Olá, gostaria de saber o que faço para perder meu medo de falar em público e ficar a vontade quando

19 respostas
Olá, gostaria de saber o que faço para perder meu medo de falar em público e ficar a vontade quando vou falar com as pessoas. Já participei de treinamentos, pnl, li livros mas não co segui me livrar deste medo. Sou encarregado de producao e meu cargo exige que wu faça reuniões frequentes ou participe de reuniões com autoridades mas sempre que sou consultado fico trêmulo, transpiro, fico rubricado e fico desconcertado na frente das pessoas.
Trata se de fobia social?
Olá, boa tarde tudo bem? Te convido para conhecer a terapia cognitivo comportamental TCC. A TCC oferece uma abordagem estruturada e baseada em evidências para ajuda-lo superar o medo de falar em público, capacitando-o a enfrentar suas ansiedades e desenvolver habilidades eficazes de comunicação. Obrigada, será um prazer ajuda-lo.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 80

Olá.
Você se sente assim na maior parte das suas interações sociais? Se sim, pode ser que seja ansiedade social (fobia) sim.
O medo de falar em público é muito comum, pois estamos ali em uma posição de destaque, de autoridade, de foco e isso causa mesmo tudo isso que você relatou. Formas de ajudar a lidar com isso são: se expor aos poucos a essa situação que causa medo, mesmo que de início isso pareça algo horrível, mas o enfrentamento irá te ajudar a lidar melhor a longo prazo; outra coisa é buscar entender o que te causa tanto medo, se é algo que vem de fora (medo de ser julgado) ou algo interno seu (se sentir incapaz) e trabalhar internamente essas questões em você.
Outra coisa que ajuda muito a lidar com isso é se perdoar mais, tirar o peso dessa situação como se isso fosse arruinar sua vida. Quanto mais foco e preocupação nessa situação, mais você irá sentir tudo isso.
Espero que ajude! Fica bem.
Olá, espero que esteja bem. O medo de falar em público é sim um dos sintomas da fobia social, ou do transtorno de ansiedade social, que gera desconforto, pensamentos intrusivos do tipo "vão zombar de mim", "o que estou falando não esta agradando", "vou pensar em um roteiro para falar", pode englobar sintomas de receio de comer/beber em público. É importante identificar em quais momentos, ambientes, intensidade e frequência esta acontecendo. É importante lembrar que a timidez saudável pode causar alguns destes sintomas (tremor, sudorese), porém não pode haver sofrimento para a pessoa ou prejuízo em sua vida social e/ou profissional. A terapia cognitiva comportamental - TCC e a terapia da aceitação e compromisso, entrega ferramentas para lidar com estes sintomas e fazer com que você saiba lidar com esses sintomas, entender os pensamentos que estão associados (medo do julgamento/vou falhar/vão zombar de mim), entender também o histórico da adolescência e juventude para entender os gatilhos, causas e juntos planejar as ações que poderão ser tomadas. Espero ter ajudado!
Entendo como pode ser desafiador lidar com o medo de falar em público, especialmente quando sua posição exige isso frequentemente. Primeiramente, é importante reconhecer que você já deu passos significativos buscando treinamentos e lendo livros sobre o assunto, o que mostra seu comprometimento em superar esse desafio.

Os sintomas que você descreve – tremores, suor excessivo, rubor e desconforto extremo – são comuns em situações de ansiedade, e podem sim estar associados à fobia social. No entanto, é essencial lembrar que há maneiras de lidar com isso e que você não está sozinho nessa jornada.
Você já demonstrou muita determinação e coragem ao buscar ajuda e explorar diferentes métodos para superar esse medo. Continue perseverando e, aos poucos, você encontrará maneiras de se sentir mais confortável e confiante ao falar em público.

