Olá, gostaria de saber se a fobia social instalada já a muito tempo é mais difícil de tratar?

30 respostas
Olá, gostaria de saber se a fobia social instalada já a muito tempo é mais difícil de tratar?
A Fobia Social trata-se de um transtorno de ansiedade relacionado ao medo, tensão, sentimento de nervosismo, entre outros, em situações sociais comuns do dia-a-dia, como ir a uma festa ou ao trabalho. Traz muitas restrições e sofrimento a pessoa acometida. Não surge da noite para o dia, é desenvolvida durante as dificuldades da vida e vai se enraizando no comportamento da pessoa. Quanto maior a demora em procurar ajuda, mais esses comportamentos se cristalizam, o que pode fazer com que o tratamento seja mais prolongado. Normalmente o tratamento envolve o psiquiatra e o psicólogo e a melhora pode ser observada aos poucos.

Olá! Fobia social é um tipo de ansiedade. Quanto mais tempo, mais cristalizado se tornam os sintomas e sim, fica mais difícil de tratar. Procure um profissional da psicologia e também inicie tratamento com psiquiatra o quanto antes. Abraço!
A fobia social é possível de ser tratada independente do tempo que você esteja sofrendo. O processo terapêutico poderá apoiá-la na descoberta de pensamentos, crenças, sentimentos que você tenha nesses momentos ansióginos. Não deixe de procurar um psicólogo e até mesmo um psiquiatra se esse for seu caso. Desejo que você possa superar essa fase de sua vida e assim prosseguir sua vida.
imagina você que, na vida vamos jogando sujeiras para debaixo do tapete, até que um dia, essa sujeira começa a incomodar. Você sabe o momento de procurar ajuda que é quando você não suporta mais o incômodo da ansiedade, quando a mesma começa a limitá-lo de algumas coisas. Acredito que o tempo certo é o agora, o momento que você identifica que precisa de ajuda. Um abraço e espero ter contribuído para você tomar uma decisão que fará diferença na sua vida.
O tempo pode ser sim um fator que contribua na cristalização de um quadro de fobia social. Porém, depende muito de outros fatores também essa dificuldade ou não do tratamento, como por exemplo sua historia de vida, suas crenças, como lida atualmente com ela, e muitas outras coisas. O importante é sempre procurar ajuda de um profissional assim que possível para realizar uma avaliação e iniciar o acompanhamento terapêutico.
Penso que o mais importante preditor de sucesso do tratamento são o engajamento do paciente e a qualidade dos profissionais que estão acompanhando o caso (psiquiatra e psicólogo) dependendo da gravidade.
Geralmente, os sintomas que não são cuidados e olhados por muito tempo acabam por causar mais danos à saúde emocional e qualidade de vida da pessoa. Sabendo disso, confio que seja bem importante você procurar o espaço da terapia para cuidar do que está acontecendo.
A fobia social quando não tratada acaba comprometendo o desenvolvimento do indivíduo com o meio e prejudicando a saúde emocional. Claro que quanto mais rápido o indivíduo procura o tratamento, mais rápido será a descoberta de suas crenças e sentimentos diante da situação fóbica. Entretanto, o tempo de tratamento varia, pois depende também do engajamento do paciente no processo terapêutico e psiquiátrico.
A fobia social é uma forma de comportamento de esquiva (ansiedade) para situações que envolvem o contato com outras pessoas.
A pessoa prefere ficar em casa a sair, ir a uma festa, a um show ou mesmo ir a um restaurante. A casa parece ser o ambiente que lhe traz segurança, sem necessitar se esforçar para entrar em contato com os outros. Esse contato traz muita aflição e desconforto à pessoa com fobia social. Mas é preciso enfrentar esse medo, esse desconforto. Na psicoterapia o cliente vai percebendo todos os seus comportamentos de esquiva e como, aos poucos, poderá superar cada um deles. É um aprendizado que vale a pena, pois a pessoa com fobia social restringe muito sua vida e acaba por criar conflitos com os familiares por não querer participar de muitas atividades da família.
Boa noite! A fobia social, trata-se de um distúrbio psicológico onde uma pessoa sente medo de estar entre outras pessoas e esse medo se manifesta de maneira irracional, sem justificativa e de forma extrema.
O tempo é um fator importante no tratamento, mas a partir do momento que você identifica e reconhece que precisa de ajuda não vai ser o tempo que o impedirá de junto com um terapeuta alcançar ótimos resultados pra este desconforto.Conte comigo.
Olá! A fobia social está relacionada com medo da vida de firma geral e o sintoma de ansiedade muitas vezes paralisa a o dia-a-dia. Qualquer doença quanto mais rápido iniciar o tratamento mais rápido pode- se diminuir os sintomas, mas isso não impede que a qualquer momento você busque ajuda de um psicólogo ou médico a fim de tratar os sintomas
Sou especialista em Saúde Mental e fico a disposição para ajudar. Cuide-se!
Sim, quanto mais passa o tempo, mais cristalizado fica a fobia. Se você já tem um diagnóstico de fobia social, sugiro que procure um especialista para inicio do tratamento.
A fobia social é um distúrbio psicológico ligado a ansiedade e medo e que pode comprometer o desenvolvimento do indivíduo com o meio prejudicando sua saúde emocional.
Fobia social é um transtorno de ansiedade limitador e quanto mais tempo demora assim como qualquer outra patologia o quadro tende a se agravar. Busque ajuda, é possível trazer alívio para seus sintomas.
Não. Porém, não evite procurar um psicólogo da abordagem cognitivo-comportamental para o tratamento.
