar a necessidade de medicação, visto que tais fobias prejudicam muito o paciente nos seus relacionamentos interpessoais e qualidade de vida.
Olá!
Sem dúvida a atividade física contribuirá. Na realidade, a prática esportiva, em suas diversas possibilidades, auxilia muito o emocional, principalmente por compreendermos que a saúde envolve um conjunto de fatores biopsicossociais.
Contudo, para uma maior efetividade, a terapia é essencial.
Sim, a combinação de atividade física e terapia pode ajudar a superar o medo de vomitar e o medo de lugares lotados. Exercícios regulares podem diminuir a ansiedade e melhorar o humor, enquanto a terapia pode ajudar a entender e enfrentar esses medos. É importante consultar um psicólogo para um plano de tratamento adaptado às suas necessidades.específicas.
Pode auxiliar sim. A atividade física auxilia na regulação emocional. A terapia cognitivo comportamental também é assertiva nesses casos por possuir protocolos de tratamento para esse tipo de transtorno.
Olá, sim, ambos são dois grandes aliados. A atividade física e a psicoterapia podem contribuir de uma forma muito benéfica para melhora dos quadros de ansiedade.
A Psicoterapia tem grande importância nesse processo para se trabalhar de forma mais profunda as questões que geram tais sintomas. Talvez seja necessário acompanhamento psiquiátrico também. Te desejo melhoras.
Fico a disposição. Um abraço.
Oi. Com certeza, toda prática de atividade física combinada com acompanhamento psicológico tornará a vivências de transtornos graves amenizadas.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 70
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
A prática de atividade física combinada com terapia pode ser uma abordagem eficaz no tratamento da emetofobia e agorafobia.
É importante lembrar que cada pessoa é única e pode responder de maneira diferente a diferentes tipos de tratamento. Portanto, é fundamental trabalhar com um profissional de saúde mental qualificado para desenvolver um plano de tratamento individualizado que atenda às necessidades específicas de cada pessoa.
Olá! Sim, a prática de atividade física, combinada com a terapia, pode ser uma abordagem eficaz para ajudar a superar a emetofobia e a agorafobia.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, tudo bem? Sim! A atividade física, aliada à terapia, é fundamental no controle da ansiedade que alimenta as fobias.
Olá! Considerando a relação corpo e mente de forma integrada, há de se considerar os efeitos produzidos pela atividade física que reverberam como um todo. O processo de psicoterapia também é um lugar de produção de efeitos, podendo sem dúvidas contribuir conjuntamente. A cerca do superar é importante a análise do caso para a construção dos destinos possíveis a ele.
Certamente.
Aliar as duas coisas é um excelente começo.
Interessante também considerar a possibilidade de uma consulta com médico psiquiatra a depender da gravidade dos sintomas e nível de sofrimento. Sugiro discutir tal necessidade com seu/sua psicólogo/a.
Sim, a prática de atividades físicas pode ser benéfica como parte de um tratamento mais amplo, pois ajuda a reduzir o estresse e a melhorar o bem-estar emocional. No entanto, para condições como a emetofobia e agorafobia, a psicoterapia é fundamental. Ela oferece um espaço para explorar as origens do medo e trabalhar no enfrentamento de situações relacionadas a essas fobias. A terapia pode ajudar a entender os gatilhos emocionais, melhorar a resposta ao estresse e desenvolver estratégias para lidar com as ansiedades de forma mais eficaz. Juntamente com a prática regular de exercícios, a psicoterapia pode ser uma abordagem completa para superar essas condições.
A prática de atividade física pode ser benéfica como uma forma de lidar com o corpo e com a tensão, promovendo o alívio de sintomas físicos de ansiedade, como os que você pode estar experienciando com a emetofobia (medo de vomitar) e a agorafobia (medo de lugares abertos ou públicos). O exercício pode ajudar a melhorar o estado geral de bem-estar e, em alguns casos, até reduzir a intensidade dos sintomas, pois envolve o corpo de maneira saudável.

No entanto, para superar essas fobias de maneira mais profunda e duradoura, a terapia psicanalítica é fundamental. Ela permite que você explore as origens desses medos, muitas vezes enraizados no inconsciente, e compreenda o que essas fobias significam para você. Lacan, por exemplo, nos ensina que os sintomas não são apenas algo a ser 'eliminado', mas que trazem um significado relacionado a conflitos internos ou experiências não resolvidas. A terapia ajudaria você a trabalhar esses significados e a transformar sua relação com os medos.

Portanto, a combinação da atividade física com a terapia pode ser útil, mas é a psicoterapia que irá permitir que você acesse e trabalhe os aspectos mais profundos e inconscientes desses medos, oferecendo uma solução mais duradoura.
Olá! Tudo bem?

Que bom que você trouxe essa questão, pois ela revela uma busca por estratégias que promovam bem-estar de forma integrada. A combinação de terapia com atividade física pode, sim, ser muito eficaz no enfrentamento de condições como emetofobia e agorafobia. A atividade física não só auxilia no alívio de sintomas de ansiedade, por meio da liberação de neurotransmissores como endorfinas e serotonina, mas também pode ajudar a regular os sistemas de resposta ao estresse no cérebro, fortalecendo sua capacidade de lidar com situações desafiadoras.

No contexto da terapia, especialmente com abordagens como a Terapia Cognitivo-Comportamental, você pode trabalhar as crenças e os padrões de pensamento associados aos medos específicos, enquanto a prática física pode funcionar como um "laboratório" para experimentar o controle da ansiedade no corpo. É como treinar seu sistema nervoso para reconhecer que você pode estar em situações desafiadoras sem que isso represente uma ameaça.

No caso de agorafobia, atividades ao ar livre podem ser incorporadas progressivamente para criar uma conexão positiva com esses espaços, enquanto no caso da emetofobia, a regulação emocional desenvolvida na terapia pode ser amplificada por práticas que ajudam no manejo da tensão corporal.

Que tal conversar mais sobre como esses elementos podem ser ajustados ao que você sente? Estou à disposição para te ajudar a encontrar o caminho mais adequado para que você se sinta fortalecido(a) nesse processo.

Especialistas

Fernanda Tolomei

Fernanda Tolomei

Psicólogo

Rio de Janeiro

Wellington França Macedo

Wellington França Macedo

Psicólogo

São Paulo

Marcelo Aparecido Cursino

Marcelo Aparecido Cursino

Psicanalista

Paraisópolis

Fernando  Bomtempo

Fernando Bomtempo

Psicanalista

Goiânia

Déborah Santos

Déborah Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 34 perguntas sobre Fobias
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.