Olá gostaria de saber porque sempre que me envolvo com alguém eu começo a ficar triste, ansioso, imp

34 respostas
Olá gostaria de saber porque sempre que me envolvo com alguém eu começo a ficar triste, ansioso, impaciente, sem saber o que fazer, com paranoias etc. Muitas vezes por a pessoa demorar responder uma msg minha ou não responder ou comentar algo que eu falei isso me deixa angustiado, mas quando estou com a pessoa pessoalmente me sinto bem, mas quando estou longe parece que fico sentindo a necessidade da pessoa demonstrar que gosta de mim. Todos os meus relacionamentos sempre foram desse jeito. Observação, eu tenho TOC.
Olá! No TOC basicamente existe a necessidade de contar com coisas externas para alcançar segurança interna, como você relatou que no começo da relação se sente “triste, impaciente, ansioso” quando a pessoa demora para responder fica angustiado (questione quais pensamentos passam pela sua cabeça quando a pessoa demora para responder e se tem evidências sobre esses pensamentos). O habitual seria trabalhar pensamentos disfuncionais, dependência emocional e autoestima com apoio psicológico, visto que tem vivenciado essas emoções em suas relações!

Olá, tudo bem com você? Imagino o sofrimento que você pode estar vivenciando, afinal, os relacionamentos amorosos são uma parte importante da vida, para a maioria de nós. O que você relata é bastante característico de quadros ansiosos, que geralmente são acompanhados por insegurança e medo. É importante compreender o que foi acontecendo para que esses sintomas ganhassem o espaço que ganharam na sua vida e, para além disso, o que acontece que eles ainda persistem. Também é necessário compreender quais as suas expectativas, os seus medos, suas inseguranças e também qual o valor que você atribui a si, seja dentro ou fora de uma relação. Sugiro que você seja acompanhado por uma psicóloga ou psicólogo, para cuidar de aspectos tão delicados e profundos. Pode parecer difícil agora, mas acredite: é possível vivenciar relacionamentos de um modo saudável e sereno. E a psicoterapia pode te auxiliar!
Olá, uma das principais dificuldades do TOC é a incerteza; e nos relacionamentos a incerteza é a certeza. Provavelmente quando você esta longe da pessoa começam os pensamentos intrusivos; quando a pessoa não responde ja vem os pensamentos como por exemplo... será que a pessoa nao quer falar comigo? será que está me traindo? ... será? E se? Isso acaba virando uma ruminação. Assim como em outras situações em que os pensamentos aparecem. Na TCC acreditamos que os pensamentos, nos trazem sentimentos e comportamentos. Então esses pensamentos geram ansiedade em você e quanto mais você foca neles mais ansiedade e angustia sente. Você tem a necessidade de ter a certeza absoluta que a pessoa gosta de você e acaba interpretando qualquer coisa ou sinal como ela nao gosta. Isso tem muita relação com o TOC e pode ser mais uma manifestação da doença. Tem que trabalhar os pensamentos obsessivos e evitar o ritual mental... Isso deve ser feito com ajuda de um terapeuta. Sozinho é bem dificil. Fique bem.
Olá, tudo bem?
Parabéns por procurar auxílio para entender o seu sofrimento, eu sei que nem sempre é fácil buscar ajuda!
As dificuldades que você relatou podem estar relacionadas ao seu diagnóstico de TOC, e por isso é fundamental que você faça acompanhamento psicológico! Além disso, estar em um relacionamento sempre trás à tona as nossas dificuldades, as feridas que não curamos no passado... Então é um desafio, que você não precisa passar sozinho. O fato de você identificar esses comportamentos que lhe trazem sofrimento já é um passo muito importante. Busque acompanhamento profissional!
Boa noite
Parece que com a expansão da internet (maior acesso a informação) temos a tendência ou necessidade de nomear e encontrar resposta para todos os sentimentos ou pensamentos que nos acometem, muitas vezes nos auto-diagnosticando e nos colocando em caixinhas. Com certeza tomar contato com esses sentimentos e pensamentos é importante, perceber o quanto nos incomoda e podem causar um sofrimento real, mas nem sempre podem significar algo no nível psiquiátrico. Poder falar sobre eles também é muito importante, pois podem ser efeito de questões com as quais não conseguimos tomar contato e que conseguem produzir sintomas que superam nossa capacidade de lidar com eles e nos fazem adoecer cada vez mais. Um psicanalista / psicólogo tem uma escuta treinada para perceber questões que não conseguimos perceber sozinhos e nos permite suportar melhor o momento pelo qual estamos passando. Boa sorte. Abraços
Olá! Concordo com os colegas!
