Olá. Gostaria de saber quais médicos realizam eletroconvulsoterapia para tratamento da depressão? Qu

9 respostas
Olá. Gostaria de saber quais médicos realizam eletroconvulsoterapia para tratamento da depressão? Qual a taxa média de remissão desse tratamento?

Agradeço
Boa noite os médicos que realizam a ECT são os psiquiatras e os neurologistas, e é usada conforme a Associação Psiquiátrica Americana para tratar a Depressão Maior psicótica, o delirium maníaco, a catatonia maligna, o estupor depressivo, a psicose resistente à farmacoterapia, etc. Os indivíduos que receberam indicação de realizar ECT devem ser submetidos a uma avaliação médica e neuropsiquiátrica, e deve incluir o exame físico, o exame do estado mental, a história médica pregressa (incluindo alergia a medicações) e a revisão de sistemas (com ênfase no sistema cardiovascular e no sistema nervoso central). É importante que o tratamento com a ECT seja aplicado de acordo com as mais recentes diretrizes disponíveis, da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina. A taxa da remissão depende muito do estado do paciente, e de como responde ao tratamento. Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde! Alguns médicos psiquiatras no Brasil trabalham realizando a Eletroconvulsoterapia, indicada para transtornos graves específicos refratários ao tratamento farmacológico. Cada sessão de ECT tem a participação de um psiquiatra, um anestesista e equipe de enfermagem para acompanhamento do estado e conforto do paciente, administração da anestesia e sedação de maneira segura, regulação do equipamento para aplicação da voltagem elétrica controlada, avaliação dos sinais vitais, reações do paciente e recuperação após a sessão. Atualmente os estudos comprovam alta eficácia da ECT para a depressão, sendo indicada principalmente para os casos resistentes aos antidepressivos. Fatores como idade avançada e sintomas psicóticos associados tendem a uma melhor resposta à ECT. Espero ter esclarecido sua dúvida. Um abraço.
Atualmente o ECT em alguns casos pode sim ajudar , desde de que seja utilizado corretamente. Hoje ele é utilizado de uma forma mais humana e não tão agressiva como antigamente. Tenho uma paciente que usou e disse que teve uma melhora .
O ECT é aplicado por um medico , como ja descrito por alguns colegas. As pesquisas mostram que muitos pacientes sao beneficiados pelo ECT , nas situações onde o paciente nao esta obtendo melhoras com medicamentos. Com o tratamento psicoterápico paralelo a qualquer outro, o paciente terá uma soma de beneficios. Procure um psicólogo.
Boa tarde, Os médicos que aplicam o ECT são especialistas como psiquiatras e neurologistas. Esse método utilizado atualmente é menos doloroso quanto tempos atrás. Em casos de quadro de esquizofrenia, transtorno bipolar e outros psicóticos tem tido resultado importante. Procure também ajuda de psicólogos. Abraço Rejane
Muito indicado para depressão profunda. Conta com psiquiatra e Neurologista.
No Rio de Janeiro apenas 1 hospital dispõe desse método e custa em média 1,000,00 a sessão. Média de 10 sessões.
Mas isso não dispensa o acompanhamento psicológico.
Muito bom dia!
A ECT (Eletroconvulsoterapia) é um procedimento bastante eficaz e seguro que tem sido utilizado no tratamento do transtorno depressivo, principalmente em pacientes refratários ou que não alcançaram resultados com a psicoterapia e/ou medicação. O tratamento é feito em ambiente hospitalar e os profissionais que administram essa modalidade terapêutica são os médicos psiquiatras e neurologistas. Espero ter ajudado! Sigo à sua disposição. Forte abraço!
Olá, este tipo de tratamento é prescrito e realizado pelo psiquiatra e neurologista. Como complemento e para maior eficácia é necessário o acompanhamento com psicólogo.
É um procedimento utilizado por psiquiatras e neurologistas para tratar algumas patologias mentais que não responderam de forma satisfatórias aos tratamentos farmacológicos e psicoterápicos. O tratamento é eficaz e seguro para as seguintes patologias: Transtorno Depressivo Maior, Esquizofrenia, episódios maníacos e outros transtornos de ordem psiquiátrica. Antes de se submeter ao tratamento, o médico faz uma avaliação completa do paciente, para verificar se não há nenhuma contraindicação.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 146 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.