Olá, gostaria de saber como um adulto pode buscar ajuda para descobrir se é autista ou se possui alg

16 respostas
Olá, gostaria de saber como um adulto pode buscar ajuda para descobrir se é autista ou se possui algum transtorno similar... Qual profissional buscar?
Olá Boa tarde
Para ter certeza do diagnostico ideal é buscar opinião de uma equipe multidisciplinar, como médicos, psicólogos entre outros.
Isso fará que a diagnóstico seja o mais assertivo possível.

Olá,
A indicação seria uma equipe multiprofissional, ou seja, alguns profissionais capacitados, de diferentes áreas, que atuaram de maneira complementar para diagnósticos, autoconhecimento e a reorganização do paciente. Seria profissionais que trabalham questões comportamentais, historia de vida, escuta qualificada, avaliação psicológica para aplicação de testes se surgir necessidade. Você pode iniciar com um psicólogo ou uma psicóloga, entretanto psiquiatras, neuropsicólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos também contribuem para qualquer diagnóstico.
O ideal seria uma equipe multiprofissional. Mas o que já pode se apontar como um caminho seria buscar um psicoterapeuta para compreender a si mesmo. Havendo então a possibilidade do diagnóstico, o psicólogo saberá encaminha-lo para seguir com a avaliação.
Olá! Idealmente, o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) passa por diversos profissionais. Cada um deles pode avaliar com maior profundidade aspectos emocionais, comportamentais, cognitivos e relacionais. Uma forma interessante de iniciar seria buscar um neuropsicólogo para realização de uma avaliação neuropsicológica. Esses profissionais podem realizar uma série de entrevistas e instrumentos clínicos para a melhor definição do quadro. Em seguida, o neuropsicólogo também pode auxiliá-lo, dependendo da sua demanda, a buscar por psicoterapeutas, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, entre outros, que aprofundem o diagnóstico. Espero que encontre a ajuda que busca!
Olá, você pode procurar por uma equipe multidisciplinar, mas pode inicialmente procurar um neuropsicólogo, que poderá te direcionar para as próximas etapas.
Olá, espero que esteja bem !

Para investigação diagnóstica de Tea, recomendo procurar profissionais especializados em atendimento de autismo adulto como um neuropsicologo para fazer uma avaliação neuropsicologica ou psiquiatra.

Abraço!
Olá! Conforme já colocado por alguns colegas, a suspeita de um diagnóstico de autismo ou outro transtorno pode ser realizada por diversos profissionais, especialmente psicólogos e psiquiatras. Porém, para que a suspeita seja confirmada, é fundamental contar com a ajuda de um especialista no assunto (que pode ser da área médica ou psicológica). Grande parte dos profisisonais que trabalham nessa linha são neuropsicólogos. Há, ainda, instituições/equipes que contam com um olhar interdisciplinar/multiprofissional.
Olá.
Melhor opção seria uma avaliação com um médico neurologista, de preferência que seja referência em autismo ou também uma neuropsicologa que tenha especificação em autismo, acredito que a avaliação será feita com mais segurança.
Abraço
Olá! O mais importante é a busca de um profissional especializado na área, que tenha sido indicado. Dele partirá as orientações para chegar a um diagnóstico confiável.
Boa sorte!
O psicólogo que possui estudos voltados para este diagnóstico.
Fico no aguardo de um contato futuro.
Olá, é importante realizar uma avaliação neuropsicológica, além disso uma equipe com neurologista, psiquiatra também podem ajudar e respaldar a hipótese diagnóstica decorrente da avaliação. A partir do que for observado e verificado na avaliação se transcorre um plano terapêutico para fortalecer as potencialidades e trabalhar as dificuldades verificadas. Na avaliação são observados aspectos cognitivos, afetivos, comportamentais e sociais; o que pode ajudar alguém que observa dificuldades na interação e comunicação social e presença de comportamentos rígidos e esteriotipados; como no caso de pessoas com autismo.
Para a confirmar ou descartar o diagnóstico de TEA já na vida adulta, o profissional mais indicado é um médico neurologista e/ou psiquiatra, concomitantemente com um psicólogo pós-graduado em neuropsicologia, ou seja, um neuropsicólogo.
O neuropsicólogo, para fazer um diagnóstico diferencial, utiliza-se de uma bateria de testes neuropsicológicos, a famosa avaliação neuropsicológica, que pode descartar ou confirmar a hipótese do transtorno do espectro autista através dos resultados dos testes a avaliações.
Se você está em busca de avaliação para autismo ou transtornos similares em adultos, é aconselhável procurar um profissional de saúde mental qualificado, como psiquiatra, psicólogo, terapeuta especializado ou centro de diagnóstico especializado. Eles podem realizar uma avaliação completa e fornecer orientações adequadas.
Olá, bom dia. Para fazer uma investigação seria preciso procurar um psiquiatra e um psicólogo para fazer uma avaliação adequada.
A avaliação multidisciplinar é a mais indicada para investigar e diagnosticar o autismo, podendo envolver psiquiatra, neuropediatra, psicólogo, entre outros.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá!
Você pode buscar um Psicólogo ou Psiquiatra para fazer essa investigação.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!