Quero somente acrescentar que vc diz ter sido diagnosticado com TOC! Faz acompanhamento psicológico? A terapia vai ajudá-lo a se sentir mais autônomo em relação ao outro! Só podemos ter relacionamentos saudáveis se estamos saudáveis mentalmente! A partir do momento que você conseguir fazer a divisão entre você e o outro verá o quanto se sentirá mais leve e feliz! Cuide-se! Espero ter ajudado!
Boa noite.
Em tempos de internet, tempos da imagem, onde o virtual e o físico se mesclam sobremaneira, a necessidade da presença (ainda que ausente fisicamente) apresenta-se imperativa quanto à solidão, inseguranças, medos, etc. É necessário trabalhar sua condição para que consiga se relacionar de forma mais satisfatória. Que tal falar disso em terapia?
O TOC se caracteriza pela presença de obsessões e compulsões que interferem em todos os aspectos da vida, como escola, trabalho e relacionamento pessoal.
As preocupações excessivas e exageradas, dúvidas intermináveis, ser atormentado por pensamentos indesejáveis, como nesse caso a necessidade de tentar estar no controle dos relacionamentos, podem gerar afastamentos nos parceiros românticos, pois podem sentir excessivamente invadidos.
Como os portadores do TOC sofrem por muitos medos e neste caso, o afastamento do parceiro românticos, esse processo pode desencadear sofrimento psíquico.
É recomendável procurar ajuda psicológica especializada para entender melhor o caso.
No TOC, alguns comportamentos são manifestados como formas de afastar alguns pensamentos irracionais que invadem a consciência. De maneira semelhante, no relato você parece exigir constantes demonstrações de amor da outra pessoa para afastar pensamentos que lhe dizem que você não será amado, por exemplo, pensamentos estes que são igualmente irracionais.
Esta repetição em relacionamentos denuncia que esta é uma questão que tem a ver com sua forma de encarar não só a si mesmo, como as outras pessoas também.
O acompanhamento psicológico e psiquiátrico pode lhe ajudar bastante tanto com questões afetivas quanto com o controle dos comportamentos compulsivos.
Olá! Penso que uma pista é ver como foram seus relacionamentos no passado (os amorosos e os familiares). Eles são modelos ainda que muitas vezes inconscientes, e faz com que você tenha esse tipo de atitudes. Querer ser aceito em novos relacionamentos é normal, em certa medida todos estamos atrás de aprovação de outras pessoas. Mas quando traz desconforto ou prejuízo, talvez seja hora de cuidar disso. Precisa conversar sobre esses temas? Conta comigo!
Esta situação normalmente pode estar envolvido (TEPT) transtorno de estresse pós traumático, ou rejeição de mãe, isso funciona como gatilhos nos momento de envolvimento com situações idênticas com a traumáticas vividas quee ficou lá no inconsciente e é disparado o gatilho e vem as revivencias podendo vir aí a vontade de evitar ou a carência de se ter novamente algo que foi rejeitado e perdido, por isso é muito importante a ajuda de um terapeuta.
Olá! A psicoterapia pode te ajudar a compreender melhor estas experiências e o processo de autoconhecimento lhe possibilitará também a lidar com o TOC. Um abraço.
As vezes quando passamos por determinadas situações na infância, ficamos afetados por elas, como por exemplo, um funcionamento familiar disfuncional ou ausência de uma figura que transmita confiança e segurança pode despertar insegurança em uma criança. Essas e outras situações traumáticas durante o nosso desenvolvimento têm influência na nossa vida adulta. Todos os nossos relacionamentos podem ser afetados pois as questões do passado guardadas como memorias disfuncionais estão sempre presentes até que sejam trabalhadas e ressignificadas. As experiências adversas na infância têm sido descritas na literatura como um dos principais fatores de risco para problemas psicossociais na idade adulta.