Não necessariamente, cada um tem um processo único e exclusivo, seja adoecendo ou se cuidando. O importante é buscar ajuda profissional. Procure um psicólogo
Boa tarde, com tudo que a fobia social pode ser antiga ela pode ser tratada com certo sucesso a curto prazo, entre as terapias mais eficazes no tratamento desse transtorno é o EMDR ou Brainspotting que trabalham com a regulação cerebral e favorecem a superação do problema num tempo relativamente breve. Procure alguém que trabalhe com uma dessas terapias
Olá.Indiferente do tempo, é necessário buscar ajuda através de atendimento psicológico, e dependendo a anamnese e avaliação psicológica, o profissional encaminhará para um psiquiatra, que iniciará medicamento necessário, o que não substituirá as consultas e acompanhamento psicológico durante um período que se julgar necessário. De o primeiro passo, comece!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá. O tempo não é um marcador determinante no tratamento desse transtorno, ainda que possa ser considerado um agravante. É muito mais importante avaliar como esse sofrimento se dá e o que o sustenta, dessa forma o psicólogo ou psiquiatra poderá ajudar de forma mais apropriada. O tratamento pode ser realizado com psicoterapia, com ou sem o auxílio de medicamentos.
Olá, pessoa! É bem difícil responder sua pergunta com precisão, visto que cada caso de fobia social (ou de qualquer outro transtorno) é bastante particular. Por um lado a tendencia é responder que, sim, é mais difícil criar mudanças em um transtorno de ansiedade que já vem se instalando há muito tempo, afetando mais áreas da vida e, por exemplo, provocando um isolamento mais profundo. Pelo outro lado, no entanto, acho importante questionar o que busca com esta pergunta. Se está sofrendo com fobia social e, sente pressa da melhora ou se sente desesperançosa, converse com o profissional que te acompanha sobre isto também - procure um profissional, caso ainda não tenha. O comprometimento com a terapia é parte dos fatores que vão ajudar nessa melhora que procura. Desejo a você sucesso neste tratamento!
Fobia social ou ansiedade social é um transtorno originado da ansiedade intensa ou medo de ser julgado, avaliado negativamente ou rejeitado em uma situação social ou em um período de avaliação de desempenho. Muitas pessoas com transtorno de ansiedade social também experimentam fortes sintomas físicos, como ritmo cardíaco acelerado, náusea e sudorese, e podem sofrer ataques completos quando confrontados com uma situação temida. Embora reconheçam que seu medo é excessivo e irracional, as pessoas com fobia social frequentemente se sentem impotentes diante de sua ansiedade.
Possíveis causas: A principal responsável pela formação e controle das emoções em nosso cérebro é a chamada amígdala cerebelosa. Pessoas que possuem essa estrutura funcionando em maior atividade, são capazes de apresentar quadros maiores de ansiedade e insegurança na medida em que são postas em momentos de sociabilidade.
O Médico Psiquiatra especialista mais indicados para diagnosticar a Fobia Social e Psicoterapia método que tem se mostrado mais eficaz para o tratamento da doença. Existem diversas linhas ou abordagens terapêuticas disponíveis e de eficácia comprovada. A abordagem Cognitiva Comportamental, Constelação Sistêmica, o reconhecimento de pensamentos negativos e a tentativa de reedita-los são algumas das ações terapêuticas dessas terapias.
Caso o médico Psiquiatra conclua que seja necessário, o uso de medicamentos podem ser utilizados em associação com a Psicoterapia para um tratamento mais eficiente. Boa sorte!
Olá! Tudo depende da disposição e empenho da pessoa em mudar e superar a fobia. A Terapia Cognitiva Comportamental há várias técnicas, estratégias que podem ajudar. A adesão da pessoa no processo terapêutico, aplicando as técnicas, buscando o autoconhecimento, a mudança de pensamentos, crenças é fundamental para obter o sucesso.
Bom dia! O grau de dificuldade não depende do tempo, depende da pessoa querer de fato tratar e fazer psicoterapia. Todos nós, adultos, somos marcados por situações que aconteceram na nossa infância, então se for pensar todos já temos "muito tempo" de transtornos ou traumas instalados. Sugiro que procure um profissional que lhe passe segurança e não se prenda ao "tempo". Abraços!!
Bom dia! Pode ser tratado sim, independentemente do tempo que a pessoa carrega o sofrimento. O importante é que possa ser tratado por psicóloga (o) . Busque ajuda
Olá! Quanto mais tempo, mais cristalizado fica a fobia. Mas cada caso é um caso e o engajamento do paciente junto com uma boa relação terapêutica é essencial para o sucesso do tratamento. Um abraço, Letícia de Paulo
Olá! O importante é tratar, independente do tempo. Na Terapia Cognitiva-comportamental, por meio de técnicas psicológicas, a pessoa com fobia social aprende a praticar o autogerenciamento, de forma a controlar o nível de ansiedade durante a situação, bem como a identificação de distorções cognitivas, fundamental para que o indivíduo avalie objetivamente seus pensamentos, de forma a construir uma nova perspectiva da situação. Essas técnicas colaboram para as pessoas superarem seus medos, e o treinamento de habilidades sociais ajuda a pessoa a sentir-se mais confortável com outras pessoas, em situações que envolvem a socialização. Portanto, nesse sentido o tratamento ajuda a pessoa aprender a lidar com situações que antes causava sofrimento. Procure ajuda de um Psicólogo. Fico à disposição! Abraço!
Olá! Se não tratada, a Fobia Social pode trazer sérias complicações à vida do paciente, tais como:

