Olá. Gostaria de saber quais médicos realizam eletroconvulsoterapia para tratamento da depressão? Qu
9
respostas
Olá. Gostaria de saber quais médicos realizam eletroconvulsoterapia para tratamento da depressão? Qual a taxa média de remissão desse tratamento?
Agradeço
Agradeço
Boa noite os médicos que realizam a ECT são os psiquiatras e os neurologistas, e é usada conforme a Associação Psiquiátrica Americana para tratar a Depressão Maior psicótica, o delirium maníaco, a catatonia maligna, o estupor depressivo, a psicose resistente à farmacoterapia, etc. Os indivíduos que receberam indicação de realizar ECT devem ser submetidos a uma avaliação médica e neuropsiquiátrica, e deve incluir o exame físico, o exame do estado mental, a história médica pregressa (incluindo alergia a medicações) e a revisão de sistemas (com ênfase no sistema cardiovascular e no sistema nervoso central). É importante que o tratamento com a ECT seja aplicado de acordo com as mais recentes diretrizes disponíveis, da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina. A taxa da remissão depende muito do estado do paciente, e de como responde ao tratamento. Espero ter ajudado.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde! Alguns médicos psiquiatras no Brasil trabalham realizando a Eletroconvulsoterapia, indicada para transtornos graves específicos refratários ao tratamento farmacológico. Cada sessão de ECT tem a participação de um psiquiatra, um anestesista e equipe de enfermagem para acompanhamento do estado e conforto do paciente, administração da anestesia e sedação de maneira segura, regulação do equipamento para aplicação da voltagem elétrica controlada, avaliação dos sinais vitais, reações do paciente e recuperação após a sessão. Atualmente os estudos comprovam alta eficácia da ECT para a depressão, sendo indicada principalmente para os casos resistentes aos antidepressivos. Fatores como idade avançada e sintomas psicóticos associados tendem a uma melhor resposta à ECT. Espero ter esclarecido sua dúvida. Um abraço.
Atualmente o ECT em alguns casos pode sim ajudar , desde de que seja utilizado corretamente. Hoje ele é utilizado de uma forma mais humana e não tão agressiva como antigamente. Tenho uma paciente que usou e disse que teve uma melhora .
O ECT é aplicado por um medico , como ja descrito por alguns colegas. As pesquisas mostram que muitos pacientes sao beneficiados pelo ECT , nas situações onde o paciente nao esta obtendo melhoras com medicamentos. Com o tratamento psicoterápico paralelo a qualquer outro, o paciente terá uma soma de beneficios. Procure um psicólogo.
Boa tarde, Os médicos que aplicam o ECT são especialistas como psiquiatras e neurologistas. Esse método utilizado atualmente é menos doloroso quanto tempos atrás. Em casos de quadro de esquizofrenia, transtorno bipolar e outros psicóticos tem tido resultado importante. Procure também ajuda de psicólogos. Abraço Rejane
Muito indicado para depressão profunda. Conta com psiquiatra e Neurologista.
No Rio de Janeiro apenas 1 hospital dispõe desse método e custa em média 1,000,00 a sessão. Média de 10 sessões.
Mas isso não dispensa o acompanhamento psicológico.
No Rio de Janeiro apenas 1 hospital dispõe desse método e custa em média 1,000,00 a sessão. Média de 10 sessões.
Mas isso não dispensa o acompanhamento psicológico.
Muito bom dia!
A ECT (Eletroconvulsoterapia) é um procedimento bastante eficaz e seguro que tem sido utilizado no tratamento do transtorno depressivo, principalmente em pacientes refratários ou que não alcançaram resultados com a psicoterapia e/ou medicação. O tratamento é feito em ambiente hospitalar e os profissionais que administram essa modalidade terapêutica são os médicos psiquiatras e neurologistas. Espero ter ajudado! Sigo à sua disposição. Forte abraço!
A ECT (Eletroconvulsoterapia) é um procedimento bastante eficaz e seguro que tem sido utilizado no tratamento do transtorno depressivo, principalmente em pacientes refratários ou que não alcançaram resultados com a psicoterapia e/ou medicação. O tratamento é feito em ambiente hospitalar e os profissionais que administram essa modalidade terapêutica são os médicos psiquiatras e neurologistas. Espero ter ajudado! Sigo à sua disposição. Forte abraço!
Olá, este tipo de tratamento é prescrito e realizado pelo psiquiatra e neurologista. Como complemento e para maior eficácia é necessário o acompanhamento com psicólogo.
É um procedimento utilizado por psiquiatras e neurologistas para tratar algumas patologias mentais que não responderam de forma satisfatórias aos tratamentos farmacológicos e psicoterápicos. O tratamento é eficaz e seguro para as seguintes patologias: Transtorno Depressivo Maior, Esquizofrenia, episódios maníacos e outros transtornos de ordem psiquiátrica. Antes de se submeter ao tratamento, o médico faz uma avaliação completa do paciente, para verificar se não há nenhuma contraindicação.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Minha filha toma sertralina, de 50 mg por dia toma 150 mg esse mês não menstruou tive medo fiz até exame de farmácia deu negativo, mas assim meses anteriores saia leite de seus seio pode ser desequilíbrio hormonal por conta das medicações,fora o sertralina toma risperidona, topiramato e Rivotril sub…
- Chá de camomila interfere com olanzapina . Olanzapina é um antipsicótico
- Tenho apresentado uma irritablidade, impaciência, falta de vontade de trabalhar e até sair para algumas ocasiões festivas com amigos. Estou no período da menopausa e por vezes sinto vontade de me isolar. A leitura me distrai e muitas vezes exagero no tempo dedicado a ela. Isso é um problema neurológico?
- Iniciei tratamento com escitalopram genérico 0,5mg, no segundo dia o estômago doeu, seria bom mudar para o de marca. O ESC ODT oro dispersível será que agride menos, pelo fato de desmanchar na boca?
- Bom dia! O período da menstruação altera a eficácia dos remédios antidepressivos e ansiolíticos? Eles param de fazer efeito nesse período? Isso prejudica o tratamento?
- Olá, estou medicada com venlafaxina 85 mg. Posso tomar chá de Cidreira?
- Boa noite! Faço uso do pondera 20 mg , há uns 3 meses , e gostaria de saber se essa medicação pode interromper o ciclo menstrual? Minha última menstruação foi 17 de fevereiro e até agora nada.
- Me sinto muito triste muitas vezes pensei em suicídio só não o fiz pela minha filha de 3 meses. Estou em uma situação que com ele é horrível e sem ele não sei como farei pra trabalhar e cuidar da minha filha. Depois de 1 ano de o conhecer e ser casada com ele percebo como ele é doente, abusivo, agressivo…
- A sertralina ela só causa um atraso ou a menstruação não desce?
- Quero saber se os chá de cidreira faz mal quando eu estou tomando amitriptilina?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 152 perguntas sobre Transtorno depressivo
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.