Olá! Você percebeu que existe um padrão que se repete em todos os relacionamentos. Parece haver uma insegurança em relação à estabilidade do relacionamento, que aparece quando você está longe da pessoa. E então aparecem os sentimentos ruins. Você já passou por uma avaliação psicológica? O TOC foi diagnosticado por um profissional? Acredito que seja importante passar por um processo psicoterápico.
Olá! Acredito que há duas questões envolvidas em sua pergunta. A primeira é referente a ansiedade que você relata ao não estar perto da pessoa amada. Sua insegurança pelo simples fato de estar longe dessa pessoa faz com que surjam fantasias de abandono seguida de respostas fisiológicas e que lhe fazem sofrer, vivenciar momentos de aflição e desespero. Vejo ser de extrema importância trabalhar em terapia esse sentimento de vulnerabilidade e abandono, fazendo com que a dependência afetiva não te afete mais, e se descubra como pessoa, suas potencialidades. O portador de TOC tem em si a característica de se organizar internamente com situações externas, ou seja, na medida em que as coisas aqui fora funcionam do jeito "certo", o indivíduo se organiza e também funciona bem. Essa busca por afirmação e comprovação constante do sentimento de afeto do outro por você pode estar ligada a esse mecanismo de satisfação do TOC.
Olá, seria interessante você procurar entender o motivo de ficar ansioso quando sua parceira não te responde? como você se relaciona consigo mesmo. Tentar entender o que você procura nas pessoas que só pode encontrar em si mesmo. Qualquer coisa, conte comigo para te ajudar.
Acho que podemos focar aqui nessa necessidade que percebe sentir da pessoa demonstrar o afeto por você. Você já vê isso como excessivo e, de alguma forma, sabe que sinaliza algo que está comprometido na sua maneira de se colocar numa relação. Há uma tentativa de controle que aprisiona a ambos, não é mesmo?
Não há como dizer qual a razão disso. Como alguns colegas já trouxeram acima, esse comportamento envidencia insegurança, medo...mas a razão precisa ser identificada por você e, preferencialmente, num processo terapêutico.
É nesse espaço seguro de fala e escuta que poderá explorar suas experências, dores, amores, medos e potencialidades e construir pontes mais saudáveis para seus relacionamentos.
Olá! A princípio questione os seus pensamentos, quanto a autenticidade. No que você pensa quando a pessoa não responde, se de fato você tem dados reais que comprove que seu pensamento está certo. É importante investigar num processo terapêutico o que originou essa insegurança em você e esse sentimento de que não é amado, querido de precisar a todo instante de comprovações de afetos. Por isso a necessidade compulsória de respostas que neguem o pensamento de que a pessoa não gosta de você.
Oi. Boa tarde! Tive a sensação de que o que desperta esses sentimentos e pensamentos que lhe deixam angustiado não é o envolvimento com alguém, mas o distanciamento físico ou emocional da pessoa, ou ainda a demora de essa pessoa dar uma resposta ou reagir a algo que expressou. É isso? Na minha abordagem, entendo essa "necessidade de a pessoa demonstrar" que gosta de você tem uma finalidade e também aponta para uma solução, mesmo precariamente. O que esse outro (a pessoa com quem se relaciona) pode trazer a você com essa demonstração ou confirmação de que gosta de você? Caso que queira explorar mais essas questões em um processo terapêutico, estou à disposição.
O TOC trata-se de um dos transtornos de ansiedade, nesse quadro é comum a dificuldade em lidar com a incerteza, algo que aparentemente você sente nos seus relacionamentos, com isso desenvolve a necessidade de reasseguramento para diminuir esse desconforto. A psicoterapia pode ajudá-lo a lidar com essa ansiedade e a desenvolver mais confiança e segurança em si mesmo, estou a disposição.
olá, a primeira coisa é procurar um psicólogo, e entender a razão deste ciclo. Compreender a origem da sua insegurança, que leva a desconfiança, paranóia, ciúme, dependência, provavelmente tem uma razão de origem na sua primeira infância. A psicoterapia vai te ajudar a saber ligar com a ansiedade relacionada aos seus relacionamentos, a lidar melhor com os gatilhos, suas reações e emoções, te indico bastante a procurar. Qualquer coisa, estou à disposição.