Se precisar de mais alguma orientação ou apenas de alguém para conversar, estou aqui para ajudar!
Olá. Sim, pode se tratar de fobia social, mas considero que mais importante do que definir o que possa ser é investigar as causas associadas ao transtorno, pois a fobia, seja ela qual for, para a psicanálise diz da nossa angústia em relação às questões que estão inconscientes, e por isso, precisam de um espaço de escuta sensível e acolhimento para que possam ser elaboradas, diante disso, aconselho que busque um psicólogo/ psicanalista para trabalhar essa questão. Estou à disposição!
Boa tarde. No seu caso, acho que a Terapia Cognitivo Comportamental e a Terapia do Esquema seriam ideais. Esse tipo de comportamento esta atrelado a uma emoção, forma de pensar que provavelmente falam de uma crença automática, intermediária. No entanto, para resolver a sua situação é necessário iniciar um processo terapêutico para poder entender o caso como um todo. Entender os seus gatilhos, esquemas, pensamentos automáticos, reações, dentre outras coisas. Caso eu possa ajudar mais, estou à disposição.
Olá, parece que você está enfrentando ansiedade social. A terapia Cognitivo-Comportamental tem demonstrado ser o tratamento com base em evidências científicas mais eficaz nos últimos tempos. PNL não tem evidências científicas de sua eficácia para o tratamento da ansiedade social e outros transtornos.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 120
Olá! Eu Compreendo que você está preocupado com o medo de falar em público e como isso pode afetar suas ações. Sentir medo é natural e comum, mas o verdadeiro problema não é o medo em si, e sim permitir que ele impeça você de fazer o que é importante. Quando deixamos de realizar atividades significativas por causa do medo, estamos permitindo que ele controle nossas vidas. Em vez disso, uma abordagem mais eficaz é aprender a tolerar o desconforto que o medo traz. Isso significa aceitar que o medo estará presente, mas não deixar que ele dite suas ações. Desenvolver essa habilidade é crucial, pois ao dominar a arte de tolerar o desconforto enquanto fala em público, você perceberá que falar em público deixa de ser um problema, e o medo associado a isso também diminuirá. Lembre-se, o objetivo não é eliminar o medo, mas sim aprender a conviver com ele e continuar avançando. Boa sorte!
Olá, falar em publico muitas vezes é um grande desafio.
A TCC - Terapia Cognitivo-Comportamental,é uma abordagem estruturada e baseada em evidências e pode ajuda-lo a superar o medo de falar em público, capacitando-o a enfrentar suas ansiedades e desenvolver habilidades eficazes de comunicação. Estou a disposição para a ajuda-lo. Abraço.

Olá! Eu sugiro fazer uma psicoterapia com o foco nessa fobia. Na psicanalise trabalhamos as causas, pode ser trabalhado hipnose e meditações conjuntas a psicoterapia. Parece fobia de falar em publico, teria que analisar mais a fundo e fazer um tratamento psicológico adequado. A disposição.
Imagino o quão desafiador é a esta realidade. Eu sugiro que avalie os benefícios que você terá ao realizar um acompanhamento psicológico que te ajude a compreender este medo, e aos poucos, auxilie a ampliar seu repertório de comportamentos para lidar com situações adversas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Boa noite! O medo de se expor ao julgamento de outros, ou a timidez/inibição, é algo que faz parte das neuroses, psicanaliticamente falando. Alguns se desembaraçam mais desse tipo de sintoma, outros menos. A trama que está por trás do seu medo é sua, faz parte das suas vivências pessoais. Você pode até encontrar alguns "truques" que amenizem isso, e tomara que encontre, inclusive, mas para se sentir verdadeiramente mais seguro dentro da sua própria pele é preciso mergulhar e investigar a si próprio, e para isso eu recomendo fortemente a psicanálise.
Olá! Esperto que esteja bem, segue estratégias para perder o medo de falar em público:

