Olá! Gostaria de saber se a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é reconhecida como possível tr

2 respostas
Olá! Gostaria de saber se a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é reconhecida como possível tratamento para TDAH e se já existem evidências científicas de sua eficácia. Se sim, em quais tipos de sintomas do TDAH ela funcionaria melhor? Tenho diagnóstico recente de TDAH, tomo Venvanse e faço terapia. Tentei a Cognitivo-Comportamental por algum tempo porque sei que é a mais indicada para TDAH, mas optei para voltar para a psicanálise (que gosto muito e tenho mais experiência) porque estou também passando por um processo de luto que exacerbou o meu quadro depressivo. Sou uma mulher de 41 anos e sempre tive prejuízos na minha vida profissional, acadêmica e financeira por conta das minhas dificuldades relacionadas às funções executivas, especialmente horários, procrastinação, organização, motivação e foco. Sei que o processo de tratamento da depressão e do TDAH é lento, ainda mais porque tenho traumas e prejuízos acumulados por anos sem diagnóstico, mas gostaria de saber se há algum tipo de terapia (como a EMT, por exemplo) que poderia de certa forma "acelerar", ou ao menos facilitar o tratamento. Sofro constantemente com a sensação de já ter perdido muito tempo e muitas oportunidades ao longo da vida, e com o diagnóstico veio um certo sendo de urgência pra melhorar, correr atrás do tempo perdido, e tentar reverter ao menos um pouco dos prejuízos acumulados ao longo dos meus 41 anos de idade.
Desde já, agradeço as respostas e qualquer orientação que puderem me oferecer.
Tem evidência científica que a Estimulação Magnética Transcraniana pode ter benefício no TDAH. Principalmente nos pacientes refratários ao tratamento. No entanto devo lembrar que o TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento. Seus sintomas não somem por completo com o tratamento. Tenha paciência com o tratamento e com você mesma. Por enquanto a primeira linha de tratamento são os psicoestimulantes que provocam aumento de dopamina na área cerebral que, no TDAH, experimentam uma baixa concentração em comparação com os neurotípicos. Quanto ao seu retorno à psicanálise a TCC realmente está mais indicada para o TDAH, no entanto se você se sente melhor na psicanálise pode haver algum motivo, alguma emoção antiga que você ainda precisa trabalhar.

Boa noite,

Primeiramente, sinto muito por estar se sentindo assim. O tratamento padrão ouro para o THAH são os psicoestimulantes (ex: ritalina*, venvanse*). Infelizmente, não há nada que se possa fazer para acelerar os resultados do tratamento, até porque eles não dependem apenas do remédio. É sempre importante alinhar as expectativas em relação ao mesmo e entender o contexto de vida em que o paciente está. Traumas atuais, passados, situações estressantes, tudo isso influencia no processo e evolução do tratamento. Por isso, é sempre bom associar a terapia com um bom psicólogo/a, em que pode ser abordado e acompanhado situações que o remédio não consegue agir.
Muitas vezes o tratamento para a saúde mental é uma construção que nem sempre é rápida.
Achar bons profissionais que te acolham e estejam junto com você nesse processo é fundamental.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!