Atualmente há milhares de pessoas nas mais diversas condições de dificuldades psicológicas sem qualquer tipo de orientação.
Eu me pergunto por quanto tempo ainda você vai permanecer sem solucionar o seu caso.
Enquanto fica no aprisionamento de dúvidas, incertezas, sintomas a vida vai se escoando entre os dedos por falta de decisão de mudar o estado de coisas pelas quais está passando.
São diversas as formas e modos de tratar do seu caso e com isso alcançar a liberdade que merece, pode e consegue.
Agora é o momento de agir e resolver.

Olá! É muito importante você buscar ajuda psicológica afim de você poder ter uma qualidade de vida melhor e o profissional investigar o contexto geral das suas questões , assim, você conseguirá compreender melhor o que acontece dentro de si, para ter mais qualidade de vida emocional.
As questões relatadas, me parece que além do TOC, há uma ansiedade batendo na sua porta, gatilhando sentimentos e emoções que são também manifestadas pela pessoa que sofre de TOC, mas que também podem ter uma comorbidade num transtorno de ansiedade gatilhado por essas compulsões.
Estou à disposição para ajudar.
Muito importante você buscar ajuda psicológica para entender esses sintomas de ansiedade. Os sintomas nos sinaliza que algo em sua vida pode não está funcionando muito bem. Você relatou que tem TOC(transtorno de ansiedade Obsessivo compulsivo).
Quem lhe apresentou esse diagnostico?
O transtorno obsessivo-compulsivo, é um dos transtornos de ansiedade.
Sendo obsessões pensamentos, ideias, imagens, palavras, frases que invadem a consciência repetitivamente e persistente. As compulsões são comportamentos ou atos mentais repetidos.
O TOC se caracteriza também por dúvidas, medo, preocupações, incomum. Será que você esta sentindo essa ansiedade nos relacionamentos amorosos, como preocupação, medo incontrolável devido à impossibilidade de controle.
Bom, muitas variáveis a se avaliar. Procure um psicologo que vai te ajudar. Um abraço,
Oi, percebi pelo seu relato que esse é um padrão nos seus relacionamentos, visto que você afirmou que isso sempre acontece quando está em um relacionamento com alguém. A pergunta importante a se faze é: pensar, ruminar, ficar angustiado e pensando em mil possibilidades, vai mudar alguma coisa em relação ao que o outro está fazendo?
Porque se apegar em pensamentos que te fazem sofrer, se na verdade eles são só hipóteses? Quais as evidente de que isso que você está supondo, vai efetivamente acontecer?
A ansiedade trás muitos pensamentos negativos a nossa mente e eles parecem verdades absolutas, porém se formos avaliar cuidadosamente eles podem estar bem distorcidos.
O que fazer então? Que tal parar de focar no outro e começar a focar em você.
Como? Se autoconhecendo, trabalhando em seu autocuidado, sua autoconfiança e auto estima.
Entender pq se sente assim é o primeiro passo para a mudança. Falar sobre isso com alguém treinado para te ajudar a perceber em que momento da sua vida você começou a se sentir inseguro, como foram suas primeiras interações com os seus cuidadores. Quais necessidades emocionais não foram atendidas na infância e estamos buscando supri las com nossos parceiros amorosos.
Na psicoterapia você vai aprender a se conhecer e entender pq se sente assim mas suas relações e o que está buscando nessas relações.
É um processo transformador que vai te auxiliar muito a ter relacionamentos mais tranquilos e satisfatórios.
Estou a disposição se quiser iniciar essa mudança!
Olá, seria interessante você buscar um psicólogo(a) para entender essas repetições na maneira de se relacionar e poder pensar o que você busca nesses relacionamentos.
A psicoterapia pode ti auxiliar nessas descobertas, podendo diminuir suas angustias e se posicionando de forma diferente frente ao outro.
O TOC atua principalmente sobre o medo e a incerteza. Os pensamentos intrusivos são uma das formas mais comuns de TOC. Porém pelo seu relato me parece que existe um quadro de transtorno de ansiedade bem evoluido. A ansiedade nada mais é que o medo (do futuro) e por consequencia disso gerando os tão desconfortáveis pensamentos intrusivos. Quando algo vira um padrão, tendemos a desenvolver pensamentos automáticos que como o proprio nome já diz (eles vem de forma automática) para nós e isso faz com que gere comportamentos associados a estes pensamentos, que acredito, como no seu relato um padrão de comportamento nos seus relacionamentos.