1. Pratique regularmente: Quanto mais você falar em público, mais confiante ficará.

2. Prepare-se: Conheça bem o conteúdo e pratique seu discurso ou apresentação.

3. Respire fundo: Use técnicas de respiração profunda para relaxar antes de falar.

4. Visualize o sucesso: Imagine-se falando em público de forma confiante e bem-sucedida.

5. Busque apoio profissional: Considere procurar um psicólogo para ajudar a lidar com o medo.

Lembre-se de que cada pessoa é diferente, então é importante encontrar as estratégias que funcionam melhor para você. Se o medo de falar em público está afetando sua vida pessoal e profissional, é recomendável buscar ajuda especializada para avaliar se se trata de uma fobia social e receber orientações adequadas.
Espero ter ajudado. Abraços.
Bom dia
Escreva antes de falar aumenta a capacidade de criação, reflexão e associação, caso seja possível porque garante maior desempenho neuronal. Sugiro também se desafiar a falar. A terapia pode te ajudar muito, porque irá construir a sua autoestima. Um forte abraço
Olá, o medo de falar, sobretudo de falar em público, é muito humilhante para a pessoa e pode gravemente impedir a carreira. Um conselho imediato é de não negligenciar a preparação do conteúdo do que você vai falar. O desgosto da situação da apresentação pode pesar na vontade de se preparar. Isto deve ser vigiado e evitado. Segundo, o problema é 'profundo,' ou seja, você vai se sentir melhor só a través de um trabalho extenso pelo qual você melhora a sua autoestima e autoconfiança. Independentemente das suas reais capacidades, pois se trata de um problema que vem da infância e não é racional. Recomendo a psicoterapia tipo humanista ou, como segunda escolha, do tipo psicanálise. A cognitiva comportamental vai talvez ajudar, mas não muito, pois fica superficial. Boa sorte e não tarde: o problema tende a não ir embora sozinho.
Olá! Que ótimo você ter buscado ajuda, é uma pena que não tenha sido efetiva. Mas, a Psicoterapia Cognitiva-Comportamental pode ser o caminho pra você entender crenças que te impedem de alcançar seu objetivo além do uso de técnicas como dessensibilização sistemática para conseguir falar em público. Estou à disposição, abraço.
Olha! Temos que fazer uma pesquisa na sua história de vida para entender como isso se formou, e daí montar estratégias de enfrentamento consistentes. Vejo que na sua área de atuação profissional, é importante essa habilidade de falar em público, então é preciso realmente cuidar disso pra não limitar suas possibilidades profissionais, e também pessoais.
Boa tarde,
Esse sentimento de avaliação negativa constante, chama-se ansiedade social. Procure um psicólogo experiente especialista em transtornos de ansiedade, cognitivo comportamental para lhe ajudar
Pelo que você descreve, seus sintomas – tremores, transpiração excessiva, rubor facial, e desconforto em situações de fala em público – são de fato indicativos de ansiedade relacionada a performance, e podem estar associados a uma fobia social, especialmente se essas reações são consistentemente intensas e prejudicam seu desempenho ou conforto em situações sociais ou profissionais.

Compreendendo a Fobia Social
A fobia social, ou transtorno de ansiedade social, é caracterizada por um medo intenso de ser julgado, humilhado, ou rejeitado em situações sociais. A pessoa muitas vezes reconhece que seu medo é irracional, mas sente uma grande dificuldade em controlar a ansiedade. Isso pode resultar em evitar situações que provocam ansiedade, como falar em público, ou suportá-las com grande sofrimento.

Estratégias de Intervenção
Embora você já tenha explorado algumas técnicas como treinamentos e programação neurolinguística (PNL), e não tenha encontrado ainda uma solução efetiva, existem outras abordagens que podem ajudar:

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): Uma das abordagens mais eficazes para tratar fobias sociais. A TCC pode ajudá-lo a identificar e desafiar pensamentos automáticos negativos que alimentam sua ansiedade, além de ensinar habilidades para enfrentar e gradualmente se acostumar com as situações temidas.

Terapia de Exposição: Uma componente da TCC que envolve a exposição gradual e sistemática às situações que desencadeiam a ansiedade, começando por situações menos intimidadoras e aumentando progressivamente a dificuldade. Isso pode ajudar a reduzir a resposta de ansiedade ao longo do tempo.

Treinamento de Habilidades Sociais: Às vezes, a ansiedade em falar em público pode ser exacerbada por uma sensação de não possuir as habilidades necessárias para se comunicar eficazmente. Treinamentos específicos em habilidades sociais podem ajudar a construir confiança.

Técnicas de Relaxamento e Mindfulness: Práticas como respiração profunda, relaxamento muscular progressivo e mindfulness podem ajudar a controlar os sintomas físicos de ansiedade.

Medicação: Em alguns casos, um psiquiatra pode recomendar medicamentos para ajudar a gerenciar a ansiedade, especialmente se ela for severa.

Considerações Práticas
Se você continua enfrentando desafios apesar das abordagens anteriores, pode ser útil consultar um psicólogo ou psiquiatra que possa avaliar especificamente suas experiências e ajustar o tratamento de acordo com suas necessidades. Além disso, aqui vão algumas dicas práticas:

Prática Regular: Quanto mais você pratica falar em público, em condições controladas, mais confiante pode se tornar. Considere participar de grupos como o Toastmasters, que é projetado para ajudar as pessoas a melhorarem suas habilidades de comunicação e liderança.

Preparação Meticulosa: Conhecer seu material de frente para trás pode aumentar sua confiança. Pratique suas falas com antecedência e prepare-se para possíveis perguntas.

Feedback Construtivo: Peça feedback de pessoas de confiança que podem assistir suas apresentações e oferecer insights construtivos.

Abordar a ansiedade relacionada a falar em público pode exigir uma combinação de estratégias psicológicas e práticas, e o processo de superação pode ser gradual. No entanto, com o apoio e as técnicas certas, você pode aprender a gerenciar eficazmente sua ansiedade e melhorar sua capacidade de falar em público.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!