Olá, gostaria de saber, quem tem tdah e esta com depressão profunda, tem que tomar 3 medicamentos: t
2
respostas
Olá, gostaria de saber, quem tem tdah e esta com depressão profunda, tem que tomar 3 medicamentos: triciclico, inibidor da serotonina e mais um específico pra quem tem tdah adulto e eu não sei qual que é? Será que pode me falar ou eu estou enganado, obrigado.
Se a pessoa tem depressão "profunda" (supostamente o que se chama de "episódio de depressão maior") e não for bipolar, deve tomar antidepressivo. Atualmente, os tricíclicos não são as opções de primeira linha nem para as depressões "profundas", pois há remédios com menos efeitos colaterais que devem ser usados antes de se recorrer aos tricíclicos. Se a depressão estiver no contexto de um transtorno bipolar, por vezes se tenta tratá-la somente com estabilizador de humor como, por exemplo, a quetiapina. "Inibidores de serotonina" - o que será isto? Talvez esteja se referindo a medicações que têm atividade sobre o mecanismo da serotonina - os mais usados são os inibidores de recaptura de serotonina (seletivos e medicações duais, por exemplo). Os inibidores seletivos de recaptura de setoronina estão entre as medicações de primeira opção no tratamento de depressões. Não é comum e, muitas vezes, é contraindicado associá-las a tricíclicos. Mas, como não conheço seu caso, não sei se, especificamente para você, é uma indicação correta. Não há medicações específicas para TDAH "adulto" (por sinal, o aparecimento de TDAH na fase adulta é questionável e, por enquanto, o que se pensa geralmente é que se trata de um transtorno do neurodesenvolvimento, que se inicia na infância e pode persistir na vida adulta,numa parte das pessoas afetadas). Apesar de haver técnicas comportamentais comprovadas no tratamento do TDAH, realmente na maioria dos casos convém usar medicações. Geralmente se começa pelas específicas, como o metilfenidato e a lisdexanfetamina (no Brasil são as disponíveis). Caso não funcionem, há opções como os tricíclicos e a bupropiona. Estas opções também podem ser preferíveis em pacientes que tenham histórico de abuso de estimulantes.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Existem alguns tipos de quadros depressivos. Esclarecer qual tipo de depressão se trata é essencial para fazer a escolha acertada do medicamento. Para depressão maior se prescreve antidepressivo, que pode ser inibidor seletivo da recaptação de serotonina, multimodal, dual, tricíclico, etc. Evita-se uso de mais de um antidepressivo ao mesmo tempo pelo risco de excesso de serotonina no corpo, que causa complicações. Quanto ao TDAH, precisa passar por uma pesquisa profissional para confirmar ou descartar esse diagnóstico, já que dificuldades de concentração acontecem em vários transtornos mentais diferentes, não só TDAH. Testagem neuropsicológica se faz necessária nessa investigação.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.