Recomendo a procura de um profissional para te ajudar na descoberta de todos essas problemáticas e te trazer um conforto mental.
Você terá essas respostas na psicoterapia, antidepressivo ajuda no TOC, boa sorte.
O TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) pode contribuir para a forma como você se sente em um relacionamento. As pessoas com TOC muitas vezes têm pensamentos intrusivos e obsessivos, o que pode levar a sentimentos de ansiedade e preocupação. Isso pode se manifestar em um relacionamento como a necessidade de constante validação e atenção da outra pessoa, que pode levar a sentimentos de tristeza, ansiedade e impaciência quando essa atenção não é recebida. É importante que você converse com um profissional de saúde mental sobre esses sentimentos e pensamentos, para ajudar a entender melhor como eles estão afetando sua vida e encontrar formas de lidar com eles de maneira mais saudável e positiva. A terapia pode ser útil para ajudar a identificar e lidar com esses padrões de pensamento e comportamento, e pode ser combinada com medicamentos em alguns casos para melhorar os sintomas do TOC.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Imagino que ninguém vá conseguir te responder exatamente porque isso acontece, porque quando se trata de questões emocionais, a dinâmica é sempre particular e individual, precisamos investigar para entender.
Fazendo psicoterapia você terá um espaço para buscar essas respostas com ajuda de um profissional. Abraço
É importante que você peça ajuda para um profissional de saúde Mental para que ele possa avaliar melhor esses sintomas na qual você falou! Estou a disposição para conversar e esclarecer Quaisquer dúvida!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Bom dia, obrigada por trazer sua historia e suas dificuldades, sinta-se acolhida. Percebo como deve estar sendo difícil lidar com suas inseguranças e incertezas, e relacionamento é isto lidar com a incerteza, mas vamos olhar para o que tem de certeza? Ele tem te correspondido. Seu relato descreve bem quadros ansiosos, que geralmente são acompanhados por insegurança e medo. Além de estar relacionado também ao TOC que traz esses pensamentos de insegurança e ansiedade. Sugiro que procure um acompanhamento psicologico para cuidar de você e para que tenha possibilidade de ter um relacionamento saudável e sem permanecer em repetições de relacionamentos inseguros, Me coloco a disposição @psiluanamarys. Espero que fique bem. Um abraço
Pois saiba que esse comportamento merece atenção, já que é um problema que traz vários malefícios a você e à outra pessoa.

Reações desse tipo surgem com base em uma ideia irracional de perseguição e desconfiança. Com isso, o casal pode se desgastar facilmente, pois fica mais difícil estabelecer uma relação de confiança mútua e ter a sensação de segurança dentro do relacionamento.
Sendo assim, nada melhor do que saber como controlar os pensamentos e as atitudes que fazem mal ao casal, não é? Procure ajuda na psicoterapia para saber lidar melhor com o TOC e a Ansiedade.
Me parece que você está experimentando sentimentos intensos de insegurança e medo de rejeição em seus relacionamentos. Isso pode se manifestar como ansiedade, impaciência e paranoia, especialmente quando há qualquer forma de comunicação ambígua ou atraso na resposta. Esse comportamento pode ter raízes em experiências passadas, como vínculos inconsistentes ou inseguros na infância, onde a presença e o afeto dos cuidadores eram imprevisíveis. Como resultado, você pode ter desenvolvido um medo de abandono e uma necessidade constante de reafirmação do afeto e da atenção do parceiro. Entender que suas reações são respostas emocionais automáticas pode ajudar a criar uma distância emocional e analisar a situação de forma mais objetiva. A terapia pode fornecer um ambiente seguro para explorar suas inseguranças, trabalhar em padrões de apego e desenvolver estratégias para criar relacionamentos mais seguros e satisfatórios. Trabalhar esses aspectos pode levar tempo e requer paciência e compromisso, mas pode resultar em uma maior estabilidade emocional e relacionamentos mais saudáveis e equilibrados. Pense nisso!