Baixa autoestima;
Pensamentos negativos em demasia;
Baixo desempenho escolar ou no trabalho;
Dificuldade em manter relações sociais;
Isolamento;
Dificuldade em lidar com críticas;
Transtorno de ansiedade;
Tentativa de suicídio;

Tudo isso acaba gerando mais prejuízos a vida do sujeito, o que pode impactar negativamente no tratamento a longo, porém sempre é tratável.

Caso queira agendar Teleconsulta, basta clicar no botão ao lado.
Infelizmente sim; entretanto é possível tratar, adquirir uma melhor qualidade de vida e até mesmo eliminar esse sintoma. Antes tarde do que nunca. Mas o tempo não é o único fator que pode influenciar no tratamento. As características pessoais também contam; se existe alguma outra comorbidade ou não e, o fundamental, a vontade de melhorar do paciente e aderir ao tratamento. O sucesso de uma psicoterapia, além de um profissional que domine a técnica e tenha experiência é a motivação do paciente para mudança. Além disso uma boa sintonia entre o paciente e o terapeuta colabora para o sucesso; uma relação empática e honesta. Abraço
Boa tarde. Pode sim ser um pouco mais difícil pois você se adaptou a se comportar assim. Mas com a ajuda certa, você vai superar. Me coloco a disposição.
Não necessariamente, o tempo não faz ficar mais fácil ou mais difícil. Abraço.
Olá. Qualquer sintoma (ou diagnóstico) que não é tratado e se mantém estável ao longo da vida, vai influenciar nas crenças da pessoa, na sua autoestima e nos seus comportamentos. Ao iniciar o tratamento, independente do tempo em que os sintomas estão presentes, voce já estará dando um passo importante para a mudança. Somado ao engajamento com o processo e a eficácia do profissional, voce terá ganhos efetivos!